Se você estiver viajando com menores de 16 anos é recomendado que eles estejam na mesma reserva do adulto responsável, pois assim seremos capazes de identificar antecipadamente esta condição e alocar os passageiros em assentos próximos, independente da contratação da marcação prévia de assentos.
Além disso, você pode marcar seus assentos a qualquer momento, de acordo com a tarifa aplicável correspondente, ou poderá encontrar assentos gratuitos e seguir com sua marcação dentro do prazo da janela de check-in (48 horas antes do voo).
Recomendamos que faça seu check-in nos canais de atendimento disponíveis e marque os assentos antecipadamente. Se isso não acontecer, entre em contato conosco através da nossa CRC (0300 115 2121) ou procure nossos colaboradores no aeroporto antes do prazo de encerramento do check-in (1 hora antes da partida do voo).
Caso o acompanhamento seja feito por uma pessoa maior de 18 anos sem nenhum grau de parentesco, deverá haver autorização do pai e mãe ou responsável e apresentar um dos seguintes itens:
- Documento original de identificação com foto válido em todo território nacional (Exemplo: RG ou passaporte);
- Passaporte válido e que conste expressa autorização para que o menor viaje desacompanhado.
- O responsável também tem como opção apresentar a Autorização Eletrônica de Viagem de crianças e adolescentes. Confira mais detalhes em www.e-notariado.org.br.
Autorização por escrito
Além do documento de identificação válido, nos casos em que a criança ou adolescente de até 16 anos incompletos viaja com um maior sem grau de parentesco, é necessário levar:
- Autorização escrita do pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório. Vale saber que a autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos;
Documentos do responsável maior de 18 anos:
- Documento original de identificação com foto válido em todo território nacional (Exemplo: RG ou passaporte).
- A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibiliza um modelo de formulário padrão para que pais ou responsáveis autorizem o embarque de menores de 16 anos acompanhados de pessoas que não têm até o 3° grau de parentesco.
- A GOL não transporta crianças de 0 a 8 anos incompletos desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos.
- Bebês de até 2 anos incompletos podem embarcar em voos nacionais sem pagar pela passagem aérea. Em voos internacionais, pagam 10% do valor da tarifa do adulto. Tanto nos voos nacionais como nos internacionais, o bebê deve viajar no colo de um adulto responsável maior de 18 anos.
- Só é permitido um bebê de colo por cliente. Em caso de gêmeos, é preciso que haja dois adultos pagantes.
- Para mais informações, acesse o site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Autorização por escrito
O menor de 16 anos incompletos só poderá viajar desacompanhado dos pais (ou responsáveis legais) com:
- Autorização judicial ou autorização do outro genitor com firma reconhecida em cartório (neste último caso, em duas vias originais).
Quais documentos são permitidos para identificar o menor de idade?
- Passaporte original e válido;
- Carteira de identidade (RG), somente para viagem a países do Mercosul.
Documentos do responsável maior de 18 anos sem grau de parentesco
- Passaporte válido ou, no caso exclusivo de viagens para países do Mercosul, Carteira de identidade (RG) original.
Destinos GOL que exigem visto:
- Estados Unidos;
- Panamá (exceto para estadia inferior a 180 dias para turismo);
- República Dominicana (exceto para brasileiros, que podem obter um Cartão de Turista na chegada para estadia inferior a 30 dias);
- Suriname (exceto para estadia inferior a 3 meses. Neste caso, é cobrada taxa de 100 dólares).
Antes de comprar a passagem, é importante consultar o consulado do país de destino para se informar sobre o visto, já que as regras variam de país para país. Todos os destinos exigem passaporte válido por pelo menos 6 meses contados a partir da data do retorno.
- Atenção! Para viagens com destino ou saída da cidade mexicana de Cancún, viajantes de todas as idades devem apresentar o Formulário de Imigração do país. O documento deve ser impresso em duas vias: a primeira ficará na entrada da imigração e a segunda deverá ser entregue na volta. Caso o viajante não a apresente, terá que solicitar uma segunda via, pagando por ela. Acesse o formulário de imigração de Cancún e preencha.
- Você pode conferir maiores informações sobre entrada em destinos internacionais, clicando aqui.
- A GOL não transporta crianças de 0 a 8 anos incompletos desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos.
- Bebês de até 2 anos incompletos podem embarcar em voos nacionais sem pagar pela passagem aérea. Em voos internacionais, pagam 10% do valor da tarifa do adulto. Tanto nos voos nacionais como nos internacionais, o bebê deve viajar no colo de um adulto responsável maior de 18 anos.
- Só é permitido um bebê de colo por cliente. Em caso de gêmeos, é preciso que haja dois adultos pagantes.
- Para mais informações, acesse o site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A GOL disponibiliza uma cadeirinha especial que pode ser utilizada a bordo dos aviões, por um valor extra. Ela acomoda uma criança de até 2 anos incompletos e deve ser solicitada com antecedência de 7 dias do voo nacional ou internacional.
Por questões de segurança, a instalação da cadeirinha precisa seguir algumas regras, como não impedir a circulação dos passageiros e as saídas de emergência. Neste caso, é cobrado o preço de um novo assento.
Se quiser, você pode levar a sua própria cadeirinha, basta entrar em contato com a GOL e solicitar autorização para esse transporte, enviando o manual da cadeirinha para o e-mail medif@voegol.com.br, arquivo no formato PDF, além de informar a marca e modelo do equipamento de contenção e o seu código localizador de viagem, pois é necessário avaliarmos se ele poderá ser instalado em nossas aeronaves.
Para adquirir esse serviço e solucionar outras dúvidas, ligue para 0300 115 2121 (do Brasil) ou +55 (11) 5504-4410 (do exterior).
A GOL não disponibiliza serviço de alimentação para bebês e crianças com idade inferior a 2 anos em seus voos