Vai viajar de Air France?

Então, veja abaixo as principais regras dessa companhia parceira da GOL:

Check-in

Ao chegar ao aeroporto, procure o balcão da companhia responsável por operar o primeiro trecho da viagem. O check-in de voos operados entre GOL e Air France poderá ser feito pelos canais digitais da GOL, desde que seja a primeira operadora do itinerário. Lembre-se que você precisa ter a documentação* válida para a viagem, como passaporte válido, vistos e vacinas. Para despachar a bagagem, apresente-se nos balcões de atendimento da GOL. Se tiver dúvidas referentes ao horário de apresentação, consulte o item como fazer check-in. Lembre-se que você pode acumular milhas pelo Programa Smiles, basta informar seu número Smiles no momento do check-in. *A documentação (incluindo vistos e vacinas) é de responsabilidade do passageiro. Sugerimos consultar as embaixadas dos países de destino para que não haja nenhum contratempo.

Serviços especiais
Entre em contato com a central de atendimento da companhia aérea responsável por operar o primeiro trecho da viagem para solicitar serviços especiais.

Marcar assento
A marcação de assentos estará disponível no dia do embarque, na hora do check-in, diretamente com a empresa aérea parceira que o cliente for voar. Caso o primeiro voo seja operado pela GOL o cliente receberá o cartão de embarque do trecho operado pela parceira com um assento marcado aleatoriamente.

Fazendo as malas

Para as viagens de ida e volta cujo 1° voo parta do Brasil, você pode transportar gratuitamente 2 bagagens de porão de até 32 kg cada (158 cm no máximo).

Em qualquer outro trecho cujo o 1º voo não parte do Brasil, você pode transportar 3 peças de até 32kg cada na La Première, 2 peças de até 32kg cada em classe Executiva; 2 peças de até 23kg cada na classe Premium Economy e 1 peça de até 23kg em classe Economy.

A franquia de bagagem internacional é honrada pela GOL somente para os voos emitidos no mesmo localizador e para voos com conexão dentro de 24 horas do voo original. Para voos emitidos trecho a trecho (comprados separadamente), mesmo que com companhia parceira, a franquia de bagagem internacional não será honrada. Nesse caso, aplica-se a franquia do voo doméstico.

Pagamento de excesso de bagagem
Caso ocorra excesso de bagagem, é possível pagar o valor do excesso no momento do check-in, direto no balcão. Para mais informações, consulte o site da Air France.

Objetos frágeis
São aceitos, porém, devem estar embalados adequadamente. Caso o produto seja danificado por qualquer motivo, a empresa aérea não irá ressarcir, pois objetos frágeis são de responsabilidade do passageiro.

Perecíveis
Nenhum tipo de alimento perecível é aceito em voos com as parceiras. Para mais informações, entre em contato junto aos serviços consulares ou aduaneiros dos países de destino e de trânsito.

Equipamentos esportivos
Pranchas de surfe (inferior a 107 cm), esquis, snowboard, arco e flecha, kitesurfe, patinete e wakeboard entram na franquia de bagagem, caso ultrapassem o tamanho máximo (107 cm) serão tarifados.

O transporte de bicicleta ou tandem não podem ser inclusos como bagagem. Portanto, será cobrado um valor adicional de acordo com o destino.

Para informações adicionais, consulte o site da Air France.

Crianças abaixo de 2 anos
Se a criança viaja em um assento próprio, ela tem a mesma quantidade de bagagem que um adulto. Se viaja no colo, você pode fazer check-in para ela de:

• Uma bagagem na cabine com menos de 12 kg e cujas dimensões não ultrapassem 55 cm x 35 cm x 25 cm.

• Uma bagagem de porão de 10 kg no máximo (exceto para os bilhetes com preço Mini, para os quais as bagagens no porão são pagas).

Retirada das bagagens
A retirada de bagagem de voos com as parceiras deve ser feita no destino final, quando a origem for no Brasil. Quando o passageiro vier da Europa para destino no Brasil, em caso de passageiros em conexão, a bagagem deverá ser retirada na primeira parada no país (Brasil). Após os procedimentos da alfândega obrigatórios, o cliente deverá se dirigir ao balcão da GOL para despachar novamente a bagagem. Serviço de extravio de bagagem
Se, por acaso, houver extravio ou danos na bagagem, é preciso procurar pelo serviço de bagagem da companhia aérea operadora do último trecho.

Bagagem de mão
É permitido 1 bagagem de mão em voos da Air France, sendo que o tamanho da bagagem não pode exceder soma das dimensões de 115 cm (Comprimento + Largura + Altura) para a classe econômica - incluindo bolsos, rodas e alças e peso total de até 12 kg. Para as demais classes, é permitido 2 (duas) peças de bagagem com as mesmas dimensões, porém com o limite de peso total de até 18 kg.

O limite de peso permitido nas aeronaves GOL é de 10 kg. A GOL não irá honrar a bordo de suas aeronaves bagagem de mão com mais de 10 kg. Caso isso ocorra, a bagagem será despachada. Todos os eletrônicos devem ser transportados como bagagem de mão. Notebooks, câmeras fotográficas, telefones celulares, filmadoras e tablets precisam passar pelo aparelho de raios X do aeroporto na entrada da sala de embarque. Por isso, esses itens só podem ser transportados com você.

Objetos de valor, como joias e dinheiro, também são aceitos apenas como bagagem de mão.

É proibido o transporte de armas brancas, armas de fogo, cartuchos e munição para armas de fogo, cartuchos para impressora, líquidos contendo mais de 100 ml por frasco, combustíveis, baterias com eletrólito, baterias de lítio com potência superior a 160 Wh, fogos de artifício, bombas, tintas, produtos químicos e termômetros de mercúrio como bagagem de mão.

*Não despache objetos de valor, tais como: joias, dinheiro e eletrônicos. Os mesmos devem ser transportados na bagagem de mão.

No-show

Caso você não compareça ao embarque (no-show) das companhias aéreas parceiras, ligue na central de atendimento da GOL para fazer o procedimento de reembolso, de acordo com a tarifa que foi comprada.

Passageiros especiais

Menores desacompanhados
Menores desacompanhados de 5 anos a 15 anos incompletos não são aceitos em voos com as parceiras.

Bebês Crianças com menos de 2 (dois) anos de idade devem ser transportados no colo. Os bebês de 0 a 1 ano de idade (no voo de retorno) sempre viajam por uma tarifa reduzida, se viajarem no colo dos pais. Será cobrado 10% da tarifa do bilhete do adulto, se for voo codeshare.

Gestantes
Grávidas entre 31 e 37 semanas de gestação precisam de autorização médica no idioma do país.

Pessoas com necessidades especiais
O pedido de assistência para o passageiro com necessidades especiais deve ser solicitado no momento da reserva do bilhete, com uma antecipação mínima de 48 horas antes da partida.

Animal vivo
Não é aceito o transporte de nenhum animal vivo em voos Codeshare.

Os procedimentos descritos acima são válidos para voos operados pela GOL e Air France. Caso o seu voo seja operado apenas pela Air France, consulte a página da companhia parceira.

Tarifas

Entenda os valores referentes a reembolso, no-show (não comparecimento), cancelamento e alteração de voo para cada tarifa.

Valor reembolsável
Custo do cancelamento
Custo da Alteração
Custo por não-comparecimento (no-show)

Destinos

Alemanha
Berlim - SXF*
Bremen - BRE*
Brest - BES*
Dusseldorf - DUS*
Frankfurt - FRA*
Hamburg - HAM*
Hannover - HAJ*
Munich - MUC*
Nuremberg - NUE*
Stuttgart - STR*

Escócia
Aberdeen - ABZ*
Edimburgo - EDI*
Glasgow - GLA*

França
Bordeaux - BOD*
Clermont-Ferrand – CFE*
Lyon – LYS*
Marselha – MRS*
Montpellier
Nantes - NTE*
Nice - NCE*
Pau - PUF*
Paris - CDG*
Rennes - RNS*
Toulouse - TLS*

Holanda
Amsterdã - AMS*
Inglaterra
Birmingham - BHX*
Bristol - BRS*
Durham - RDU*
Humberside - HUY*
Leeds/Bradford - LBA
Londres - LCY*
Manchester - MAN*
Newcastle – NCL*
Norwich – NWI*

Itália
Bolonha – BLQ
Florença - FLR
Gênova - GOA
Nápoles - NAP
Roma - FCO
Turim - TRN
Veneza - VCE
Verona - VRN

País de Gales Cardiff - CWL*

Portugal Lisboa – LIS*

Suíça
Genebra – GVA
Zurique – ZRH

Turquia
Istambul - IST*


*Voos co​m conexões em Paris

Terminais nos aeroportos da Alemanha
Se você vai viajar de ou para a Alemanha, veja abaixo os Terminais dos aeroportos:
Munich (MUC) – Terminal 1 D
Hamburg (HAM) – Terminal 1
Frankfurt (FRA) – Terminal 2
Stuttgart (STR) – Terminal 3

Conheça nossas outras parcerias