MGF - Maringá

Bis! Bis!

É a mais jovem das grandes cidades do Norte paranaense: foi fundada apenas em 1947.

A origem do nome é curiosa. Os córregos da região foram nomeados por funcionários da Companhia Norte do Paraná. Um desses funcionários devia gostar muito da canção “Maringá”, de Joubert de Carvalho, que cantava a saudade de uma cabocla nordestina. O nome do riacho acabou batizando a cidade. E, com isso, Maringá se tornou uma das privilegiadas representadas no cancioneiro popular: é a Cidade-Canção.

Com urbanização planejada de traçado modernista, Maringá tem zonas bem definidas e se caracteriza por avenidas largas com canteiros centrais, muitas praças e amplas áreas verdes – o que confere uma agradável atmosfera de qualidade de vida, que pode ser desfrutada por quem vem a negócios.



O principal cartão-postal da cidade é a Catedral Nossa Senhora da Glória. Construção arrojada, a igreja tem uma torre em formato cônico, com 114 m de altura – e um imperdível mirante do lado de dentro.

Uma boa pedida é aproveitar com calma algumas das áreas verdes de Maringá. As mais célebres (e mais bem estruturadas) são o Parque do Ingá, ampla reserva florestal existente desde a fundação da cidade, e seu zoológico; e o Bosque das Grevíleas, que deve seu nome ao fato de ter somente essa espécie plantada em seu terreno.

Na cidade de Santa Fé, a 60 km, é possível passar o dia fazendo boia-cross e tirolesas, e curtindo piscinas e cachoeiras no Salto Bandeirantes.

voltar