Ilustração de jovem mulher de máscara

Para a saúde e segurança de todos a bordo, o uso de máscara é obrigatório em nossos voos

Seguindo a Lei 14.019 de 2 de julho de 2020, a medida vale para todos os clientes e tripulação.


Os acontecimentos dos últimos tempos fizeram com que nossos hábitos, atitudes e crenças precisassem ser repensados, como a higiene das mãos ou a forma como interagimos e cumprimentamos pessoas.

O uso de máscaras como forma de evitar a transmissão de doenças, se tornaram obrigatórios em todo o mundo. E, no momento atual, essa passa a ser uma questão de segurança coletiva, mais do que uma decisão individual. Desde a sua fundação, a GOL tem como um dos pilares de seu código genético o zelo obstinado pela segurança de seus clientes, colaboradores e da sociedade.

No momento atual da pandemia, levando em consideração o cenário no Brasil e no mundo, assim como o surgimento das variantes do coronavírus, é permitida apenas a utilização dos seguintes modelos de máscara nos voos da GOL, seja por passageiros ou colaboradores:

  • Máscaras cirúrgicas descartáveis
  • Máscaras modelos PFF2 e N95, ambos sem válvula
  • Máscaras de tecido com tripla camada

A GOL reitera a importância desse equipamento de proteção individual e coletiva.

Exceções

De acordo com a Lei Federal nº 14.019/20, que tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção em espaços públicos e privados acessíveis às pessoas, o uso de máscaras será dispensado no caso de:

  • Pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscaras de proteção facial, conforme declaração médica (que poderá ser obtida por meio digital)
  • Crianças com menos de 03 (três) anos de idade
  • O passageiro deverá apresentar no momento do check-in e embarque da GOL o Atestado Médico, em que conste tal dispensa para a liberação do uso da máscara a bordo da aeronave

Nosso objetivo

Nosso objetivo maior é que todos a bordo tenham uma experiência segura e agradável no espaço compartilhado que caracteriza uma aeronave, com respeito, empatia e com o preceito ético que sempre nos orientou: quando se trata de Segurança, o individual nunca se sobrepõe ao coletivo.

Calendário

Dessa forma, com base nas informações científicas mais recentes e nas recomendações de diversos órgãos públicos - nacionais e internacionais - a GOL, desde o dia 10 de Maio, requer que todos os seus passageiros usem máscaras, trazidas pelos próprios passageiros, em todos os voos operados pela empresa. A mesma medida é válida para a totalidade dos colaboradores da companhia, sem exceção.

Ao longo desse período, usaremos nossos canais de comunicação para orientar àqueles que têm voos marcados conosco e compartilharemos recomendações sobre a melhor forma de confeccionar máscaras caseiras não cirúrgicas.

Nossos levantamentos realizados nos últimos dias mostram que mais de 90% das pessoas que embarcam nos aviões da companhia já usam máscaras. O índice evidencia que essa medida também se caracteriza pelo respeito e pela empatia, promovendo de forma enfática nosso preceito ético.

Aproveitamos para ressaltar que os nossos já rigorosos padrões de sanitização foram intensificados nos últimos meses e que todas as nossas aeronaves contam com filtro HEPA, um equipamento que elimina do ar 99,9% de quaisquer partículas nocivas à saúde como vírus e bactérias.

Mask

Limpeza dentro da aeronave

Aeronave

Além do filtro HEPA, a companhia implementou um processo aprimorado de limpeza noturna com o uso de desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso na cabine, incluindo a dos pilotos.

A GOL tem distribuído, também de forma constante, luvas e máscaras aos seus colaboradores, além de manter à disposição nas aeronaves álcool em gel para a tripulação e clientes. Adotamos, ainda, medidas extraordinárias de atendimento com o objetivo de reforçar os procedimentos de saúde e segurança, incentivando ao máximo o distanciamento social.

Orientamos todos a fazerem check-in pelo nosso site ou aplicativo e, para evitar o toque na superfície da tela, desligamos os totens de autoatendimento nos aeroportos. Esses dispositivos agora têm QR codes que direcionam o cliente diretamente para o nosso app. Dessa forma, os passageiros podem se dirigir diretamente ao portão de embarque, onde devem ficar atentos à distância de outras pessoas mesmo no momento de formar filas de embarque. Nossas equipes estão atentas para incentivar essa atitude e informam a hora certa de se dirigir ao portão. Outras medidas incluem o fechamento das salas Vip dos aeroportos para evitar aglomerações e a suspensão do serviço de bordo.

Transporte gratuito para profissionais de saúde

Celular

Seguindo as diversas iniciativas do Compromisso GOL, fomos a primeira Companhia a disponibilizar passagens aéreas sem a cobrança de tarifa aos médicos e demais profissionais de Saúde que precisavam se deslocar pelo Brasil para prestar atendimento aos doentes vítimas do coronavírus. Depois de quase 15 meses e milhares de profissionais transportados para todos os Estados, encerramos esse benefício a partir da sexta-feira, 12 de novembro de 2021. 


Com a porcentagem de brasileiros vacinados aumentando e o número de contágio e óbitos caindo, a GOL se orgulha de ter feito parte dessa rede de solidariedade que foi fundamental para que o nosso país pudesse seguir em frente. E, por isso mesmo, continuará contribuindo para o combate ao coronavírus com o transporte gratuito de vacinas, distribuindo os lotes destinados aos Estados, sempre com a esperança de que, o quanto antes, toda a população brasileira esteja 100% imunizada e pronta para retomar plenamente suas atividades.

Como sempre, nos colocamos à disposição com todo o Time de Águias da GOL e em todos os nossos canais para conversar mais sobre a adoção dessa medida e auxiliar nossos Clientes, Parceiros e Colaboradores sobre quaisquer pontos e dúvidas que possam surgir.

Mask