Crianças

 

Planejar uma viagem com crianças exige cuidados extras. Confira as especificações para voos nacionais e internacionais.

VOOS NACIONAIS

Para embarcar com uma criança menor de 12 anos você deve apresentar um documento de identificação da criança em formato original ou cópia autenticada, podendo ser:

• Passaporte;
• Carteira de Identidade (​RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos estados da Federação ou Distrito Federal;
• Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército;
• Certidão de Nascimento.

É imprescindível que o documento de identificação da criança comprove a filiação ou parentesco com o responsável, que também deverá apresentar um documento de identificação válido. Isto é necessário, pois, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o menor pode viajar com parente de até o terceiro grau, desde que comprovado documentalmente o parentesco. Confira a relação de documentos necessários para cada situação:

Criança viajando com os pais ou irmãos maiores de 18 anos:

• RG
• Certidão de Nascimento
• Passaporte (somente o antigo de capa verde, com informação de filiação).

Criança viajando com os avós ou tios: • Certidão de Nascimento

Criança viajando com outro maior:

Se a criança estiver viajando com qualquer outro maior que não se classifique como parente de até terceiro grau, deverá ser apresentada autorização expressa do pai, mãe ou responsável com firma reconhecida.

VOOS INTERNACIONAIS

Para embarcar com uma criança ou adolescente menor de 18 anos, você deve apresentar um documento de identificação da criança em formato original, podendo ser:

• Passaporte válido
• Carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos estados da Federação ou Distrito Federal (Somente para os países do MERCOSUL).

Confira os casos em que a autorização dos pais é necessária:

Criança ou adolescente viajando acompanhado de apenas 1 dos pais:

É necessária autorização judicial ou autorização do outro genitor com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança. A autorização do outro genitor deve ser apresentada em 2 vias originais.

Criança ou adolescente viajando acompanhado de terceiros maiores:

É necessária autorização judicial ou autorização de ambos os pais. A autorização dos pais deve ter firma reconhecida (de ambos os pais) por autenticidade ou semelhança e deve ser apresentada em 2 vias originais.

Atenção – voos operados por Cias. aéreas parceiras

Para os voos operados pela companhia Delta, a venda de passagens para crianças de 0 a 2 anos não é feita pelo site. Isso só é possível pelo call center da Delta.

Em voos Codeshare Delta, para menores desacompanhados, a GOL não transporta crianças de até 12 anos desacompanhadas dos pais ou de um representante legal.

ATENÇÃO

A GOL não transporta crianças de 0 a 5 anos incompletos desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos. Se a criança tiver até 1 ano e 11 meses, ela pode embarcar nos voos sem pagar pela passagem aérea. Para que isso aconteça, o bebê deve viajar no colo de um adulto responsável ou de uma pessoa maior de 12 anos, ambas acompanhadas de uma pessoa maior de 18 anos responsável. Só é permitida uma criança de colo por cliente.

Para maior comodidade em voos internacionais, a GOL disponibiliza a franquia de bagagem para bebês inferior a 2 anos.
Você pode despachar bagagem com até 10 kg.

EUA: uma mala de até 10Kg (22 lbs)
Outros países: até 10Kg (22 lbs)

CRIANÇAS DESACOMPANHADAS

A partir de junho de 2012, a GOL cobra pelo acompanhamento de menores desacompanhados, aplicando os seguintes valores:

Voos domésticos - R$100,00
Voos internacionais - US$75,00

Os valores são válidos por cada trecho e por cada passageiro da reserva.

Caso a GOL tome conhecimento de que o menor está desacompanhado de um responsável maior de 18 anos somente no momento do embarque, o responsável pelo embarque do menor deverá realizar o pagamento do serviço no aeroporto, antes do check-in.

Voos Nacionais

Se você é responsável legal de uma criança entre 05 e 11 anos e 11 meses que fará uma viagem aérea nacional desacompanhada, providencie autorização judicial para que ela possa viajar. A criança deverá viajar com:

• Autorização do Juizado de Menores;
• Documento de identificação pessoal;
• Protocolo de Autorização de Viagem de Menor Desacompanhado preenchido.

Podem ser usados como documentos de identificação para crianças entre 5 e 12 anos incompletos:

• Passaporte nacional dentro do prazo de validade;
• Carteira de Identidade (RG) original ou cópia autenticada;
• Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada.

Se o menor desacompanhado tiver de 12 a 18 anos incompletos, ele não precisa da autorização judicial e pode utilizar:

• Passaporte nacional dentro do prazo de validade;
• Carteira de Identidade (RG) original ou cópia autenticada;
• Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada;
• Carteira de trabalho.​

Para embarque no estado de Minas Gerais, é obrigatória a apresentação da carteira de identidade com foto. Certidões de nascimento não serão aceitas.


Voos Internacionais

Para a criança ou adolescente de 05 (cinco) a 18 (dezoito) anos incompletos viajar desacompanhada em viagens internacionais, ela deve apresentar:

• Expressa autorização da viagem de ambos os pais ou autorização judicial,
• Documento de identificação válido.

Esta autorização de viagem emitida pelos pais deve ter firma reconhecida (de ambos os pais) por autenticidade ou semelhança e deve ser apresentada em 02 (duas) vias originais, pois uma delas ficará retida na Polícia Federal no aeroporto de embarque. Já a autorização judicial deverá ser apresentada em única via original.

Podem ser usados como documentos de identificação nestes casos:

• Passaporte válido original;
• Carteira de Identidade (RG) original (somente para países do MERCOSUL).

Cópias não são aceitas em voos internacionais.

Em voos pelas companhias parceiras da GOL, não é permitido o embarque de menores desacompanhados.

ATENÇÃO

Todos os documentos devem estar em bom estado de conservação, ou seja, o documento não pode estar com partes faltantes, borrados, rasgados, etc. Além disso, a foto do documento deve estar em condições de identificar o seu portador no momento do atendimento. A recomendação é que a foto seja a mais recente possível.

Adiante seu Check-In

Durante o check-in no balcão, um funcionário da GOL irá conferir todos os documentos. Veja como adiantar o processo e tornar a viagem mais tranquila:

Imprima 3 vias da Autorização de Viagem para Menor Desacompanhado Preenchimento Pronto!

Uma para o aeroporto de origem, outra para o aeroporto de destino e a outra para acompanhar a criança durante a viagem.

faça o download

Preencha todas as informações nas 3 vias e leve junto dos outros documentos necessários.

Você poupou tempo na fila e a criança fará uma viagem mais tranquila e com toda a segurança e conforto que a GOL oferece.​



​​​​​​ ​
voltar




Veja também como cancelar ou alterar sua passagem e tudo o que você precisa saber sobre passageiros especiais viajando pela GOL.