IGU - Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Planeta água

Por Ricardo Freire

Não verás cartão postal como este. Muita gente corre o mundo para ficar cara a cara com as Pirâmides, o Taj Mahal ou o Grand Canyon, sem se dar conta de que uma das vistas mais espetaculares do planeta está aqui mesmo, na porta de casa, junto à cerca do vizinho.

As Cataratas do Iguaçu apresentam um show ininterrupto, 365 dias por ano, sob qualquer tempo. O espetáculo se modifica de acordo com o lugar da plateia de onde você assiste – mas é igualmente belo de perto, à distância, embaixo ou do alto.

Mesmo quem viaja a trabalho – e não são poucos, já que Foz é um importante polo de negócios – pode facilmente dar sua espiadinha. O parque está a apenas 15 minutos de carro do Centro da cidade, e mais perto ainda do aeroporto.

O que fazer em Foz do Iguaçu

O parque brasileiro é o camarote mais confortável para contemplar as cataratas. Faça o Macuco Safári (aventura de barco até as proximidades de uma queda). Visite o Parque das Aves. Se puder, cacife o passeio de helicóptero.

O parque argentino é mais rústico e exige maior esforço físico, mas deixa você mais próximo da água. Para percorrer tudo (incluindo a Isla San Martín) você vai precisar de dois dias. O passeio de barco (Aventura Náutica) é mais radical do que o brasileiro.

Não perca o tour a Itaipu. Se for fazer compras em Ciudad del Este, vá de táxi. À noite, confira os restaurantes e a muvuca de Puerto Iguazú.