POA - Porto Alegre

Porto Alegre

Beira-lago

Por Ricardo Freire

Por mais de dois séculos, Porto Alegre acreditou ser banhada pelas águas do Rio Guaíba. Um dia, os porto-alegrenses acordaram com a notícia de que o seu rio é, na verdade, um lago. A nova denominação ainda causa bastante controvérsia – e é um ótimo assunto para puxar quando você não quiser falar de futebol.

O rio que virou lago não é a única novidade. Nos últimos tempos, Porto Alegre vem ganhando ares cada vez mais cosmopolitas. A carne continua sagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A programação cultural é intensa e diversificada.

Para descobrir uma das mais surpreendentes capitais brasileiras, basta aproveitar as folgas de uma viagem a trabalho e seguir a agenda dos porto-alegrenses. Ou dar-se ao luxo de uma escala mais demorada antes de subir a Serra.



Tire uma tarde para fazer o circuito clássico do Centro: com visitas ao MARGS (o Museu de Arte estadual), à Casa de Cultura Mario Quintana e ao Theatro São Pedro, com um pit stop no Mercado Público para saborear uma salada de frutas com nata na Banca 40.

O rio-lago pode ser navegado em passeios com o barco Cisne Branco – e contemplado das janelas da nova atração da cidade, a Fundação Iberê Camargo.

À noite, escolha entre a badalação dos Moinhos de Vento (ruas Padre Chagas e Fernando Gomes) e a cena alternativa da Cidade Baixa (entre as ruas Lima e Silva e José do Patrocínio).

voltar