STM - Santarém

Indefinido

É a sua praia

Originada de uma antiga aldeia indígena, Santarém está no coração da Amazônia paraense, a quase 1.400 km de distância da capital, Belém.

Sua localização é especialíssima: encontra-se na confluência entre os rios Tapajós e Amazonas. A vida na região segue o fluxo das águas, que inundam as planícies nas épocas de cheia e fazem aparecer praias na vazante.

Conhecida como Pérola do Tapajós, a cidade é a mais importante do interior do Pará. Fica a apenas 30 km de Alter do Chão, recentemente indicada pelo jornal inglês The Guardian como uma das dez praias mais bonitas do Brasil.

O “Caribe amazônico”, porém, é apenas uma das incríveis belezas proporcionadas pela exuberância da natureza na região.

Um dos grandes espetáculos por aqui é o encontro das águas azuis e transparentes do Tapajós com as águas barrentas do Amazonas. Para apreciar melhor o passeio, escolha uma embarcação alta, pois assim você consegue ver melhor a distinção das cores.

No porto, aproveite para apreciar o movimento incessante das gaiolas (barcos de passageiros e carga em que redes são usadas como camas). Esse é o meio de transporte típico da região.

Visite também a Igreja Nossa Senhora da Conceição, além de casarões históricos como o Solar do Barão de Santarém. No verão, dê uma esticada até a vizinha Alter do Chão e aproveite os igarapés e as praias fluviais (a mais concorrida é a Ilha do Amor).

voltar