Multas, créditos e reembolsos

Para você ficar ainda mais sossegado, antes de comprar, conheça cada uma das tarifas GOL e veja qual é o melhor tipo para você. Analise se há a possibilidade de você ter que alterar ou cancelar sua passagem. Se sim, dê preferência às tarifas Comfort ou Flexível, que não têm multa de cancelamento ou alteração. Para mais informações sobre as tarifas GOL, clique aqui.

Na tabela a seguir você pode ver quais tarifas têm taxas e ​multas em caso de remarcações e cancelamentos e quais os valores cobrados para as modificações de voos e reservas.

EXECUTIVA COMFORT FLEXÍVEL PROGRAMADA PROMOCIONAL
Custo por cancelamento ou alteração R$ 600,00
ou USD 300,00
Não Não R$ 120,00
ou USD 70,00*
R$ 120,00
ou USD 70,00*
Não comparecimento (No-show) ​R$ 600,00
ou USD 300,00
Não Não R$ 180,00
ou USD 120,00*
R$ 180,00
ou USD 120,00*
Valor Reembolsável Não
reembolsável
90% da Tarifa 90% da Tarifa 50% da Tarifa Não
reembolsável

(*) voos Delta R$ 600,00

Exemplo: você comprou uma passagem com tarifa Programada, mas não conseguiu comparecer e voar (no show). Para que você seja ressarcido, serão descontados 50% do valor pago pelo bilhete, referente à taxa de reembolso, e mais R$ 180,00 (da taxa de não comparecimento). A diferença do valor pago, já descontadas as taxas e multas, você poderá receber na forma de reembolso ou deixar um crédito aberto com a GOL. ​

Entenda cada uma das possibilidades:

Crédito

Quando você cancela ou altera um voo, pode ser que fique com um crédito, ou seja, um valor aberto com a GOL. Escolhendo esta opção, você poderá usar este valor em novas compras de bilhetes, inclusive com tarifas promocionais; no pagamento de excesso de bagagem; no complemento de diferença tarifária ou no pagamento de eventuais taxas no aeroporto.

Confirmando o crédito, você terá um prazo de 12 meses, a partir da data da compra da passagem, para utilizar este valor. Exemplo: você comprou uma passagem no dia 01/01/2011 e cancelou o voo em 01/03/2011, ficando com crédito com a GOL.

Você terá até 01/01/2012, ou seja, 12 meses após a data da compra, para utilizar esse crédito, independente da data que tenha feito o cancelamento da reserva.

Mas fique atento! Se você não for cadastrado no site, você não poderá ficar com crédito na GOL. Neste caso, o cliente só pode receber o valor a que tiver direito em forma de reembolso. Para mais informações, entre em contato com nosso Atendimento Online.

Reembolso

Quando você cancela ou altera um voo, também pode ter a opção de solicitar reembolso da passagem. Fazendo esta escolha, você receberá de volta parte do valor pago na compra do bilhete de viagem. Deste valor, podem ser descontadas ainda taxas administrativas, de acordo com a regra tarifária. Fique atento também porque algumas tarifas não permitem reembolso após a utilização do primeiro voo.


Quando você cancela ou altera um voo, também pode ter a opção de solicitar reembolso da passagem. Fazendo esta escolha, você receberá de volta parte do valor pago na compra do bilhete de viagem. Deste valor, podem ser descontadas ainda custos administrativos, de acordo com a regra tarifária. Fique atento também porque algumas tarifas não permitem reembolso após a utilização do primeiro voo. Se você emitiu sua passagem utilizando milhas Smiles para voar pela GOL, atenção para não perder seu voo e as milhas junto. Em caso de no-show (não comparecimento ao embarque), elas deixaram de ser reembolsáveis desde maio de 2012. Para evitar isso, a GOL está sempre pronta para ajudar você a alterar seu voo ou cancelá-lo com antecedência. 


Você terá um prazo de 12 meses, a partir da data da compra da passagem, para solicitar o seu reembolso. Mas atenção: se o reembolso solicitado for de um valor vinculado a um crédito, serão aplicadas as devidas taxas correspondentes. 

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Veja também como cancelar ou alterar sua passagem e tudo o que você precisa saber sobre passageiros especiais viajando pela GOL.