Ilustração de jovem mulher de máscara

Simplificar para atender faz parte do Compromisso GOL

A Segurança com cada um que viaja, interage e trabalha na GOL está sempre em constante evolução e atenção. Ela sempre foi essencial, e agora mais do que nunca exige atenção especial. E por isso, é sempre muito importante reforçar o Compromisso GOL com você. Confira todas as medidas tomadas em solo e no ar, até o momento, para garantir a Segurança dos nossos Clientes, Colaboradores e parceiros:


Selo Health


APEX


Para a saúde e segurança de todos a bordo, o uso de máscara é obrigatório em nossos voos

Seguindo a Lei 14.019 de 2 de julho de 2020, a medida vale para todos os clientes e tripulação.


Os acontecimentos dos últimos tempos fizeram com que nossos hábitos, atitudes e crenças precisassem ser repensados, como a higiene das mãos ou a forma como interagimos e cumprimentamos pessoas.

O uso de máscaras como forma de evitar a transmissão de doenças, se tornaram obrigatórios em todo o mundo. E, no momento atual, essa passa a ser uma questão de segurança coletiva, mais do que uma decisão individual. Desde a sua fundação, a GOL tem como um dos pilares de seu código genético o zelo obstinado pela segurança de seus clientes, colaboradores e da sociedade.

No momento atual da pandemia, levando em consideração o cenário no Brasil e no mundo, assim como o surgimento das variantes do coronavírus, é permitida apenas a utilização dos seguintes modelos de máscara nos voos da GOL, seja por passageiros ou colaboradores:

  • Máscaras cirúrgicas descartáveis
  • Máscaras modelos PFF2 e N95, ambos sem válvula
  • Máscaras de tecido com tripla camada

A GOL reitera a importância desse equipamento de proteção individual e coletiva.

Exceções

De acordo com a Lei Federal nº 14.019/20, que tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção em espaços públicos e privados acessíveis às pessoas, o uso de máscaras será dispensado no caso de:

  • Pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscaras de proteção facial, conforme declaração médica (que poderá ser obtida por meio digital)
  • Crianças com menos de 03 (três) anos de idade
  • O passageiro deverá apresentar no momento do check-in e embarque da GOL o Atestado Médico, em que conste tal dispensa para a liberação do uso da máscara a bordo da aeronave

Nosso objetivo

Nosso objetivo maior é que todos a bordo tenham uma experiência segura e agradável no espaço compartilhado que caracteriza uma aeronave, com respeito, empatia e com o preceito ético que sempre nos orientou: quando se trata de Segurança, o individual nunca se sobrepõe ao coletivo.

Calendário

Dessa forma, com base nas informações científicas mais recentes e nas recomendações de diversos órgãos públicos - nacionais e internacionais - a GOL, desde o dia 10 de Maio, requer que todos os seus passageiros usem máscaras, trazidas pelos próprios passageiros, em todos os voos operados pela empresa. A mesma medida é válida para a totalidade dos colaboradores da companhia, sem exceção.

Ao longo desse período, usaremos nossos canais de comunicação para orientar àqueles que têm voos marcados conosco e compartilharemos recomendações sobre a melhor forma de confeccionar máscaras caseiras não cirúrgicas.

Nossos levantamentos realizados nos últimos dias mostram que mais de 90% das pessoas que embarcam nos aviões da companhia já usam máscaras. O índice evidencia que essa medida também se caracteriza pelo respeito e pela empatia, promovendo de forma enfática nosso preceito ético.

Aproveitamos para ressaltar que os nossos já rigorosos padrões de sanitização foram intensificados nos últimos meses e que todas as nossas aeronaves contam com filtro HEPA, um equipamento que elimina do ar 99,9% de quaisquer partículas nocivas à saúde como vírus e bactérias.

Mask

Limpeza dentro da aeronave

Aeronave

Além do filtro HEPA, a companhia implementou um processo aprimorado de limpeza noturna com o uso de desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso na cabine, incluindo a dos pilotos.

A GOL tem distribuído, também de forma constante, luvas e máscaras aos seus colaboradores, além de manter à disposição nas aeronaves álcool em gel para a tripulação e clientes. Adotamos, ainda, medidas extraordinárias de atendimento com o objetivo de reforçar os procedimentos de saúde e segurança, incentivando ao máximo o distanciamento social.

Orientamos todos a fazerem check-in pelo nosso site ou aplicativo e, para evitar o toque na superfície da tela, desligamos os totens de autoatendimento nos aeroportos. Esses dispositivos agora têm QR codes que direcionam o cliente diretamente para o nosso app. Dessa forma, os passageiros podem se dirigir diretamente ao portão de embarque, onde devem ficar atentos à distância de outras pessoas mesmo no momento de formar filas de embarque. Nossas equipes estão atentas para incentivar essa atitude e informam a hora certa de se dirigir ao portão. Outras medidas incluem o fechamento das salas Vip dos aeroportos para evitar aglomerações e a suspensão do serviço de bordo.

Transporte gratuito para profissionais de saúde

Celular

Seguindo as diversas iniciativas do Compromisso GOL, fomos a primeira Companhia a disponibilizar passagens aéreas sem a cobrança de tarifa aos médicos e demais profissionais de Saúde que precisavam se deslocar pelo Brasil para prestar atendimento aos doentes vítimas do coronavírus. Depois de quase 15 meses e milhares de profissionais transportados para todos os Estados, encerramos esse benefício a partir da sexta-feira, 12 de novembro de 2021. 


Com a porcentagem de brasileiros vacinados aumentando e o número de contágio e óbitos caindo, a GOL se orgulha de ter feito parte dessa rede de solidariedade que foi fundamental para que o nosso país pudesse seguir em frente. E, por isso mesmo, continuará contribuindo para o combate ao coronavírus com o transporte gratuito de vacinas, distribuindo os lotes destinados aos Estados, sempre com a esperança de que, o quanto antes, toda a população brasileira esteja 100% imunizada e pronta para retomar plenamente suas atividades.

Saiba mais sobre à suspensão temporária de alguns serviços:

Traslado de ônibus entre CGH-GRU e GRU-CGH
O serviço de traslado entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos foi interrompido desde o dia 17/03/2020, por tempo indeterminado.

Sala VIP
Todas as salas GOL Premium Lounge estão fechadas desde o dia 18/03, por tempo indeterminado. O acesso de clientes Diamante e Classe Premium Economy às salas VIPs de parceiras internacionais também será suspenso, confira:

Salas GOL Premium Lounge

GOL Premium Lounge Internacional e Doméstico do Aeroporto de Guarulhos (SP) e GOL Premium Lounge Internacional e Doméstico do Aeroporto Galeão (RJ).

Salas VIPs internacionais de parceiras

Aeroportos de Quito (UIO), Brasília (BSB), Montevidéu (MVD), Assunção (ASU), Viru Viru (VVI), Lima (LIM), Punta Cana (PUJ), Paris (CDG), Amsterdã (AMS), Buenos Aires (EZE), Santiago (SCL).

Serviço de bordo
Por determinação da Anvisa o serviço de bordo está suspenso nos voos domésticos. Por ora, a companhia está servindo água em copo individual apenas aos passageiros que solicitarem.


Como sempre, nos colocamos à disposição com todo o Time de Águias da GOL e em todos os nossos canais para conversar mais sobre a adoção dessa medida e auxiliar nossos Clientes, Parceiros e Colaboradores sobre quaisquer pontos e dúvidas que possam surgir.

Mask