FEN - Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

Para poucos

Por Ricardo Freire

Pode acreditar em tudo o que você ouviu e viu sobre as belezas de Fernando de Noronha. Seus amigos não exageraram nas descrições e as fotos que saem publicadas nas revistas não são produto de uma escolha meticulosa de ângulos favoráveis. De frente para o mar, todos os ângulos de Noronha são favoráveis.

Águas cristalinas, recortes sensuais, pedras, morros, mata – os ingredientes são todos da melhor qualidade e foram misturados por Alguém que claramente entende desse negócio de fazer praia bonita. Embaixo d'água, você cruza com uma fauna marinha difícil de encontrar tão perto de terra firme.

Apenas 700 forasteiros são permitidos na ilha a cada noite. Quando você for, aproveite o privilégio pelo máximo de noites que puder.

O que fazer em Fernando de Noronha

Procure passar seu primeiro dia perfeito de sol na Praia do Sancho, que é unanimemente considerada a mais bonita do Brasil. Antes de descer pela escadinha que atravessa a pedra, caminhe até o mirante da Baía dos Porcos.

A ilha é o paraíso para o mergulho com cilindro – mas mesmo com snorkel você aproveita bastante. O aquário natural da Praia do Atalaia é aberto a visitas na maré baixa – e para quem chega a pé, com guia. É possível também mergulhar com tartarugas na Praia do Sueste (procure o guia credenciado).

O melhor fim de tarde é na Praia da Conceição. À noite, depois da palestra na sede Projeto Tamar, a noite continua no centrinho da Vila dos Remédios.