CXJ - Caxias do Sul

Caxias do Sul

Capital da Serra

A menos de 150 km de Porto Alegre, Caxias sedia um parque industrial de respeito, responsável por elevar a cidade ao posto de segunda economia do estado. Entretanto, se tratando de Rio Grande do Sul, é natural que o dinamismo aqui caminhe lado a lado com as tradições locais.

A imigração, em sua maioria de origem italiana, não influen​ciou somente a pujança industrial. Suas marcas estão por toda parte: na arquitetura, na mesa, nos passeios.

Turisticamente, a cidade é a melhor porta de entrada para o Vale dos Vinhedos, onde está a cidade vizinha de Bento Gonçalves. Está bem posicionada também para explorar o lado alemão da Serra Gaúcha, em Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Mas não saia de Caxias sem antes ver tudo o que a cidade oferece. Você vai se surpreender!

As principais atrações turísticas foram organizadas em seis roteiros pela Secretaria de Turismo. O roteiro La Città desvenda o Centro, passando pelo Monumento ao Imigrante, pela Igreja São Pelegrino e por uma réplica da cidade no século 19. Na zona rural, você pode visitar casas típicas da colonização italiana, parreirais e até um castelo, onde são produzidos os vinhos Château Lacave.

As galeterias são uma instituição local: servem frango abatido al primo canto, acompanhado de uma fartura de massas, polenta e radicce. Combinando a cultura gastronômica italiana com os costumes gaúchos, as galeterias mostram a perfeita adaptação do imigrante ao seu novo lugar.

​​
voltar