MAB - Marabá

Movida a minério

Predestinada à mineração e beneficiada pelo dinamismo de seu porto, Marabá se tornou um importantíssimo polo de comércio e serviços da região Norte.

Banhada pelos rios Tocantins e Itacaiúnas, entrecortada por acidentes geográficos, divide-se em três núcleos, ligados por pequenas rodovias: Marabá Pioneira, onde nasceu a cidade e hoje se concentra parte do comércio; Cidade Nova, às margens da rodovia, outro foco comercial; e Nova Marabá, a zona residencial e parte mais moderna da cidade.

O passado espinhoso de seus vizinhos – Marabá está pertinho de Eldorado dos Carajás e das minas de Serra Pelada – ficou para trás; hoje, é uma das cidades de médio porte que mais crescem no Brasil.

As atrações se concentram nas margens dos rios que cortam Marabá. As praias do Tucunaré e do Geladinho são formadas no período de abril a setembro, com a vazante das águas do Tocantins. Moradores e turistas lotam de guarda-sóis e caiaques as areias à beira-rio.

Na Fundação Casa de Cultura funciona o museu municipal, com peças que destacam a arqueologia e a geologia locais. Não deixe de aproveitar os restaurantes de comida regional, que exploram os ingredientes e sabores singulares da culinária do Pará.

A menos de 200 km, fica uma área de enorme potencial turístico, a Serra das Andorinhas – parque estadual onde é possível fazer trilhas até cachoeiras, sítios arqueológicos e cavernas com pinturas rupestres.

voltar