Atestado Médico (MEDIF)


Atestado Médico (MEDIF)

Se você ou alguém com quem vai viajar precisar de atendimento especial por alguma deficiência, problema de saúde ou precisar voar com acompanhante, fique atento ao que fazer.

O cliente GOL precisa encaminhar ao seu médico pessoal o formulário de informação médica (MEDIF) para que ele possa preencher e assinar. Será esse documento que comprovará a condição especial da pessoa.

Faça o download do formulário MEDIF e veja como preenchê-lo corretamente no item “Preenchimento MEDIF” abaixo.

Fazer download do formulário MEDIF


Quando preciso do formulário?

O envio do formulário MEDIF para a GOL deve ser realizado a partir de 15 dias que antecedem o voo ou em até 72 horas antes do voo.

Esse formulário deve ser preenchido quando o cliente:

 Sofrer alguma doença que a GOL acredita ser contagiosa;

 Possa desenvolver qualquer comportamento ou condição física incomum, que possa gerar efeito adverso ao bem-estar e conforto de outros passageiros ou da tripulação;

 Possa ser considerado um risco em potencial à segurança do voo ou à sua (exemplos: desvio de rota e pouso extra);

 Precise de atenção médica ou equipamentos especiais para manter sua saúde durante o voo (oxigênio ou maca);

 Possa ter sua condição médica agravada durante ou por causa do voo;

 Necessite de acompanhamento médico ou de tratamento médico a bordo.

 Apresentar quadro de doenças neurodegenerativas (exemplo: perda de memória ou orientação).


Autorização da GOL

O transporte aéreo de passageiros nas situações citadas está sujeito a autorização prévia do departamento médico da GOL, com base nas informações referentes às suas condições físicas e mentais fornecidas pelo próprio cliente (via MEDIF) ou por meio de seu médico.

Se não atendidas às exigências da GOL, os clientes que necessitam de autorização médica podem não ser autorizados a viajar para garantir a segurança da própria pessoa e dos demais passageiros. Nesse caso, os passageiros sem permissão de embarcar podem solicitar o reembolso integral do bilhete.


Necessidade de acompanhante

Caso haja a necessidade de um acompanhante a GOL oferece ao acompanhante um desconto de 80% na passagem aérea.

Para o passageiro que necessita de acompanhante, o seu bilhete pode ser adquirido com milhas Smiles, porém a reserva para seu acompanhante deverá ser solicitada com a nossa central de atendimento, o formulário MEDIF deverá ser encaminhado para a GOL, que garantirá os direitos do passageiro e de seu acompanhante, como previsto na Resolução 280 da ANAC.


Cirurgias recentes

Clientes com cirurgias recentes no pulmão, coração, cérebro, cirurgias estéticas e outras cirurgias graves, só poderão embarcar mediante o envio da MEDIF. Independente da liberação do médico que realizou a cirurgia, médicos GOL especializados em medicina aeroespacial irão avaliar a possibilidade de embarque em cabine pressurizada.


Marca-passo

Passageiros que utilizam marca-passo não podem ser submetidos à inspeção por detector de metais, ou seja, não passam pelo raio X no momento do embarque. É utilizado um procedimento alternativo que não interfira no funcionamento do dispositivo. Para isso, no momento do check-in, é necessário que o passageiro apresente um laudo médico informando que possui marca-passo.


Preenchimento MEDIF

O MEDIF precisa ser assinado pelo médico pessoal do passageiro (este formulário médico não será aceito se estiver assinado por psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais diferentes de médicos com CRM válido)
Todas as vias devem ser totalmente preenchidas para melhor análise.

Preenchimento

Anexo A: A ser preenchida pelo passageiro ou responsável Legal; 

Anexo B: Parte 1: Deve ser preenchido pelo médico assistente do passageiro;

Anexo B: Parte 2: Deve ser preenchido pelo médico assistente do passageiro.

Leia e responda todas as perguntas corretamente, com letra legível. Marque (X) nas opções "Sim" ou "Não". Depois, todas as vias do formulário devem ser assinadas.


Atenção

  • Os formulários devem estar completamente preenchidos e com as informações atualizadas.
  • Nenhum campo deve ficar em branco.
  • O formulário ANEXO B parte 1 e 2 devem ser preenchidos pelo médico(a) assistente do passageiro(a).
  • Sempre enviar os documentos em anexo no formato JPEG ou PDF, imagens enviadas no corpo da mensagem não serão avaliadas.
     

Como enviar para a GOL


  • Após o preenchimento correto e legível, digitalize (escaneie) as três folhas (utilizando um aparelho scanner ou impressora multifuncional).

  • 2 
    Salve os formulários digitalizados em uma pasta de sua preferência, no computador.


  • Abra seu e-mail e encaminhe em anexo os formulários digitalizados para: medif@voegol.com.br.


  • Coloque como assunto do e-mail: "MEDIF Preenchido" e o LOCALIZADOR (código da reserva) do passageiro com necessidades especiais.


  • O documento médico e/ou MEDIF serão avaliados pelo departamento médico da GOL em até 48 (quarenta e oito) horas.

Em caso de dúvida no preenchimento do MEDIF, entre em contato com o Atendimento Online ou pelo Central de Atendimento GOL.