Quando você for preparar suas malas para viajar, lembre-se de separar notebooks, câmeras fotográficas, telefones celulares, documentos, dinheiro e outros objetos de valor na sua bagagem de mão.

Os aparelhos eletrônicos precisarão passar pelo aparelho de raio-x do aeroporto no mesmo momento em que você passará pelo detector de metais, na entrada da sala de embarque. Por isso, estes itens só podem ser transportados com você.

Mas fique sempre atento para não ultrapassar o limite de peso de 5 quilos da sua mala. Por isso, dê preferência a mochilas ou malas pequenas.


Veja a seguir quais itens devem ir com você na sua bagagem de mão.

Eletrônicos e artigos de valor somente na bagagem de mão
Notebook
Notebook

Exemplo: laptops, netbooks e tablets.
Máquina fotográfica
Máquina fotográfica

Exemplo: digital ou analógica, compacta ou profissional.
Jóias
Jóias

Exemplo: ouro, pérolas e pedras preciosas.
Celular desligado
Celular desligado

Exemplo: celulares, smartphones e outros aparelhos de comunicação de radiofrequência.
Dinheiro
Dinheiro

Exemplo: notas, cartões de crédito e talões de cheques.


Filmadora
Filmadora

Exemplo: portáteis, de mão ou HD.

Palm
Palm

Exemplo: leitores eletrônicos, tablets ou smartphones.

Baterias de lítio
Se você vai viajar com eletrônicos ou algum equipamento que contêm bateria de lítio (por exemplo, relógios, calculadoras, câmeras, telefones celulares, laptops, filmadoras, aparelhos auditivos, etc.) você deve levá-los a bordo, como bagagem de mão. As baterias de lítio sobressalentes são permitidas somente como bagagem de mão e devem ser individualmente protegidas para evitar curto-circuito.

Se transportar baterias de lítio extras, lembre-se de:

• Colocá-las em sua bagagem de mão.
• Mantê-las na embalagem original para evitar a ativação acidental ou curto-circuito. Se a embalagem original não estiver disponível, isole os terminais das baterias sobressalentes evitando o contato com as demais baterias e/ou metais.
• Previna o esmagamento, perfuração ou pressão sobre a bateria, já que isso pode causar um curto-circuito interno, resultando em superaquecimento.

Embarque com televisão:
É permitido viajar levando um aparelho de televisão, mas ele deverá ser despachado como bagagem no check-in. São permitidas TVs LCD, Plasma e LED de até 62 polegadas, com no máximo 45 Kg e não serão aceitos televisores de tubo. Acima deste tamanho, o televisor deverá ser despachado como carga pela Gollog.
Para que sua TV viaje como bagagem despachada, você deverá assinar uma etiqueta Limite de Responsabilidade em que você concorda em se responsabilizar por qualquer dano causado ao equipamento durante o transporte.
Além disso, se o atendente do check-in da GOL perceber que o produto não está embalado corretamente ou se ultrapassar o limite de peso da franquia de bagagem, ele pode negar o embarque da televisão.
Para sua tranqüilidade e segurança do seu equipamento, recomendamos que sua TV seja transportada como carga pela Gollog. Você pode entrar em contato com eles pelo email: crc.cargas@golnaweb.com.br ou pelo número 0300 101 2001.

Desktop:
É possível transportar computadores convencionais (desktop) como bagagem de porão, desde que devidamente embalado e dentro do limite de peso e dimensões da aeronave. Alguns computadores (principalmente os de tela LCD) são aceitos apenas com a etiqueta Limite de Responsabilidade assinada pelo cliente, onde o passageiro se responsabiliza por qualquer dano durante o transporte.
Lembrando que o embarque poderá ser recusado caso o material não esteja embalado corretamente ou se o limite de peso ultrapassar o permitido.

Transporte de eletrodomésticos:

Hoverboards (skates motorizados) não são permitidos.

Prezando pela segurança dos seus voos e atendendo às recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), a GOL não transporta os seguintes equipamentos: hoverboards (skates motorizados), segways, airwheel, solowheel e balance wheel (skates movidos por contrapeso), tanto na bagagem de mão quanto na bagagem despachada. Os demais equipamentos eletrônicos cujas baterias não ultrapassem o valor máximo de 100 Watt-hora, podem ser transportados na bagagem de mão. Esta restrição não se aplica às cadeiras de rodas ou equipamentos de ajuda motorizada para clientes com necessidades especiais

Fogões, máquinas de lavar ou equivalentes, não podem embarcar nos voos GOL devido ao seu peso e dimensão. Materiais deste tipo podem ser transportados somente via Gollog, quando novos, lacrados de fábrica e com sua devida nota fiscal de transporte.
Geladeiras e freezers não podem ser transportados devido a conter um gás considerado perigoso para as aeronaves.
Micro-ondas, batedeiras, cafeteiras, entre outros eletrodomésticos podem ser transportados como bagagem de porão ou de mão, desde que devidamente embalados, e respeitando os padrões da categoria.
*Lembrando que o embarque pode ser recusado caso haja alguma irregularidade. ​

voltar




Veja também como cancelar ou alterar sua passagem e tudo o que você precisa saber sobre passageiros especiais viajando pela GOL.