Air France-KLM e GOL iniciam operação do hub em Fortaleza

A parceria entre as empresas amplia a conexão do Brasil à Europa. As aeronaves do
grupo franco-holandês chegam hoje de Paris com a Joon, e de Amsterdã com a KLM.
Os voos da GOL conectarão os passageiros de diversas cidades do Norte e Nordeste ao
hub, para embarcar nos primeiros voos Fortaleza-Amsterdã e Fortaleza-Paris

Fortaleza, 03 de maio de 2018 - O Grupo Air France-KLM e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes anunciam hoje o lançamento do hub nordeste, em Fortaleza, com o início de suas operações em conjunto, conectando o norte e nordeste do Brasil à Europa.

Esta é a primeira vez que o grupo franco-holandês inicia simultaneamente, e pela primeira vez na história das companhias, seus novos voos para Fortaleza, provenientes de Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol. Ainda hoje, no final da tarde, as empresas pousarão no Aeroporto Pinto Martins. As novas operações internacionais se conectam com as demais cidades do Norte e Nordeste - Belém, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Luís, além de Brasília no Centro-Oeste, em aeronaves GOL, formando o hub na região.

Durante a temporada de verão europeu de 2018 (até outubro), a Air France-KLM oferecerá cinco voos semanais entre a Europa e Fortaleza. A partir de novembro, já na temporada de inverno europeu, serão seis voos com a adição de uma frequência da Joon.

Já a GOL, para abastecer e fortalecer estas conexões com a Air France KLM, ampliou sua oferta de voos na região em 35%, totalizando, a partir de agora, cerca de 50 voos diários para 11 destinos, a partir da capital cearense, incluindo Buenos Aires, na Argentina e, em novembro mais dois destinos com voos diretos para à Florida.

Voos da KLM (em horário local):

KL 707: partida de Amsterdam-Schiphol às 12h50, chegada a Fortaleza às 17h20;
KL 708: partida de Fortaleza às 19h50, chegada a Amsterdam-Schiphol às 10h00 do dia seguinte. Os voos operam às segundas, quintas e sábados.

Voos da Air France, operado pela Joon (em horário local):

AF 416: partida de Paris-Charles de Gaulle às 13h10, chegada a Fortaleza às 17h35;
AF 415: partida de Fortaleza às 19h35, chegada a Paris-Charles de Gaulle às 9:30 do dia seguinte.

A KLM conectará Amsterdam-Schiphol a Fortaleza com 3 voos semanais operados por uma aeronave Airbus A330, com capacidade para 267 lugares, sendo 18 na cabine Executiva, 35 em Economy Comfort e 214 em Economy.

Sendo o primeiro voo Fortaleza-Paris em 04 de maio, a Air France terá suas operações feitas pela Joon, com 2 voos semanais, aumentando para 3 voos semanais, a partir de novembro deste ano. A aeronave será um Airbus A340 com capacidade para 278 lugares, incluindo 30 na cabine Business, 21 na cabine Premium Economy e 227 na cabine Economy.

“Hoje, a Air France-KLM está demonstrando mais uma vez sua posição de liderança e demonstrando sua estratégia de desenvolvimento no Brasil. Pela primeira vez, estamos abrindo simultaneamente duas novas linhas entre a Europa e Fortaleza, além de um novo polo estratégico com a nossa parceira GOL. Este novo hub oferece agora aos nossos clientes uma oferta enriquecida de conexões para o Norte e Nordeste do Brasil com uma rota mais simples e rápida, afirma Jean-Marc Janaillac, Presidente e CEO Air France-KLM.

"Fortaleza é o terceiro destino no Brasil para o qual a KLM opera voos diretos. Isso fortalece a posição da KLM como a companhia aérea europeia mais importante operando no mercado brasileiro, tanto para viagens de negócios quanto para lazer. Além dos serviços diários para São Paulo e Rio de Janeiro, estes voos, três vezes por semana para Fortaleza, fazem com que a KLM atinja a marca de 17 frequências semanais para o Brasil. Fortaleza está estrategicamente posicionada como ponto de entrada para a Europa e regiões importantes do Brasil. A parceria com a GOL abre um novo polo estratégico, que estimula a conexão entre Amsterdã e o Brasil. A KLM já atendeu 24 destinos no Brasil em um codeshare com a GOL em voos partindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Com todas as outras expansões na América do Sul nos últimos anos, isso representa um passo importante na estratégia da KLM e da AFKL na América do Sul”, afirma Pieter Elbers, Presidente e CEO da KLM.

“O lançamento do hub em Fortaleza concretiza mais uma etapa bem-sucedida da nossa parceria estratégica com a Air France-KLM ao longo desses quatro anos. A partir de agora, os clientes do norte e nordeste do país contam com as melhores opções de voos para viajar para qualquer um dos destinos da GOL ou chegar à Europa com as nossas parceiras. Desde o anúncio deste projeto, trabalhamos em conjunto para oferecer o menor tempo de conexão do mercado, ajustamos nossos horários, incluímos mais voos e uma nova rota para Natal, tudo planejado para fazer do hub nordeste um sucesso, com mais eficiência e conforto para os nossos clientes”, diz Paulo Kakinoff, presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

Experiência Air France-KLM e GOL com o novo hub

Com esta inauguração de operações em conjunto, a Air France-KLM e a GOL irão proporcionar uma experiência única de viagem aos passageiros, tanto de turismo como corporativo.

O novo hub se tornou um polo estratégico e permite que os clientes da Air France, KLM e GOL se beneficiem de conexões simplificadas de e para a Europa para 7 destinos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil - Belém, Brasília, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Luis. Os horários dos voos são mais atrativos e convenientes, pois estão estruturados em dois períodos de conexões, um pela manhã e outro no final da tarde, entregando o melhor tempo total de viagem da indústria, com intervalo médio de apenas uma hora. Além disso, para todo o percurso, é necessário fazer apenas um único check-in e despacho de bagagem.

No total, a parceria entre as empresas compreende uma malha aérea otimizada de 104 destinos europeus e 50 destinos brasileiros.

Air France-KLM no Brasil: oferta recorde

O Grupo Air France-KLM terá em 2018 a maior operação de sua história em território brasileiro, com 44 voos por semana e excederá a marca de 1,3 milhão de assentos, um aumento de 26% em relação ao cenário atual.

Desde o início de 2017, com o crescimento da demanda por viagens internacionais, a Air France e a KLM passaram a investir com agilidade no Brasil. O lançamento do Hub Nordeste em Fortaleza, com a GOL, aeronaves maiores operando em São Paulo e o aumento da oferta e aeronaves mais modernas no Rio de Janeiro, são parte desse plano de expansão no país.

Os clientes do Grupo Air France-KLM têm acesso a uma malha aérea de 314 destinos em 116 países, além de possibilitar que o passageiro, seja nos sites das companhias, seja com o agente de viagens de preferência, possa escolher entre sair do Brasil com a Air France e voltar com a KLM, e vice-versa, podendo fazer paradas grátis em Paris e Amsterdã na ida e na volta.

Em 17 anos de história, a GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES ajudou a construir elos, aproximando pessoas e diminuindo distâncias com segurança e inteligência. A empresa teve um importante papel na democratização do transporte aéreo no Brasil, contribuindo para que cerca de 18 milhões de pessoas voassem pela primeira vez. Com isso, tornou-se a maior companhia aérea de baixo custo e a de melhor tarifa da América Latina. É ainda líder em passageiros transportados no mercado doméstico, tanto no segmento de lazer quanto no corporativo, e em pontualidade – de acordo com dados da Infraero.

A GOL possui a maior oferta de assentos com o selo “A” da ANAC, disponibilizando ainda mais conforto em seus mais de 700 voos diários, que atendem 65 destinos domésticos e internacionais para a América do Sul e Caribe.

A companhia mantém alianças estratégicas com Delta Air Lines, Air France e KLM, além de disponibilizar aos clientes 13 acordos de codeshare e mais de 70 de interline. Essa oferta traz mais conveniência e facilita as conexões para qualquer lugar atendido por essas alianças.

Com o seu programa de relacionamento Smiles, é possível acumular milhas e resgatar bilhetes para mais de 160 países e 800 destinos no mundo. Além disso, a Gollog capta e distribui cargas e encomendas em aproximadamente 2.500 municípios brasileiros e mais de 90 destinos internacionais em conjunto com as empresas parceiras.

In Press Porter Novelli(Produtos, Serviços, Malha, Frota, Tecnologia e Alianças)

Contato: +55 (11) 3330-3842/ 5098-2009

Loures Consultoria(Assuntos Corporativos, Operações eFinanceiro)

gol@louresconsultoria.com.br