GOL - Gollog ­ Animais Vivos

Animais Vivos

O transporte aéreo de animais vivos pode ser feito como carga ou como bagagem despachada. Cães e gatos até 30kg, se cumprirem alguns outros requisitos, podem viajar como bagagem pela GOL. Os demais animais só são transportados pela Gollog.

Conheça a seguir os critérios de envio pelas duas empresas.

Condições


Gollog
Animais vivos são transportados como carga somente pelo serviço Gollog Standard. Eles podem ter prioridade de embarque, caso o cliente solicite a reserva com 48 horas de antecedência ao embarque pela Central de Atendimento Gollog.
Mas, fique atento, porque não são feitas reservas para o transporte de animais vivos aos finais de semana ou feriados.
 

GOL
 
Cães e gatos  com até 30kg e em embalagens apropriadas podem viajar como bagagem em voos da GOL.
 

IMPORTANTE! A GOL NÃO TRANSPORTA AS SEGUINTES RAÇAS DE ANIMAIS:

Caninos de Raças Braquicefálicas (de focinho curto): Buldogue Americano, Boston Terrier, Boxer, Griffin de Bruxelas, Pug Chinês, Chow Chow, Pug Holandês, Pug, Pequinês, Buldogue Inglês, Cavalier King Charles Spaniel, Buldogue Francês, Dogue de Bordeaux , Lhasa Apso e Shih tzu.

Felinos de Raças Braquicefálicas (de focinho curto): Persa, Burmês, Exótico e Himalaio.

Antes de embarcar
 
A Gollog, assim como a GOL, embarca apenas dois animais por voo, salvo exceções que deverão ser consultadas com as centrais de atendimento das empresas.
 
Além disso, para que o animal faça a viagem aérea pela Gollog, é preciso que ele seja despachado em embalagem apropriada com duas horas de antecedência ao voo no Terminal de Cargas Gollog do aeroporto.
 
Para conhecer as regras e condições de embarque de animais como bagagem despachada em voos GOL, clique aqui.
 
Confira ainda todos os canais de atendimento Gollog e GOL para solicitação de reserva, cotação e outras informações a respeito do transporte aéreo de animais vivos. 

Embalagem
 

Gollog
 
O animal deverá ser transportado em embalagem apropriada, identificada com o nome, endereço e telefone do remetente e do destinatário.
 
Cachorros de grande porte ou ferozes só serão aceitos se estiverem em embalagens que garantam a segurança durante todo o transporte e manuseio.
 
Além disso, uma declaração de responsabilidade do cliente remetente deverá ser preenchida no ato da entrega no Terminal de Cargas da Gollog.
 
Para informações mais detalhadas sobre as embalagens aceitas para cada tipo de animal, entre em contato com a Central de Atendimento Gollog ou vá à Unidade Gollog mais próxima.
 

GOL
 
Para viajar com cães ou gatos, eles devem ter mais de quatro meses de idade e ser acomodados em um kennel (contêiner), que pode ser adquirido em lojas de animais (pet shops).
 
O kennel deve ter espaço suficiente para o animal dar uma volta completa em torno de si, ser de material firme, liso e resistente a vazamentos.
 
A embalagem deve estar identificada com nome, endereço e telefone do cliente. Veja aqui mais informações sobre embalagens de animais para transportes como bagagem despachada pela GOL. 

Documentos necessários


Veja na tabela a seguir qual a documentação obrigatória para o transporte de animais em voos no Brasil. Se você for despachar um animal vivo para o exterior, entre em contato com a Central de Atendimento Gollog e peça informações detalhadas sobre os documentos necessários.
 
​Documento Tipo de Animal​ Requisitos e onde conseguir​
​Guia de Trânsito do Animal (GTA) Animais domésticos (exceto cães e gatos), silvestres, ​ameaçados de extinção e ovos incubados; além de derivados da fauna silvestre, como couro, pele, ovos, etc
Posto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento localizado nos aeroportos nacionais, com atestado de saúde do animal.

OU

Clínicas veterinárias credenciadas a fornecer o documento.​
​Atestado e Carteira de Vacinação Cães e gatos​

Os animais devem estar acompanhados de atestado sanitário, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais e do Certificado de Vacinaçâo Anti-Rábica.

O atestado do médico veterinário deve constar que o animal está em boas condições de saúde e apto para viagem aérea.

Ambos os documentos devem estar dentro da sua respectiva validade, quais sejam:

• 72 horas (Atestado Sanitário - validade expressa no rodapé do próprio documento);

• 01 ano (da data de vacinação - exigida para cães e gatos acima de 90 dias de idade).

​Nota fiscal com número de registro no Ibama

OU

Autorização do Ibama
Animais silvestrese ameaçados de extinção​ Na nota fiscal do criador ou comerciante deve ter o nome científico e popular do animal, bem como o tipo e o número de identificação individual dele, que poderá ser uma anilha fechada ou um microchip.​

OU

No posto do Ibama do estado em que o animal será embarcado, com a nota fiscal de compra ou outro documento legal que autorize o transporte.
​Atestado médico
Animais em gestação​ Posto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comatestado de saúde e outro informando que o animal está autorizado a viajar.