XAP - Chapecó

Tipo exportação

Chapecó é uma das maiores cidades do Oeste catarinense. Mas, como está na fronteira com o Rio Grande do Sul, preserva algumas tradições do estado vizinho – a estátua de um desbravador gaúcho, com um machado na mão, símbolo local, não deixa dúvidas.

Entroncamento rodoviário e polo agroindustrial, Chapecó tem a economia baseada no processamento e na exportação de carnes e derivados de aves e suínos. Grandes frigoríficos nacionais têm aqui sua sede ou base importante de operações.

O Centro, com trânsito organizado, concentra os hotéis, restaurantes e serviços. A zona industrial fica na periferia, próxima a sítios e fazendas, e aos pontos de turismo rural.

Alguns museus chamam a atenção. O mais interessante é o Museu Entomológico Fritz Plaumann, dedicado a insetos e com um acervo de mais de 80 mil exemplares catalogados. As tradições gaúchas – que remontam à colonização de Chapecó – são lembradas no Museu Tropeiro Velho.

Nas áreas rurais, vale passear pelo vale do Rio Uruguai, na descida da serra. Vá também ao mirante da Ferradura; fica na estrada de acesso às comunidades de Alto Capinzal e São José do Capinzal.

Precisando descansar, aproveite as estâncias de águas termais no distrito de Marechal Bormann.

​​
voltar