Voando com a GOL

Através do celular, você pode baixar o aplicativo da GOL pela Apple Store ou Play Store e seguir os passos indicados.
Fique atento aos horários para realizar seu check-in nos canais online:
· Voos nacionais e internacionais: check-in disponível de 48 horas a 1 hora antes do voo;
· Voos de/para os Estados Unidos operados pela GOL:​ check-in disponível de 24 horas a 1 hora antes do voo.

Para mais dúvidas acesse a página Como Fazer Check in.

Em viagens nacionais, você deve se apresentar ao balcão de atendimento do aeroporto pelo menos duas horas antes do horário de partida do voo. Em viagens internacionais, pelo menos três horas antes do voo.​

Embarque nacional:
Início do embarque: 45 minutos antes da decolagem.
Fim do embarque: 20 minutos antes da decolagem.

Embarque internacional:
Início do embarque: 60 minutos antes da decolagem.
Fim do embarque: 15 minutos antes da decolagem.

Clientes GOL podem fazer o check-in nos totens de autoatendimento ou no próprio balcão de atendimento no aeroporto. Devem estar com o código da reserva (localizador) e um documento de identificação válido. Em caso de dúvida, procure um atendente da GOL.​
Fique atento ao prazo de check-in nos aeroportos (via balcão)
· Voos nacionais e internacionais: atendimento disponível de 3 horas a 1 hora antes do voo.

​Para voos nacionais, qualquer um dos documentos listados abaixo é aceito (original ou cópia autenticada):

•  Carteira de Identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados ou do Distrito Federal, com foto;
•  Passaporte nacional;
•  Carteiras de identidade expedidas pelos Ministérios e órgãos subordinados ao presidente da República, incluindo os comandos do Exército, Marinha, Aeronáutica e Ministério da Defesa;
•  Carteira Nacional de Habilitação (modelo físico com fotografia);
•  Carteiras profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais (modelos com fotografia), como CREA, OAB, CRM, etc;
•  Carteira de trabalho;
•  DNI (Documento Nacional de Identidade);
•  Título de Eleitor Eletrônico (com nome civil ou nome social), válido apenas se a Biometria estiver cadastrada.
•  No caso de índios ou silvícolas, caso o passageiro não tenha nenhum dos documentos listados, seu embarque poderá ser feito com a apresentação de Declaração de Identificação emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) ou qualquer outro documento que o identifique, também emitido por este órgão;
•  A CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) agora é aceita no embarque de passageiros em trechos domésticos. Para ser um documento válido, suas informações devem ser compatíveis com as informações do cartão de embarque. O documento deve ser apresentado dentro do próprio aplicativo “CNH Digital” no celular do passageiro.

Atenção: captura de tela ou foto da CNH-e não são válidas para o embarque.

Para voos internacionais, confira abaixo os documentos aceitos por país:
•  Argentina: RG ou passaporte;
•  Bolívia: RG ou passaporte;
•  Chile: RG ou passaporte;
•  Colômbia: RG ou passaporte;
•  Panamá: passaporte;
•  Paraguai: RG ou passaporte;
•  República Dominicana: passaporte;
•  Uruguai: RG ou passaporte.

Na GOL, o uso de aparelhos portáteis agora está liberado durante todo o voo, inclusive nos processos de decolagem e pouso, desde que estejam no modo avião. Aparelhos sem modo avião devem ter wi-fi e Bluetooth desativados. Os equipamentos eletrônicos portáteis liberados para utilização são tablets, e-readers, smartphones, players de música e videogames. Ligações telefônicas podem ser feitas antes da decolagem e após o pouso. Equipamentos como notebooks e DVD players portáteis devem ser colocados no compartimento de bagagem ou acomodados dentro de uma mochila, abaixo do banco, durante a decolagem e o pouso, por questões de segurança.​​

Brasileiros maiores de 18 anos em voos nacionais:

Nos casos de furto, roubo ou extravio de documento de identificação no Brasil, o passageiro pode apresentar o Boletim de Ocorrência (BO), desde que ele tenha sido emitido há menos de 60 dias.
 

•  Brasileiros maiores de 18 anos em voos internacionais:

Em caso de perda do passaporte ou cédula de identidade, o turista deve fazer um Boletim de Ocorrência na polícia do país onde estiver e apresentá-lo no Consulado Brasileiro Caso a pessoa precise embarcar no dia em que perdeu o passaporte ou o RG, pode solicitar gratuitamente outro documento, chamado Autorização de Retorno ao Brasil. Para isso, também é preciso fazer um Boletim de Ocorrência e apresentar algum outro documento de identificação. Neste caso, o viajante deve voltar diretamente ao Brasil O turista também pode procurar orientação junto ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
 

•  Brasileiros menores de idade em voos internacionais:

É aceito para embarque Internacional somente passaporte original dentro do prazo de validade ou RG emitido pela Secretaria de Segurança Pública do estado (para países do MERCOSUL). Não há possibilidade de outro documento.
 

•  Brasileiros menores de 12 anos em voos nacionais:

Para o embarque de crianças, o Boletim de Ocorrência não é aceito. Se o menor de 12 anos já fez o trecho de ida, mas perdeu a documentação durante a viagem, para o retorno é necessário apresentar uma autorização do Juizado de Menores. Brasileiros entre 12 anos completos e 18 incompletos podem embarcar com o BO.

Não é permitido o embarque de passageiros estrangeiros portando apenas o Boletim de Ocorrência de perda ou roubo de documentos. Estes clientes devem procurar o consulado ou a embaixada de seu país, com o BO em mãos, para retirar o Salvo-Conduto, que permitirá o retorno ao país de origem.​

É um local exclusivo de atendimento que fica nas salas de embarque do aeroporto de Congonhas (São Paulo). Neste espaço, você conta com telefones para contato direto com a nossa Central de Relacionamento e a do Programa Smiles. Há, ainda, totens de autoatendimento pelos quais você pode:

  • Verificar o status do seu voo; 
  • Alterar o seu assento;
  • Antecipar, adiar e cancelar voos;
  • Alterar o seu voo em caso de reacomodação;
  • Imprimir voucher de alimentação, transporte, hospedagem e comunicação, quando necessário. 

Clientes em busca de mais conforto e privacidade podem adquirir um assento adicional em nossos voos. O serviço é procurado especialmente por pessoas com obesidade ou viajantes que precisam transportar instrumentos musicais na cabine, como um violoncelo.  
 


Você deseja adquirir um assento extra para sua viagem?  

É só ligar para 0300 115 2121 (ligações feitas do Brasil) ou +55 (11) 5504 4410 (ligações internacionais). Vale reforçar que não é possível fazer esse tipo de reserva por meio do site da GOL. 

Informações importantes sobre a compra de um assento adicional: 

  • A cobrança é feita segundo a tarifa disponível no momento da reserva;
  • Não há cobrança de taxa de embarque para o assento adicional;
  • A aquisição não dá direito a bagagens adicionais. 

Confira mais informações sobre assistência especial.

Voos com escala: se a aeronave na qual vai viajar for fazer uma escala, você não precisa desembarcar. A escala é feita normalmente para reabastecer o avião e/ou para que novos passageiros possam embarcar. 

Para uma viagem tranquila e sem complicações, é só seguir as recomendações de segurança da nossa equipe de voo. Também mantenha seu cartão de embarque em mãos, pois ele será validado novamente no aeroporto de escala. 

Voos com conexão: nos casos de voos com conexão, é preciso deixar o avião para reembarcar em outra aeronave. Se precisar, peça informações à equipe GOL no aeroporto em que você fizer a primeira parada. 

Para voos com conexão, é importante saber:

•  Você não precisa retirar a sua bagagem do primeiro avião, apenas no destino final. A exceção só acontece para voos vindos de Miami ou Orlando com escala nos aeroportos de Brasília ou Fortaleza;
•  Você não precisa fazer um novo check-in;
•  Em voos internacionais, ao entrar na zona de embarque, é preciso passar pela Polícia Federal local para realizar o processo de imigração. Por conta disso, os agentes farão nova verificação de documentos;
•  Passageiros que necessitam de assistência especial, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, têm prioridade no embarque, assim como clientes do programa de relacionamento Smiles Diamante, Smiles Ouro e Delta Elite. 

Se você tem voo marcado para Miami ou Orlando com conexão em Brasília e origem em São Paulo (CGH e GRU), Rio de Janeiro (GIG e SDU) ou Belo Horizonte (CNF), é muito importante ficar atento ao tempo limite para conexão. 

Esta recomendação é feita porque, para que nossos clientes cheguem bem rápido aos Estados Unidos, o tempo de conexão no aeroporto de Brasília não é muito extenso. Dica: para fazer o trajeto certo e não perder tempo, acompanhe as sinalizações do aeroporto, evite paradas e siga direto para sua conexão. 

Informações sobre a retirada de bagagens em voos com conexão:

•  Em voos partindo do Brasil para Miami ou Orlando, você despacha a mala em seu aeroporto de origem e só precisa retirá-la quando chegar ao destino final;
•  Em voos com origem em Miami ou Orlando com destino ao Brasil, você precisa retirar sua bagagem no aeroporto de Brasília ou Fortaleza durante a conexão. Neste caso, então, é preciso sair da imigração, retirar a bagagem na esteira e seguir para o check-in do próximo voo.