Bagagem atrasada ou extraviada

Alguns imprevistos podem ocorrer durante o transporte da bagagem, ocasionando atraso na entrega. Nestas situações, nosso time age prontamente para localizar e devolver as bagagens o mais rápido possível.

Registro de atraso ou extravio de bagagem

Caso não tenha recebido sua bagagem na chegada do seu voo, dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL, ainda na área de desembarque, e preencha o Relatório de Irregularidade de Bagagem. O número de referência do extravio será recebido no momento do atendimento ou posteriormente através de SMS. Conserve-o para poder acompanhar o rastreamento de sua bagagem.

Prazos de busca

Se sua bagagem não for localizada no prazo de 7 (sete) dias para voo nacional ou 21 (vinte e um) dias para voo internacional (a contar da data do Registro de Irregularidade de Bagagem), nossa Central de Indenização entrará em contato para prosseguir com a indenização final.

Rastreie sua bagagem

Informe o número de referência do extravio e seu primeiro nome ou sobrenome. Verifique os dados pessoais e de contato registrados. Se necessário, realize alterações no campo “Editar” ou, se precisar de informações adicionais, envie uma mensagem no campo “Entre em contato com sua companhia aérea”.

Bagagem danificada ou falta de itens

Se você recebeu sua bagagem danificada e/ou identificou a falta de quaisquer itens, contate um colaborador do Serviço de Bagagem, preferencialmente antes de deixar a área de desembarque, para registrar sua reclamação.

É importante lembrar que alguns danos, como arranhões, amassados, falta do cursor do zíper, danificação no cadeado, logomarca da mala e cravos de apoio estão suscetíveis ao desgaste por uso da bagagem e podem ocorrer sem que tenha havido falha no transporte ou manuseio indevido por parte da GOL. Nestes casos, não temos como providenciar o conserto ou a substituição da bagagem, uma vez que o dano não compromete seu uso.

Registro de atraso ou extravio de bagagem

Se você ainda está no aeroporto

Dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL para relatar o dano e realizar a abertura do Relatório de Irregularidade de Bagagem. Todas as informações sobre como iremos proceder para solucionar o dano serão transmitidas por um de nossos colaboradores durante o atendimento no aeroporto

Se você já deixou o aeroporto

Você tem 7 (sete) dias (a contar da data de recebimento da sua bagagem) para realizar o registro do Relatório de Irregularidade. Para isso, é necessário que se apresente no Serviço de Bagagem GOL do aeroporto mais próximo com a bagagem danificada e os comprovantes de despacho.
Registro da falta de itens

Se você ainda está no aeroporto

Caso perceba o desaparecimento de um item na sua bagagem, dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL e realize a abertura do Relatório de Irregularidade. Todas as informações sobre como iremos proceder para solucionar o problema serão transmitidas por um de nossos colaboradores durante o atendimento no aeroporto.

Se você já deixou o aeroporto

Caso você perceba a falta de itens da sua bagagem apenas quando já tiver deixado o aeroporto, compareça ao Serviço de Bagagem GOL no prazo de 7 (sete) dias a contar da data de recebimento da mala. 
Itens como dinheiro, documentos, joias, equipamentos eletrônicos e frágeis devem ser transportados como bagagem de mão. Não nos responsabilizamos por perdas ou danos destes objetos.

Recomendações

Confira algumas dicas para que você possa preparar sua bagagem da melhor forma:

  • A etiqueta de identificação inserida no check-in pode se perder durante o percurso até a aeronave. Por isso, as identificações pessoais podem agilizar a localização nos casos de extravio. Na parte externa, coloque um identificador próprio com sobrenome, número de telefone e e-mail e, na parte interna, coloque um cartão de visita ou um papel com estes mesmos dados;

  • Antes de despachar sua bagagem, retire todas as etiquetas de viagens anteriores;

  • Personalize sua bagagem com fitas, adesivos ou quaisquer outros acessórios que possam identificá-la facilmente na esteira da restituição de bagagens e evitar trocas;

  • Adapte o tamanho da sua bagagem às suas necessidades e verifique se ela está fechada corretamente. Uma bagagem excessivamente sobrecarregada corre o risco de se romper;

  • Leve seus objetos de valor, frágeis ou indispensáveis (chaves, documentos, joias, dinheiro, medicamentos, receitas etc.) na bagagem de mão;

  • Assegure-se de que seus itens podem ser transportados na cabine ou no porão;

  • Fotografe sua bagagem despachada antes da viagem.