GOL ­ FOR - Fortaleza

FOR - Fortaleza

Fortaleza

 

Energia solar

Por Ricardo Freire

O verão chega mais cedo a Fortaleza. O sol começa a brilhar em julho e só é amortizado por outra força da natureza: o vento. Juntas, as energia solar e eólica parecem impulsionar o crescimento da mais jovem metrópole nordestina.

É fácil entender a cidade. Fortaleza se espalha do Oeste – onde está o Centro antigo – para o Leste. As praias centrais são lindas, mas são apenas para enfeite: quem quiser entrar no mar deve ir à Praia do Futuro, a 10 minutos de carro da Avenida Beira-Mar. O novo polo empresarial da cidade fica ainda mais adiante, depois do Shopping Iguatemi.

Há tanta coisa para ver nos arredores, que muitos visitantes acabam não aproveitando a cidade como poderiam. Antes de comprometer a sua agenda de turista com um passeio por dia, certifique-se de curtir tudo o que Fortaleza tem a oferecer.

O que fazer em Fortaleza

No Centro, visite o Theatro José de Alencar e confira o artesanato do Centro do Turismo. Para peças únicas, porém, vá à Ceart, na Av. Santos Dumont, 1589.

O Centro Cultural Dragão do Mar – “Dragão” para os íntimos – tem cinemas de arte, museu, planetário e, à noite, barzinhos movimentados. A zona hoteleira da Beira-Mar também é autossuficiente no quesito noite – mas o maior polo gastronômico da cidade está no bairro da Varjota (o epicentro é nas Ruas Frederico Borges e Ana Bilhar).

Quando for ao Beach Park (que fica em Porto das Dunas, 30 km a leste), não deixe de passar na volta no Ponto das Tapioqueiras, para experimentar a tapioca cearense, grossa e úmida, acompanhada por café recém-passado.