VIX - Vitória

Vitória

Duas em uma

Por Ricardo Freire

Os guias de viagem costumam tratar Vitória e Vila Velha em capítulos separados. Na prática, o visitante logo verá, as duas cidades são indissociáveis. Você pode acordar no seu hotel em Vitória, ir à praia – ou a uma reunião de trabalho – em Vila Velha e voltar ainda a tempo de almoçar.

A parte central de Vitória fica numa ilha. Duas pontes levam da zona portuária de Vitória ao Centro de Vila Velha, ao passo que a imponente Terceira Ponte faz a ligação entre os bairros mais nobres da dupla: a Praia do Canto e a Praia da Costa.

Mas não são apenas duas cidades que você ganha ao aterrissar em Vitória. O litoral recortado de Guarapari está a menos de 50 km adiante – a mesma distância de Domingos Martins, na belíssima (e pouco conhecida) serra capixaba.

O que fazer em Vitória

O cartão-postal da região está em Vila Velha: o Convento de Nossa Senhora da Penha, que fica no alto de um morro com vista para as duas cidades. Ainda em Vila Velha, visite a fábrica de chocolates Garoto e o Museu Ferroviário.

Vitória conserva a sua história na Cidade Alta, próxima ao Centro. O programa mais saboroso é comer uma torta capixaba (com recheio de frutos do mar e palmito) na Ilha das Caieiras. O melhor presente: panela de barro feita pelas paneleiras de Goiabeiras.

Em Guarapari, pegue praia na badalada Bacutia, em Enseada Azul – e depois experimente uma autêntica moqueca capixaba num dos restaurantes de Meaípe. Outra bela opção de fim de tarde é comer caranguejo na praia de Itaparica, em Vila Velha.

​​
voltar