ASU - Assunção

Assunção

Surpresas de Ypacaraí

Por Ricardo Freire

Serena e organizada, Assunção é uma gratíssima surpresa a todos os (desinformados) brasileiros que imaginam encontrar na cidade o mesmo burburinho de entreposto comercial de fronteira que conheceram em Ciudad del Este.

Nada mais distante da realidade. Assunção conquista o visitante com um centro histórico que ainda conserva edifícios importantes. Seus bairros abrigam grandes parques, uma noite animada – e, por que não, ótimos shoppings centers que oferecem os bons negócios do Paraguai em ambiente agradável.

As atrações não se limitam à capital. Nas redondezas, há cidades coloniais, estâncias serranas e de veraneio – como a simpática San Bernardino, à beira do Lago Ypacaraí (exatamente: aquele dos “recuerdos”), a apenas 50 quilômetros da capital.​​

O que fazer em Assunção

O centro da cidade é bastante fotogênico. Não deixe de apreciar o Palácio López – e de visitar, na calçada oposta, a Manzana de la Rivera, um conjunto de nove casas que funcionam como centro cultural. A Calle Palma ostenta muitas fachadas neoclássicas.

Para compras, confira os shoppings dos bairros nobres, como o Shopping del Sol, o Mariscal López e o Villa Morra. À noite, escolha seu bar entre os inúmeros da galeria Paseo de Carmelitas, em Villa Morra.

Com tempo livre, visite a cidade colonial de Luque (12 km), emocione-se com o delicado artesanato de Itauguá (40 km) e visite a coleção de arte plumária indígena do Museu Boggiani, em San Lorenzo (12 km).

voltar