BVB - Boa Vista

Indisponível

No topo

A capital de Roraima é a única localizada inteiramente no hemisfério norte. Planejada, tem traçado concêntrico, inspirado na geometria urbana lançada pelo barão de Haussmann em Paris. A Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco fica no centro absoluto da cidade e reúne os poderes executivo, legislativo e judiciário.

A formação de Boa Vista, cujas tradições culturais têm influências indígenas e nordestinas, remonta ao século 19, quando diversas fazendas se estabeleceram na região da bacia do rio Branco.

Próximo à Venezuela e à Guiana, o município está numa região de grande biodiversidade, junto a áreas de floresta e savana. É o ponto de partida para acessar o Monte Roraima, que fica na fronteira dos três países e tem quase 3.000 metros de altitude.

Há apenas seis anos, foi criada a Orla Taumanan (palavra de origem macuxi que significa paz), uma grande área de convivência às margens do Rio Branco que reúne restaurantes e lanchonetes, além de palcos para shows. O centro histórico fica próximo.

Não deixe de conhecer a Prelazia, construída em 1907, em estilo neoclássico. Funcionou como hospital e residência de padres e bispos, manteve dois colégios para meninas índias e depois chegou a ser usado como sede do governo. Visite também a reserva indígena São Marcos (a 140 km de Boa Vista), onde fica a Pedra Pintada, um rochedo que guarda inscrições milenares de civilizações antigas.

E na época seca, aproveite as folgas para relaxar nas praias fluviais.

voltar