PVH - Porto Velho

Indisponível

Alma pioneira

Criada em 1907 – inicialmente pertencendo ao Amazonas, antes da criação do antigo território de Rondônia –, Porto Velho tem uma área gigantesca: o município é mais extenso do que os estados de Alagoas e Sergipe. Há nada menos do que três reservas indígenas demarcadas dentro dos limites municipais.

Banhada pelo Rio Madeira (que até poucos anos era garimpado na época de vazante), a região começou a ser povoada durante a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, projetada para transpor o trecho encachoeirado do rio e escoar a produção de borracha do Brasil e da Bolívia.

Mas nem tudo é trabalho nesta cidade de pioneiros: a cidade de Porto Velho é bastante animada e tem uma tradição de festas de rua.

Já viu um boto cor de rosa? Não é lenda. Basta fazer um passeio de barco pelo Rio Madeira e contar com um pouco de sorte, que você pode interagir com um deles. Os passeios duram 45 minutos e levam até a Corredeira Santo Antônio.

Os balneários são um grande programa, atraindo boa parte da população nos fins de semana. Na cidade você pode escolher entre o Bonito, o Souza e o 21, entre outros. Rio Preto, no município vizinho de Candeias do Jamari, tem ótima estrutura par receber visitantes, com restaurantes e quadras esportivas.

E de maneira nenhuma perca o Museu Ferroviário, que expõe peças da Ferrovia Madeira-Mamoré e uma locomotiva original de 1878.

​​
voltar