Como a GOL está lidando com o COVID-19 (CORONAVÍRUS) ?

A GOL acredita que a combinação de conhecimento e processos com empatia e transparência é a forma mais poderosa e eficaz de lidar com um contexto complexo como esse.

Prestamos um serviço essencial para a sociedade. Sabemos que, entre nossos Clientes, há pessoas que precisam de tratamento de saúde, que vão visitar um familiar, que buscam manter ativos os seus negócios. Também realizamos transporte de materiais essenciais como equipamentos médicos ou até mesmo órgãos para transplantes.

Por isso, estamos em contato frequente e direto com o Ministério da Saúde e com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para estarmos informados dos protocolos de prevenção e controle. Reafirmamos que todas as medidas tomadas por nós colocam em primeiro lugar a segurança e o bem-estar dos nossos Clientes e Colaboradores. Nossa programação de voos passará por ajustes constantes, visando garantir o equilíbrio entre o novo cenário de demanda e a qualidade e amplitude da nossa malha aérea.

Você tem acesso às informações mais atualizadas sobre os serviços da GOL por meio das nossas fontes oficiais: o site voegol.com.br, o aplicativo e a Central de Relacionamento com os nossos clientes.

No Brasil – (0300 115 2121)

No exterior – (+55 11 5504 4410)

Atendimento de segunda a sábado das 08:00 às 22:00 (horário de Brasília).

Perguntas e respostas

Nossas aeronaves são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura 99,7% de partículas microscópicas como bactérias e vírus ao promover a renovação do ar dos aviões a cada 3 minutos. A higienização completa dos nossos aviões envolve a limpeza dos assentos, cintos de segurança, apoios de braço, mesinhas, janelas, saídas de ventilação, compartimentos de bagagem, carrinhos de serviço, banheiro e portas. A cada parada aplicamos desinfetantes de uso profissional e reforçamos as higienizações de pernoite.

 

Máscaras não estão sendo distribuídas, uma vez que a orientação do Ministério da Saúde e da Anvisa é de que elas devam ser usadas apenas por pessoas com suspeita de contaminação.

 

Você tem acesso às informações mais atualizadas sobre os serviços da GOL por meio do nosso site voegol.com.br, o aplicativo e a Central de Relacionamento com os nossos Clientes.

No Brasil – (0300 115 2121)*

No exterior – (+55 11 5504 4410)*

* Atendimento 24 horas.

 

Para incentivarmos, ainda mais, os procedimentos de prevenção e pensando na segurança dos nossos Clientes e de todos a bordo, serão instalados, nas estações dianteira e traseira das aeronaves, suportes de álcool em gel, facilitando o acesso ao produto.

Com o objetivo de evitar que a embalagem do produto seja manipulada por todos, haverá também frascos sob a responsabilidade do Chefe de Cabine. Sempre que solicitado por algum Cliente, ele fará a disponibilização, levando-o até a pessoa dentro do trolley.

 

A GOL destaca algumas dicas úteis sobre o tema, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde no link
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

  • Higienizar as mãos frequentemente com sabonete e água com lavagem cuidadosa de 40 a 60 segundos ou com álcool em gel 70% esfregando as mãos de 20 a 30 segundos.
  • Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripes e resfriados.
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Caso tenha voltado de países tais como China, Itália ou Irã, onde a contaminação tomou proporções maiores, e apresente sintomas, dirigir-se a um serviço de saúde.

 

Estão disponíveis duas opções para cancelamento, para voos até 14 de maio de 2020.

Cancelamento e crédito:

você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra da passagem.

Cancelamento e reembolso:

se optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada dependendo da regra da passagem adquirida.

 

Para voos até 30 de setembro de 2020, você poderá remarca-los para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra da passagem. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver.

 

Estão disponíveis duas opções para cancelamento, para voos até 14 de maio de 2020.

Cancelamento e crédito: você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra da passagem.

Cancelamento e reembolso: se optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada dependendo da regra da passagem adquirida.

 

Para voos até 14 de maio se 2020, você poderá remarca-los para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra da passagem. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver.

 

Passagens emitidas pela GOL Linhas Aéreas para destinos nacionais e internacionais, com embarque até 14 de maio de 2020, podem ser canceladas sem cobrança de taxa, via Central de Atendimento Smiles, independente da data da compra.

Nos casos de passagens emitidas pelas demais companhias aéreas parceiras, a Smiles segue as orientações de cada uma das empresas aplicáveis ao programa. Importante dizer que, por conta da mudança frequente do cenário internacional, essas políticas estão sempre em atualização.

 

Para voos nacionais, até 1 hora, e internacionais, até 2 horas antes do voo. Para remarcação não será cobrada a taxa, incidindo apenas a diferença entre tarifas, se houver, e você poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra da passagem.

Para cancelamento e crédito, você poderá cancelar a sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra da passagem.

Para cancelamento com reembolso não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida. Essas regras são válidas para passagens compradas para voos até 14 de maio de 2020.

 

A Gol faz exames médicos periodicamente em seus Colaboradores e mantém serviços de saúde internos, com multiprofissionalismo, para atendimento de seus funcionários. Além disso, são feitas orientações contínuas aos nossos colaboradores sobre a prevenção da doença e como se comportar na presença de sintomas respiratórios e febre.

 

Se você teve contato com pessoa sabidamente infectada, você deve ficar em isolamento domiciliar por 14 dias, observando se irá ou não apresentar sintomas da doença. Caso apresente sintomas brandos como falta de ar e febre, deverá se dirigir a um serviço de saúde mais próximo.

 

Não há evidências de que animais domésticos, como gatos ou cães, tenham sido infectados ou possam transmitir o vírus que causa a COVID-19.

 

Em atenção aos Clientes que voam GOL, a Companhia informa que, atenta ao impacto global do coronavírus e como forma de evitar aglomerações de pessoas, vai fechar as salas vip GOL Premium Lounge, localizadas nos embarques domésticos e internacionais dos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro) a partir desta quarta-feira (18 de março de 2020), com previsão de reabertura em 30 de abril. Além disso, a Companhia vai suspender, por tempo indeterminado, a entrada gratuita dos Clientes Smiles Diamante ou Premium Economy nos lounges de bases internacionais de parceiros aéreos ou aeroportuários. A empresa reforça que segue recomendações dos órgãos de saúde, e toma esta atitude como forma de zelar pela segurança dos Clientes, seu valor número 1.

 

O risco é menor. Comparado com esses locais, uma aeronave moderna tem o ar da cabine trocado com uma frequência muito maior. O ar fornecido à cabine da aeronave é filtrado por meio de filtros HEPA, com uma taxa de eficácia de 99,97% na remoção do vírus.

 

Informações extremamente úteis também podem ser encontradas na página “International Travel and Health” da OMS, por meio do seguinte link:
https://www.who.int/ith/en/.