GOL INFORMA


A GOL lamenta a experiência da Cliente no voo G3 1575, em 28 de abril de 2023, se solidariza com todas as mulheres negras e respeita todas as manifestações relacionadas ao caso ocorrido. Estamos acompanhando de perto as repercussões que estão ocorrendo nas redes sociais, na imprensa e na sociedade em geral. 

Desde o primeiro momento nosso time está trabalhando initerruptamente para compreender o que se passou com a Cliente e tomar as providências cabíveis. A Companhia está à disposição para colaborar com as autoridades e, também contratou empresa independente com a finalidade de elucidar o caso.

Temos consciência de que por séculos o racismo foi negligenciado do debate público no Brasil e no mundo. A GOL reconhece que, como empresa brasileira que emprega milhares e transporta milhões de pessoas, não pode se eximir da responsabilidade na luta antirracista.

Como demonstração dos nossos esforços e para compartilhar as nossas ações com todos os que nos acompanham e se interessam pela GOL, trazemos à luz o que a Companhia vem fazendo a fim de diminuir a distância entre o que somos e o que queremos ser:

  1. Nosso Comitê de Ética está sendo envolvido ativamente no tratamento deste caso e estruturalmente no tema da luta antirracista na Companhia. Especialmente nos últimos anos, o olhar de uma liderança preta no comitê é relevante e tem nos ajudado fortemente a trabalhar no aprofundamento do entendimento do racismo estrutural.
  2. Para promover o letramento da nossa comunidade interna, realizamos rodas de conversa entre colaboradores e pessoas que possuem lugar de fala.
  3. Fomos um dos integrantes da Assembleia de Criação do Pacto de Promoção da Equidade em fevereiro de 2022, e nos tornamos associados para guiar nossos esforços e direcionar nossa evolução como uma empresa diversa. 
  4. Temos um Canal de Ética ativo e incentivamos que Colaboradores, Clientes e Investidores o acionem a qualquer momento em que evidenciarem ou suspeitarem de qualquer comportamento antiético.
  5. Dispomos de grupos de diversidade e equidade, entre eles o Grupo de Equidade Racial (Cores & Elos), do qual fazem parte colaboradores que representam várias áreas da empresa para serem ouvidos, desenvolvendo ações e metas que dão o direcionamento nas estratégias da organização em relação ao tema.

Entendemos que temos por dever acelerar a mudança e não poupamos esforços para sermos uma empresa inclusiva e diversa. Isso é parte do DNA da GOL. Nossos colaboradores formam um time de pessoas das mais diferentes origens sociais, profissionais, gêneros, faixas etárias e raças, além de pessoas com deficiência. A diversidade é uma das maiores forças da Companhia, e é ela que nos permite caminhar na construção de um diálogo cada vez mais próximo com toda a sociedade brasileira e buscar ser sempre melhor. 

Esta carta é, portanto, um retrato do quanto a GOL já faz e um reconhecimento do quanto ainda precisa protagonizar na luta antirracista e pela diversidade. Dessa ocorrência em Salvador deixamos aqui o nosso compromisso em melhorar, dar mais um passo, corrigindo sempre o que tiver para ser aprimorado. 

Exatamente como fazemos desde a nossa fundação, há mais de 22 anos, quando surgimos com o propósito de democratizar o acesso à aviação, vamos continuar a trabalhar, incansavelmente, para aumentar o uso do transporte aéreo por todos, de diferentes faixas de renda, origens sociais, regiões do país, religiões e raças. Nos sentimos privilegiados por já termos transportado milhões de brasileiros e, com humildade, seguiremos trabalhando para melhorar a qualidade dos nossos serviços e as nossas relações com as pessoas. 

Nos mantemos firmes no propósito de sermos a Primeira para Todos.