GOL ­ Animais de estimação

A GOL transporta seu animal de estimação nos voos sem problemas. Aproveite e veja o que você precisa fazer para viajar com seu cachorro ou gato. Mas, fique atento, só serão aceitos até dois animais por voo (exceto em caso de filhotes da mesma ninhada de pequeno porte e que pertençam ao mesmo cliente).

Para viajar com cães ou gatos, eles devem ter mais de quatro meses de idade e ser acomodados em um kennel (contêiner), que pode ser adquirido em lojas de animais (pet shops). O kennel deve ter espaço suficiente para o animal dar uma volta completa em torno de si, ser de material firme, liso e resistente a vazamentos. A embalagem deve estar identificada com nome, endereço e telefone do cliente.

Caso o animal e a caixa de transporte juntos somem mais de 30 kg, ele deverá ser transportado como carga. Neste caso, a viagem é feita pela Gollog, o serviço de cargas da GOL. Os cães considerados de grande porte ou ferozes só serão aceitos se estiverem medicados para o transporte e em contêineres que garantam sua segurança durante a viagem. Nestas situações, uma declaração de responsabilidade deverá ser preenchida pelo passageiro, no momento em que for deixar o cachorro no Terminal de Cargas da Gollog.

Para o transporte dos animais como bagagem despachada, ou seja, pela própria GOL, é cobrada uma taxa de R$ 90 (noventa reais) + o peso do kennel mais o animal, multiplicado pelo valor correspondente a 1% da tarifa cheia do trecho a ser voado. É importante lembrar que as dimensões da embalagem de transporte do animal não podem ultrapassar 86cm (A) x 122cm (L) x 135cm (C).

ico_exclamacao.pngImportante! A GOL NÃO TRANSPORTA AS SEGUINTES RAÇAS DE ANIMAIS:

Caninos de Raças Braquicefálicas (de focinho curto): Buldogue Americano, Boston Terrier, Boxer, Griffin de Bruxelas, Pug Chinês, Chow Chow, Pug Holandês, Pug, Pequinês, Buldogue Inglês, Cavalier King Charles Spaniel, Buldogue Francês, Dogue de Bordeaux , Lhasa Apso e Shih tzu.

Felinos de Raças Braquicefálicas (de focinho curto): Persa, Burmês, Exótico e Himalaio


Abaixo você pode ver outras informações sobre a embalagem para transporte de animais de estimação e, a seguir, a documentação necessária para voos nacionais e internacionais.

Embalagem para transporte

a) A embalagem para transporte de animais vivos deve:

• Ser um contêiner de fibra ou plástico rígido que resista aos danos provocados pelo peso de outras cargas que serão transportadas juntas a ele e que impeça ​a saída do animal (contêineres de madeira, palha ou de outros materiais não serão aceitos para embarque de animais);
• Possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que ele se acomode confortavelmente, fique de pé, se movimente em círculo em volta de si mesmo (giro de 360°) e que não permita que cause dano a si próprio;
• Ter pequenas aberturas laterais que garantam a circulação de ar, para que o animal respire, mas que ofereçam segurança ao operador que carregará o contêiner, para que ele o faça sem riscos de ser atacado pelo animal;
• Ter fechos que evitem uma abertura acidental, interna ou externamente;
• Ter um piso interno revestido ou provido de um material que contenha ou absorva a urina e as fezes do animal, evitando vazamento durante o transporte;
• Permitir vários embarques;
• Ser identificada com o nome, endereço e telefone do cliente remetente e destinatário;
• Ser providenciada pelo cliente.

b) A GOL deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando doenças ao próprio animal e a terceiros.

c) O embarque será efetuado no porão do avião, que é devidamente pressurizado e com temperatura igual a da cabine.

d) No caso de trechos longos, o animal deverá ser sedado pelo próprio cliente, sob supervisão de um veterinário.

e) O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável. Caso algumas das condições mencionadas sejam descumpridas, a GOL poderá negar o embarque.

f) O passageiro deve colocar no contêiner uma etiqueta com a identificação do animal, nome, telefone do dono, bem como o código de reserva (localizador).

Documentação para embarque

Documentação para viagem com cães e gatos em voos da GOL​ ​
Voos nacionais
Voos Internacionais
​- Certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de quatro meses de idade, em que tenha:
* O nome do laboratório produtor;
* O tipo da vacina;
* O número da partida/ampola utilizada.

ATENÇÃO: Essa vacina precisa ser aplicada há mais de 30 dias e menos de um ano do embarque.
- Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), feito pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo, o cliente deve:
* Agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura, localizado nos aeroportos internacionais. ​
​Os animais devem estar acompanhados de atestado sanitário, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais e do Certificado de Vacinaçâo Anti-Rábica. O atestado do médico veterinário deve constar que o animal está em boas condições de saúde e apto para viagem aérea.
Ambos os documentos devem estar dentro da sua respectiva validade, quais sejam:
• 72 horas (Atestado Sanitário - validade expressa no rodapé do próprio documento);
• 01 ano (da data de vacinação - exigida para cães e gatos acima de 90 dias de idade).
- Certificado Sanitário, ou seja, um atestado de saúde, feito por um médico veterinário, com as informações:
* Raça;
* Nome;
* Origem do animal (informações do pedigree, se houver);
* Estado geral;
* Nome do proprietário (qualificação completa).
- Nas reservas para embarque de animal como bagagem, o cliente deve obter instruções sobre procedimentos e valores pertinentes, ligando para a Central de Atendimento GOL, pelo telefone 0300 115 2121. ​- Carteira de vacinação atualizada, assinada pelo médico veterinário, com:
* Vacina antirrábica, que é obrigatória para animais com mais de 120 dias e deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano.
​- Para envio de animal como carga, o responsável deve entrar em contato com o Gollog. ​- Dados obrigatórios do comprovante de vacinação:
* Etiqueta da vacina constando o laboratório;
* Tipo da partida;
* Número da partida.
​- Atestado de saúde do animal, feito por um médico veterinário, com validade mínima de sete dias da data de emissão.

ATENÇÃO: fique atento à validade do certificado sanitário (três dias a partir da data de emissão) e também à validade do CZI (para embarque, oito dias a partir da data de emissão, perdendo a validade após este prazo).

Obs: Em voos com as companhias parceiras da GOL não são permitidos animais de estimação.
animais_estimacao.png

voltar




Veja também como cancelar ou alterar sua passagem e tudo o que você precisa saber sobre passageiros especiais viajando pela GOL.