Atestado Médico MEDIF

Confira as informações necessárias para o preenchimento correto dos formulários médicos e as exigências para equipamentos a bordo.

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Cartão Médico FREMEC

Confira as informações necessárias para quem já tem ou deseja solicitar o documentos.

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Pessoa com deficiência visual (cego)

Confira a documentação necessária para o embarque com cão-guia.

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Pessoa com deficiência auditiva (surdo)

Precisa viajar com cão-ouvinte? Saibam mais sobre o atendimento e transporte.

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Pessoa com deficiência física ou motora permanente

Conheça o nosso atendimento e saiba como viajar com cadeira de rodas ou muletas

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Pessoa com deficiência intelectual ou mental

Confira informações sobre procedimentos de embarque e demais informações sobre o serviço.

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Pessoa com mobilidade reduzida temporária

Se o Cliente está com a capacidade de locomoção reduzida temporariamente por motivos médicos (imobilização, cirurgias etc.) e precisa de assistência, peça o auxílio no momento da compra da passagem ou no Atendimento Online da GOL com até 72 horas de antecedência. Chegando ao aeroporto, identifique-se para um de nossos Colaboradores.

Confira como proceder:

Acesse o atestado médico (MEDIF) para ser enviado à GOL em até 72 horas antes da viagem.

Oferecemos cadeira de rodas caso você necessite.
Você também pode despachar, sem custo adicional, uma cadeira de rodas ou um par de muletas (veja aqui mais informações sobre bagagens).


Atenção: Visualize as condições diferenciadas para acompanhantes de passageiros com necessidade de assistência especial.

 


Doenças e condições que pedem autorização prévia da equipe da GOL

Doenças agudas (cardiorrespiratórias, AVC, entre outras), cirurgias, lesões provocadas por acidentes ou condições crônicas exigem uma autorização prévia da equipe médica da GOL para viajar. Por isso, orientamos que o Cliente entre em contato com o nosso atendimento para saber quais documentos e formulários devem ser providenciados antes do embarque.

CENTRAL DE ATENDIMENTO 24H - 0800 704 0465.


Cirurgias recentes

Se o Cliente realizar uma cirurgia a menos de 30 dias antes da data do embarque, precisa preencher e enviar o MEDIF (entre 15 dias e 72 horas antes do voo) para análise da equipe médica da GOL

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre o atestado médico.


Equipamentos médicos

Alguns equipamentos médicos têm autorização de embarque como bagagem de mão, mas sua utilização a bordo está proibida, como nebulizadores e inaladores. Porém, equipamentos de uso imprescindível, como marca-passos e bombas de infusão de medicamentos contínuos, são permitidos.

No caso de agulhas e seringas, o transporte aéreo é autorizado, desde que o Cliente tenha consigo medicamentos com etiquetas impressas por profissionais que identifiquem o remédio, o fabricante ou a indústria farmacêutica. A medicação também necessita de receita médica.


Maca a bordo

Se a condição de saúde do Cliente não permite viajar sentado ou com o encosto na posição vertical, a GOL oferece um serviço de transporte em maca. Para solicitá-lo, é preciso enviar o formulário MEDIF em até 72 horas antes do voo. O pedido será avaliado pela nossa equipe médica.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre esse atestado médico.

Para informações sobre a condição de aquisição desse serviço, entre em contato com a Central de Atendimento 24h - 0800 704 0465.


Medicamentos

Medicamentos podem ser levados na bagagem de mão, desde que tenham receita médica. Recomendamos que o Cliente peça ao seu médico uma receita adicional e, se necessário, providencie também uma no idioma do país de destino (para viagens internacionais). É recomendado possuir relatório do seu médico para apresentar às autoridades de segurança aeroportuárias. É importante considerar que alguns medicamentos, como a insulina, precisam de transporte adequado. Por isso, entre em contato com o laboratório do fabricante para se informar a respeito do acondicionamento adequado durante o voo. Se for necessário usar gelo seco para conservar o medicamento, lembre-se que é possível transportar somente até 2,5 kg de gelo seco como bagagem de mão e despachada.


Oxigênio a bordo

Clientes com problemas cardíacos e/ou respiratórios e que necessitam de oxigênio suplementar a bordo devem nos enviar o formulário MEDIF até 72 horas antes da viagem. Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre esse atestado médico.

Informamos que o serviço de oxigênio GOL é para uso restrito dentro das aeronaves. Se houver necessidade de uso do oxigênio na sala de embarque, conexões e desembarque, deverá ser providenciado pelo passageiro ou seus responsáveis.

Para informações sobre a condição de aquisição desse serviço, entre em contato com a Central de Atendimento 24h - 0800 704 0465.

Importante: para uso de oxigênio a bordo são necessários exames de gasometria e hemograma recente.


Passageiros com problemas de saúde que precisam de acompanhante

Nestas situações, a GOL oferece ao acompanhante desconto de 80% na passagem aérea.

O acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. O desconto será aplicado somente após o preenchimento e aprovação dos formulários MEDIF ou FREMEC.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre esse atestado médico.

Acesse o formulário FREMEC e saiba outras informações importantes para quem deseja solicitar o documento.


Embarque com Concentrador Portátil de Oxigênio (CPO)

Se o Cliente precisar embarcar com um Concentrador Portátil de Oxigênio (CPO), entre em contato antecipadamente com a nossa Central de Relacionamento, pelo 0800 704 0465, para que possamos nos preparar e autorizar o embarque. Recomendamos que o contato seja realizado com 15 dias de antecedência, respeitando o prazo máximo de 72 horas antes do voo.

O equipamento pode ser embarcado como bagagem de mão, sem cobrança de taxas ou excesso de bagagem, desde que as condições de transporte desse equipamento sejam cumpridas.

Condições para uso e transporte de CPO como bagagem de mão

O Cliente deve enviar o formulário de informações médicas (MEDIF), até 72 horas antes da saída do seu voo, para avaliação antecipada da Equipe Médica da GOL.
Ele também deve ser capaz de ouvir eventuais alarmes do CPO, ver indicadores luminosos e reagir de acordo com eles. Caso contrário, será necessário viajar com um acompanhante para auxiliá-lo.

O CPO pode ser utilizado durante a viagem desde que atenda às medidas e características de uma bagagem de mão. Você pode levá-lo durante todo o voo no assento do Cliente ou debaixo do assento a sua frente, seguindo as orientações para acomodação. Se tiver de ser guardado no compartimento superior do avião, o aparelho deverá ser desligado e o uso interrompido durante a movimentação da aeronave, assim como durante a decolagem e a aterrissagem.

Para utilizar o CPO durante o voo, o Cliente deve reservar um assento localizado na janela. Esse assento não poderá ser nas primeiras fileiras ou nas saídas de emergência.

O Cliente pode usar o CPO ao se movimentar pela cabine, desde que o aviso "afivelar cinto de segurança" não esteja aceso.

O CPO não pode conter óleo, graxa ou outros derivados de petróleo, bem como deve estar em boas condições e sem danos ou desgaste excessivo. Se o Cliente fizer o uso do CPO durante o voo, não é permitido que viaje com animais na cabine.

Esse serviço está disponível apenas para voos operados pela GOL. Se houver voos compartilhados com outras companhias aéreas, você deverá revisar as condições diretamente com as empresas.

Condições para transporte de fonte de energia adicional (baterias) para CPO

Os dispositivos podem ser usados a bordo, desde que você tenha uma fonte de energia independente (bateria) que esteja de acordo com as exigências da GOL:

  • As baterias adicionais devem estar totalmente carregadas para alimentar o seu equipamento por, no mínimo, 150% do tempo de duração total do voo, considerando o tempo de escalas, conexões e incluindo atrasos e/ou imprevistos
     
  • As tomadas da aeronave não podem ser utilizadas para uso e carregamento do CPO
     
  • O cliente pode transportar até duas baterias de reposição (íon lítio), desde que não exceda 160 Wh
     
  • Nenhuma bateria avulsa pode ser transportada como bagagem despachada, apenas como bagagem de mão.
     
  • As baterias devem estar em boas condições e embaladas de forma individual para evitar o contato entre si.
Confira os modelos de aparelhos que são homologados e aprovados para o embarque com a GOL
  • AirSep Focus
  • AirSep FreeStyle
  • AirSep FreeStyle 5
  • AirSep LifeStyle
  • Delphi RS-00400
  • DeVilbiss
  • Healthcare iGo
  • Inogen One
  • Inogen One G2
  • Inogen One G3
  • Inova Labs LifeChoice
  • Inova Labs
  • LifeChoice Activox
  • International Biophysics
  • LifeChoice
  • Invacare Solo2
  • Invacare XPO2
  • Oxlife Independence
  • Oxygen Concentrator
  • Oxus RS-00400
  • Precision Medical
  • EasyPulse
  • Respironics EverGo
  • Respironics SimplyGo
  • SeQual Eclipse
  • SeQual eQuinox Oxygen
  • System (model 4000)
  • SeQual Oxywell Oxygen
  • System (model 4000)
  • SeQual SAROS
  • VBox Trooper
  • Oxygen Concentrator

 


Doenças neurodegenerativas

A GOL se preocupa com o bem-estar dos seus Clientes e, para lhes proporcionar uma viagem tranquila e segura, passageiros com doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Esclerose Múltipla, entre outras) que causem dificuldades cognitivas, devem nos enviar o MEDIF em até 48 horas antes da viagem (viajando desacompanhado ou acompanhado).

Nessas situações, o acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. O desconto será aplicado somente após o preenchimento e a aprovação dos formulários MEDIF ou FREMEC.


Uso de máscaras

De acordo com a Lei Federal nº 14.019/20, que tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção em espaços públicos e privados acessíveis às pessoas, o uso de máscaras será dispensado no caso de:

  • Pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscaras de proteção facial, conforme declaração médica (que poderá ser obtida por meio digital);
     
  • Crianças com menos de 3 (três) anos de idade.

O passageiro deve apresentar no momento do check-in e embarque da GOL o atestado médico, em que conste tal dispensa para a liberação do uso da máscara a bordo da aeronave.

Todos os documentos abaixo devem ser enviados para análise no e-mail: medif@voegol.com.br

  • Atestado ou carta de um profissional de saúde mental (identificado pelo número do registro, tipo e estado de emissão da carteira), em que conste o estado de saúde do viajante, comprovando que ele está sob seus cuidados,
     
  • O estado de saúde do passageiro deve estar reconhecido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) ou na Classificação Internacional de Doenças (CID).

Marca-passo

Clientes que utilizam marca-passo não podem ser submetidos à inspeção por detector de metais, OU seja, não passam pelo raio X no momento do embarque. É utilizado um procedimento alternativo que não interfere no funcionamento do dispositivo. Para isso, no momento do check-in, é necessário que o passageiro apresente um laudo médico.


Gestantes

Informações sobre atendimento preferencial, documentos para embarque e muito mais.

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Pessoa com 60 anos ou mais

Regras para o embarque de idosos com ou sem problemas de saúde.

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Pessoa com obesidade

Descubra como a GOL pode fazer sua viagem ser ainda mais confortável.

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Assistência emergencial

Conheça o serviço que oferece desconto na tarifa em caso de falecimento familiar.

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Passageiros que viajam com animais de assistência emocional (ESAN)

Pessoas que necessitam de atenção especial devido à condição emocional e psiquiátrica podem viajar com seu cão de acompanhamento. A GOL disponibiliza esse serviço somente para voos com origem ou destino a Cancún.

Confira a documentação necessária para viajar com animais de assistência emocional e outras informações sobre o tema


Veja também

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    Conheça a história da companhia aérea que nasceu para dar mais vida ao seu tempo.
     

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