Fazendo as malas
Para as viagens de ida e volta, cujo 1° voo parta da América do Sul, aplica-se a franquia abaixo:
• Classe Econômica (Light, Plus e Max): Uma peça de até 23Kg;
• Classe Executiva: Duas peças de até 32Kg cada.
A franquia de bagagem internacional é honrada pela GOL somente para os voos emitidos no mesmo localizador (e-ticket). Para voos emitidos trecho a trecho (comprados separadamente), mesmo que com companhia parceira, a franquia de bagagem internacional não será honrada. Nesse caso, aplica-se a franquia do trecho adquirido.
Não é possível realizar a aquisição de bagagem despachada antecipadamente nos canais digitais. A compra deve ser feita diretamente no balcão da companhia que opera o voo selecionado.
Pagamento de excesso de bagagem
Caso ocorra excesso de bagagem, é possível pagar o valor do excesso no momento do check-in, direto no balcão.
Objetos frágeis
Os objetos frágeis são aceitos, desde que embalados adequadamente. Contudo, caso o produto seja danificado por qualquer motivo, não caberá à empresa realizar o ressarcimento. Consulte o contrato de transporte aéreo para mais informações.
Perecíveis
Nenhum tipo de alimento perecível será aceito. Para mais informações, entre em contato com os serviços consulares ou aduaneiros dos países de destino e de trânsito.
Transportes de itens para bebês (de 0 a 2 anos incompletos)
Se o bebê viajar em um assento próprio (reservado), ele tem direito a mesma quantidade de bagagem que um adulto. Se viajar no colo, é possível despachar uma bagagem de até 10 kg.
Será fornecida uma franquia cortesia de 1 carrinho de bebê (para uso) e/ou 1 bebê conforto gratuitamente.
Retirada das bagagens
Quando o passageiro vier de origem internacional para destino no Brasil, em caso de passageiros em conexão, a bagagem deverá ser retirada na primeira parada no país (Brasil). Após os procedimentos da alfândega obrigatórios, o cliente deverá se dirigir ao balcão da GOL para despachar novamente a bagagem.
Quando o cliente viajar do Brasil para outros países, em caso de passageiros em conexão, a bagagem deverá ser retirada na primeira parada no exterior. Após os procedimentos da alfândega obrigatórios, o cliente deverá se dirigir ao balcão da companhia operadora do próximo trecho para despachar novamente a bagagem.
Extravio de bagagem
Em caso de extravio de bagagem, a responsabilidade de registrar e acompanhar o status do processo de bagagem é da última companhia aérea a transportar o passageiro. Se for identificado o extravio de bagagem na conexão de voos internacionais para voos domésticos da GOL, o cliente deverá abrir o processo de bagagem com a companhia que o transportou no trecho anterior.
Bagagem danificada
Em caso de bagagem danificada, o cliente deve contatar o último transportador, para que seja realizada a abertura de um processo de bagagem. Se for constado esse dano de um voo internacional para um voo GOL doméstico, o processo deve ser aberto com a transportadora do primeiro trecho.
Bagagem de mão
É permitido uma bagagem de mão, sendo que o tamanho da bagagem não pode exceder 55cm de altura, 40cm de largura e 25cm de comprimento, incluindo bolsos, rodas e alças, e o peso total de até 10 kg.
Todos os eletrônicos devem ser transportados como bagagem de mão. Notebooks, câmeras fotográficas, telefones celulares, filmadoras e tablets precisam passar pelo aparelho de raio-X do aeroporto, na entrada da sala de embarque.
Objetos de valor, como joias e dinheiro, também são aceitos apenas como bagagem de mão.
É proibido o transporte como bagagem de mão de: armas brancas; armas de fogo; cartuchos e munição para armas de fogo; cartuchos para impressora; frascos contendo mais de 100 ml de líquido; combustíveis; baterias com eletrólito, baterias de lítico com potência superior a 160 wh; fogos de artificio; bombas; tintas; produtos químicos; e termômetros de mercúrio.