Conheça o nosso atendimento e saiba quais documentos você deve providenciar antes da viagem

 
 
 

Voos nacionais

Para embarcar com um menor de 16 anos, você precisa apresentar um documento de identificação dela (original ou cópia autenticada), que pode ser um desses:

  • Passaporte válido com informação de filiação. Se não houver este dado, é necessário um outro documento que comprove o parentesco ou confirmação da Polícia Federal.
  • Carteira de identidade (RG).
  • Certidão de nascimento
  • *Válido apenas para menores de 12 anos.

O documento da criança e adolescente de até 16 anos incompletos deve comprovar a filiação ou o parentesco com o responsável, que também precisa apresentar um documento de identificação válido. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o menor pode viajar acompanhado de parentes maiores de idade até terceiro grau (pais, avós, bisavós, tios, irmãos e sobrinhos), desde que comprovado documentalmente o parentesco.

Confira então a relação de documentos que podem ser apresentados pelos responsáveis para comprovar o parentesco:

  • Pais ou irmãos maiores de 18 anos devem mostrar um desses:

      RG.

      Certidão de nascimento.

      Passaporte (somente se tiver a informação de filiação).

  • Avós ou tios:

      Certidão de nascimento.

  • Outro responsável maior de 18 anos:

      Caso o acompanhamento seja feito por uma pessoa maior de 18 anos sem nenhum grau de parentesco, deverá haver autorização do pai, mãe ou responsável e apresentar os seguintes itens.

      Documento original de identificação com foto válido em todo território nacional (Exemplo: RG ou passaporte).

      A criança ou adolescente menor de 16 anos só poderá viajar desacompanhado dos pais (ou responsável) com autorização judicial.

      Importante: A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

  • Para realizar a validação da assinatura da autorização escrita (caso ela não seja autenticada) e efetivar o embarque do menor, os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento do check-in.
 
 
 

Voos Internacionais

Para embarcar com uma criança ou um adolescente menor de 18 anos, você deve apresentar um documento do menor em formato original, podendo ser um desses:

  • Passaporte válido.
  • Carteira de identidade (RG), somente para países do Mercosul.

O menor de 16 anos só poderá viajar desacompanhado dos pais (ou responsável) com autorização judicial.

  • Se a criança ou adolescente estiver viajando com apenas um dos pais.
    • Você precisa providenciar autorização judicial ou autorização do outro genitor com firma reconhecida (neste último caso, em duas vias originais).
  • Se a criança ou adolescente estiver viajando acompanhado de terceiros maiores:
    • É necessária autorização judicial ou autorização de ambos os pais com firma reconhecida (neste último caso, em duas vias originais).

Confira aqui as regras para o embarque de menores desacompanhados.

 
 
 

Documentos para bebês, crianças e adolescentes

Válidas para viagens nacionais e internacionais, as regras de documentação da GOL garantem uma viagem tranquila e livre de complicações. Confira as normas para embarque de menores desacompanhados e clique aqui para saber mais sobre a documentação necessária para maiores de 12 anos.

 
 
 

Atenção!

  • A GOL não transporta crianças de 0 a 5 anos incompletos desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos.
  • Bebês de até 1 ano e 11 meses podem embarcar em voos nacionais sem pagar pela passagem aérea. Em voos internacionais, pagam 10% do valor da tarifa do adulto. Tanto nos voos nacionais como nos internacionais, o bebê deve viajar no colo de um adulto responsável maior de 18 anos.
  • Só é permitida um bebê de colo por cliente. Em caso de gêmeos é preciso que haja dois adultos pagantes.
  • Para mais informações, acesse o site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
 
 
 

Sistema de contenção para crianças (cadeirinha)

A GOL disponibiliza uma cadeirinha especial que pode ser utilizada a bordo dos aviões, por um valor extra. Ela acomoda uma criança de até 2 anos e deve ser solicitada com antecedência mínima de 48 horas para voos nacionais e 72 horas para voos internacionais. Por questões de segurança, a instalação da cadeirinha precisa seguir algumas regras, como não impedir a circulação dos passageiros e as saídas de emergência. Nesse caso, é cobrado o preço de um novo assento.

Se você quiser, pode levar a sua própria cadeirinha, mas ela deve ter um selo que identifique o produto como apto para ser utilizado em aviões. Aqui, o preço de um novo assento com desconto é cobrado.

Para reservar uma cadeirinha ou para levar a sua, entre em contato com a Central de Atendimento GOL.

  • Compartilhe