GOL ­ JDO - Juazeiro do Norte

JDO - Juazeiro do Norte

Bença, Padim

Falar em Juazeiro do Norte é falar em Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, santo de devoção dos nordestinos. Ali o líder religioso teria realizado seus primeiros milagres, iniciando a trajetória que o transformou num mito. Até hoje, a cidade é destino de romarias de milhões de fiéis ansiosos por conhecer o lugar onde ele passou a maior parte da vida.

Mas Juazeiro é mais do que isso. A cerca de 500 km da capital cearense, o município é um importante polo calçadista e também tem um rico artesanato. Forma, com as vizinhas Crato e Barbalha, uma verdadeira metrópole do sertão, o chamado Trio do Cariri.

O cenário cultural é muito movimentado, valorizando tradições como o reisado, o forró, o repente e a literatura de cordel.

As maiores atrações estão relacionadas à figura de Padre Cícero. A grande estátua de quase 30 metros de altura é um dos locais mais visitados. O Memorial Padre Cícero recria a história da cidade, com fotos, objetos e documentos, e o Museu Vivo reúne peças deixadas por romeiros que tiveram graças alcançadas.

No circuito off-Padim Ciço uma boa dica é o Centro Cultural Mestre Noza, onde você encontra esculturas de barro e madeira e uma amostra muito representativa do artesanato local.

Juazeiro está localizada numa região conhecida como Chapada do Araripe, que abriga uma área de proteção ambiental e também um sítio paleontológico. Dê um pulinho no Crato para visitar o Museu de Paleontologia do Cariri, que reúne um belo acervo de fósseis. Aproveite e estique a Assaré, a 110km, para conferir a obra de um dos maiores poetas do sertão no Memorial Patativa do Assaré.