Bagagem de mão

Todos os passageiros podem levar gratuitamente uma bagagem de mão de até 10 kg e um item pessoal como uma bolsa, um notebook, um tablet ou uma sacola com produtos comprados em free shop.

Bagagem de mão

Tamanho permitido: 40 x 25 x 55 cm

(comprimento x largura x altura)

Peso permitido: Até 10 Kg

Dica: Caso seu lugar não seja na saída de emergência ou nas primeiras fileiras da aeronave, acomode seu item pessoal no bolsão da poltrona à frente ou no espaço disponível debaixo do assento.

O que posso levar?

É muito importante consultar com antecedência o que você pode levar na bagagem de mão.Clique aqui e saiba mais.

Dê preferência para mochilas ou malas pequenas, pois é preciso respeitar as seguintes dimensões: 40 x 25 x 55 cm
(comprimento x largura x altura).

Atenção: A bagagem de mão pode ser enviada para o porão da aeronave quando a mala for maior do que as dimensões permitidas ou quando os compartimentos superiores estiverem lotados.

Bagagem despachada

Durante a compra da sua passagem você poderá adquirir a bagagem despachada.

Bagagem de despachada

Tamanho permitido: 50 x 28 x 80 cm

(comprimento x largura x altura)

Peso permitido: Até 23 Kg

Cada bagagem despachada corresponde a um único volume de até 23 kg. Se esse peso for dividido em dois ou mais volumes, cada volume extra será cobrado como bagagem adicional.

Lembre-se: Algumas tarifas possuem o benefício de bagagem despachada gratuitamente.

Promo

Light

Plus

Max

Premium*

Não inclui despacho
de bagagem

Não inclui despacho
de bagagem

1ª bagagem despachada
gratuitamente

1ª e 2ª bagagens
despachadas
gratuitamente

1ª e 2ª bagagens
despachadas
gratuitamente

*Disponível somente para voos internacionais.

Atenção: Se você já comprou sua passagem e precisa levar mais bagagens, poderá adquirir antecipadamente através do Minhas Reservas ou durante o check-in. Clientes que compraram passagens através de outros sites ou agências de viagem que não pertencem à GOL, devem acessar o Minhas Reservas utilizando o localizador e sobrenome.

Valores

Bagagens Voos nacionais Voos internacionais
Bagagem despachada (até 23kg cada)Canais digitais*Balcão de check-inCanais digitais*Balcão de check-in
1ª bagagem (Tarifa Light e Promo)R$ 50R$ 100R$ 50R$ 100
2ª bagagemR$ 70R$ 140R$ 115R$ 230
3ª a 10ª bagagem (cada)R$ 80R$ 160R$ 165R$ 330

*Atenção para as restrições no totem: Não é aceito pagamento com cartão de débito.

Compre sua bagagem com antecedência via site, aplicativo
ou totem e ganhe 50% de desconto.

Regras anteriores

Light

Programada

Flexível

GOL Premium*

Não inclui despacho
de bagagem

1ª bagagem despachada
gratuitamente

1ª bagagem despachada
gratuitamente

1ª e 2ª bagagens despachadas
gratuitamente

*Disponível somente para voos internacionais.

Selecione abaixo
o tipo do seu voo:

Internacional
Doméstico
Tipo de voo: Tarifa escolhida:
1 ª
bagagem
gratuita
2 ª
bagagem
gratuita
3 ª
bagagem
gratuita
4 ª a 10 ª
Tipo de voo: Tarifa escolhida:
1 ª
bagagem
gratuita
2 ª
bagagem
gratuita
3 ª a 10 ª
refazer teste
 
 
 

Use nosso simulador

e entenda as regras                  
de bagagem  da GOL.*

 

*Preço com 50% de desconto, válido para compra antecipada através
dos nossos canais digitais (aplicativo, site mobile, web site ou totem).

A bagagem é determinada por passageiro e por trecho

Veja os exemplos

Para voos de ida e volta, você precisa adquirir bagagem para cada trecho:

Origem
São Paulo (CGH)
Destino
Rio de Janeiro (GIG)
 
1 bagagem contratada para a ida
 
Voos de ida e volta
Origem
Rio de Janeiro (GIG)
Destino
São Paulo (CGH)
 
1 bagagem contratada para a volta
 

A compra da bagagem é válida desde a origem até o destino final,
independentemente da escala ou conexão do voo.

voo com conexão
Origem
São Paulo (CGH)
Conexão
Recife (REC)
Destino
Fernando de Noronha (FEN)
1 bagagem contratada

Ganhe uma bagagem grátis

Com a GOL se você voar 10 trechos, você conquista a categoria Smiles Prata
e não paga a 1ª bagagem despachada.*

*Benefício concedido a clientes Smiles Prata. Os 10 trechos devem ser voados com a GOL ou suas parceiras aéreas, dentro do mesmo ano e pagos em dinheiro. Trechos são todos os segmentos da sua viagem. Por exemplo: para voos diretos considera-se 1 trecho e para voos com 1 conexão (onde há troca de avião), considera-se 2 trechos. É necessário informar o número Smiles no momento da compra ou do check-in.

Para conhecer todas as regras do produto, acesse os termos e condições.

logo Smiles

Todos os clientes Smiles podem levar gratuitamente uma bagagem de mão de até 10kg e um item pessoal.

Clientes das categorias Diamante, Ouro e Prata e portadores dos cartões Smiles Infinite e Platinum possuem benefícios exclusivos. Confira abaixo:

Categoria Smiles

Categoria Diamante

1ª, 2ª e 3ª bagagens de até 23 kg (cada) gratuitas.

Atenção: os benefícios não são estendíveis aos acompanhantes e estão condicionados à categoria do cliente no momento de uso dos mesmos, e não da aquisição da passagem.

Categoria Ouro

1ª e 2ª bagagens de até 23 kg (cada) gratuitas.

Atenção: os benefícios não são estendíveis aos acompanhantes e estão condicionados à categoria do cliente no momento de uso dos mesmos, e não da aquisição da passagem.

Categoria Prata

1ª bagagem de
até 23 kg gratuita.

Atenção: os benefícios não são estendíveis aos acompanhantes e estão condicionados à categoria do cliente no momento de uso dos mesmos, e não da aquisição da passagem.

Cartões de Crédito Smiles

Cartão de crédito Smiles Infinite

1ª bagagem de até 23 kg gratuita.*

Atenção: os benefícios não são estendíveis aos acompanhantes e estão condicionados à categoria do cliente no momento de uso dos mesmos, e não da aquisição da passagem.

Para ter o direito do benefício da bagagem gratuita, é necessário apresentar o cartão de crédito
físico e válido no balcão de check-in da GOL.

Cartão de crédito Smiles Platinum

1ª bagagem de até 23 kg gratuita.*

Atenção: os benefícios não são estendíveis aos acompanhantes e estão condicionados à categoria do cliente no momento de uso dos mesmos, e não da aquisição da passagem.

Para ter o direito do benefício da bagagem gratuita, é necessário apresentar o cartão de crédito
físico e válido no balcão de check-in da GOL.

Clientes Smiles também podem comprar bagagem

Se você emitiu seu bilhete com milhas Smiles e precisa levar mais bagagem, saiba que existem duas formas de comprar com antecedência. A primeira delas é no site da Smiles, onde o pagamento poderá ser efetuado com milhas ou dinheiro. A segunda é por meio dos canais de autoatendimento da GOL (site, aplicativo, totem), no momento do check-in.

Adquirindo pelos canais descritos acima, você garante 50% de desconto.

Atenção: clientes que comprarem a bagagem no balcão de check-in do aeroporto, pagarão o valor integral.

Ir para site Smiles

Benefício não cumulativo

Os benefícios de bagagens da sua tarifa, da sua categoria Smiles e do seu cartão de crédito Smiles não são cumulativos. Você não precisa se preocupar. Sempre vale o maior benefício.

Exemplo 1: se você adquiriu uma Tarifa Plus e é um cliente Smiles da categoria Prata, tem direito à 1ª bagagem despachada gratuita. Se quiser levar mais uma, será cobrado pelo valor referente a 2ª bagagem despachada, ou seja, R$ 50,00 na compra antecipada.

Exemplo 2: se você adquiriu uma Tarifa GOL Premium e possui um cartão de crédito Smiles Infinite, tem direito a 1ª e 2ª bagagens despachadas gratuitas, por conta da Tarifa GOL Premium. Se quiser levar mais uma, será cobrado pelo valor referente à 3ª bagagem despachada, ou seja, R$ 150,00 na compra antecipada

Selecione abaixo
o tipo do seu voo:

Internacional
Doméstico
Tipo de voo: Tarifa escolhida:
1 ª
bagagem
gratuita
2 ª
bagagem
gratuita
3 ª
bagagem
gratuita
4 ª e 5 ª
Tipo de voo: Tarifa escolhida:
1 ª
bagagem
gratuita
2 ª
bagagem
gratuita
3 ª a 5 ª
refazer teste
 
 
 

Use nosso simulador

e entenda as regras                  
de bagagem  da GOL.*

 

*Preço com 50% de desconto, válido para compra antecipada através
dos nossos canais digitais (aplicativo, site mobile, web site ou totem).

Para conhecer todas as regras do produto, acesse os termos e condições.

Excesso de bagagem

Caso ultrapasse 23 kg, será cobrado R$ 25,00 para voos nacionais e R$ 25,00 para voos internacionais por quilo excedente. Nenhuma peça pode ultrapassar 45 kg em voos nacionais e 32 kg em voos internacionais. Para saber o limite de peso por bagagem em voos internacionais operados por parceiras aéreas da GOL, clique aqui e consulte a regra da companhia aérea que irá viajar.

Quantos quilos excedentes é possível comprar?

Cada passageiro poderá comprar até 200 kg como excesso de bagagem. Caso esse limite seja ultrapassado, o cliente deverá despachar as peças como carga, via GOLLOG.

O que levar na bagagem?

Antes de organizar suas malas, lembre-se de consultar o que você pode levar na bagagem.

Regras e valores anteriores

Destino Brasil Internacional*
DomésticoR$ 12R$ 12
InternacionalR$ 15USD 4

*Convertido para moeda local. Valor por kg.

Bagagem atrasada ou extraviada

Alguns imprevistos podem ocorrer durante o transporte da bagagem, ocasionando atraso na entrega.
Nestas situações, nosso time age prontamente para localizar e devolver as bagagens o mais rápido possível.

Registro de atraso ou extravio de bagagem

Caso não tenha recebido sua bagagem na chegada do seu voo, dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL, ainda na área de desembarque, e preencha o Relatório de Irregularidade de Bagagem.

O número de referência do extravio será recebido no momento do atendimento ou posteriormente através de SMS. Conserve-o para poder acompanhar o rastreamento de sua bagagem.

Prazos de busca

Se sua bagagem não for localizada no prazo de 7 (sete) dias para voo nacional ou 21 (vinte e um) dias para voo internacional a contar da data do Registro de Irregularidade de Bagagem, nossa Central de Indenização entrará em contato para prosseguir com a indenização final.

Rastreie sua bagagem

Informe o número de referência do extravio e o primeiro nome ou sobrenome. Verifique os dados pessoais e de contato registrados. Se necessário, realize alterações no campo “Editar” ou, se precisar de informações adicionais, envie uma mensagem no campo “Entre em contato com sua companhia aérea”.

Bagagem danificada e falta de itens

Se você recebeu sua bagagem danificada e/ou identificou a falta de itens, contate um colaborador do Serviço de Bagagem, preferencialmente antes de deixar a área de desembarque, para registrar sua reclamação.

Informamos que alguns danos como arranhões, amassados, falta do cursor do zíper, danificação no cadeado, logomarca da mala e cravos de apoio estão suscetíveis ao desgaste por uso da bagagem e podem ocorrer sem que tenha havido falha no transporte ou manuseio indevido por parte da GOL. Nesses casos, não temos como providenciar o conserto ou a substituição, uma vez que o dano não compromete o uso da bagagem.

Registro de danificação de bagagem

Se ainda está no aeroporto:
Dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL para relatar o dano e realizar a abertura do Relatório de Irregularidade de Bagagem. Todas as informações sobre como iremos proceder para solucionar o dano serão transmitidas por um de nossos colaboradores durante o atendimento no aeroporto.

Se já deixou o aeroporto:
Você dispõe de 7 (sete) dias (a contar da data de recebimento da sua bagagem) para realizar o registro do Relatório de Irregularidade. Para isso, é necessário que se apresente no Serviço de Bagagem GOL do aeroporto
mais próximo com a bagagem danificada e os comprovantes de despacho.

Registro da falta itens

Se ainda está no aeroporto:
Dirija-se ao Serviço de Bagagem GOL, caso perceba o desaparecimento de um item na sua bagagem e realize a abertura do Relatório de Irregularidade. Todas as informações sobre como iremos proceder para solucionar
o problema serão transmitidas por um de nossos colaboradores durante o atendimento no aeroporto.

Se já deixou o aeroporto:
Caso perceba a falta de itens da sua bagagem apenas quando estiver deixado o aeroporto, você deverá comparecer no Serviço de Bagagem GOL no prazo de 7 (sete) dias a contar da data de recebimento da mala.

Itens como dinheiro, documentos, joias, equipamentos eletrônicos e frágeis devem ser transportados como bagagem de mão. Não nos responsabilizamos por perdas ou danos desses objetos.

Recomendações

Disponibilizamos algumas dicas para que você possa preparar sua bagagem da melhor forma:

• A etiqueta de identificação inserida no check-in pode se perder durante o percurso até a aeronave. Por isso, as identificações pessoais podem agilizar a localização nos casos de extravio. Na parte externa, coloque um identificador próprio com sobrenome, número de telefone e e-mail e, na parte interna, coloque um cartão de visita ou um papel com estes mesmos dados.

• Antes de despachar sua bagagem, retire todas as etiquetas de viagens anteriores.

• Personalize sua bagagem com fitas, adesivos ou qualquer outro acessório que possa identificá-la facilmente na esteira da restituição de bagagens e evitar trocas.

• Adapte o tamanho da sua bagagem às suas necessidades e verifique se está fechada corretamente. Uma bagagem excessivamente sobrecarregada corre o risco de se romper.

• Leve seus objetos de valor, frágeis ou indispensáveis (chaves, documentos, joias, dinheiro, medicamentos, receitas etc.) na bagagem de mão.

• Assegure-se de que seus itens podem ser transportados na cabine ou no porão.

• Fotografe sua bagagem despachada antes da viagem.

Vai viajar com alguma de nossas parceiras?

Passageiros voando com parceiras aéreas da GOL, terão honradas as franquias de bagagem das parceiras, tanto para passagens compradas nos canais da GOL, quanto para bilhetes emitidos com milhas Smiles. Caso o cliente exceda a franquia de bagagem estabelecida pelo parceiro, será cobrado excesso de bagagem de acordo com a regra vigente da parceira.

Se na mesma reserva/localizador, houver um trecho operado pela GOL, não haverá cobrança de bagagem e os clientes terão honradas as franquias de bagagem das parceiras. A mesma regra se aplica para voos “Múltiplos trechos“, quando um dos trechos for operado por uma cia parceira.

Veja as regras de cada parceiro

  • Compartilhe