Informações essenciais para quem precisa de atendimento especial

O que são e para que servem o atestado MEDIF e o cartão FREMEC? Como proceder caso você ou algum acompanhante precise de oxigênio suplementar durante o voo? 

Nesta área, você acessa estas respostas e outras orientações importantes para quem precisa de atendimento especial na hora de viajar. 


Atestado médico MEDIF

Acesse o formulário MEDIF, conheça as condições que exigem o atestado e saiba como encaminhá-lo à GOL.

Sigla em inglês para Medical Information Form, o MEDIF é o documento que comprova a condição de quem precisa de atenção médica ou equipamentos especiais durante o voo. O formulário deve ser preenchido pelo médico do passageiro e enviado à GOL entre 15 dias e 72 horas antes do embarque.

Após análise criteriosa do formulário, nossa equipe emite um parecer que certifica a aptidão ou não do passageiro em fazer a viagem aérea. Se existir alguma dúvida em relação ao preenchimento do MEDIF, ou a necessidade de exames adicionais, eles poderão ser solicitados sem ônus para a GOL.


Cartão médico FREMEC

Acesse o formulário FREMEC e saiba outras informações importantes para quem deseja solicitar o documento.

O Frequent Traveller Medical Card (FREMEC) é um cartão emitido para facilitar a vida de passageiros que precisam de assistência especial.

Caso a sua condição de saúde seja crônica e estável – e você seja um cliente frequente em nossos voos –, sugerimos o preenchimento e envio do FREMEC para análise da equipe médica da GOL. 

Após a aprovação do formulário, é emitido um cartão para você usar em suas viagens, com prazo de validade pré-determinado.


Cirurgias recentes

Se você fizer uma cirurgia menos de 30 dias antes da data do seu embarque, precisa enviar o MEDIF (entre 15 dias e 72 horas antes do voo) para análise da equipe médica da GOL.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre este atestado médico.


Doenças e condições que pedem autorização prévia da equipe da GOL

Algumas doenças agudas (cardiorrespiratórias, AVC, entre outras), cirurgias, lesões provocadas por acidentes ou condições crônicas exigem uma autorização prévia da equipe médica da GOL para viajar. 

Por isso, orientamos que entre em contato com o nosso atendimento para saber quais documentos e formulários devem ser providenciados antes do embarque.

Central de Atendimento

0800 704 0465. Atendimento 24 horas. 


Equipamentos médicos

Alguns equipamentos médicos têm o embarque autorizado como bagagem de mão, mas sua utilização a bordo está proibida, como nebulizadores e inaladores.

Já equipamentos de uso imprescindível, como marcapassos e bombas de infusão de medicamentos contínuos, são permitidos.

No caso de agulhas e seringas a bordo, o transporte é autorizado desde que o cliente tenha em seu poder medicamentos com etiquetas profissionalmente impressas que identifiquem o remédio, o fabricante ou a indústria farmacêutica, além de receita médica.


Maca a bordo

Se a sua condição de saúde não permite que você viaje sentado ou com o encosto na posição vertical, a GOL oferece um serviço de transporte em maca.

Para solicitá-lo, é preciso enviar o formulário MEDIF até 72 horas antes do voo. O pedido será avaliado pela nossa equipe médica.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre este atestado médico.


Medicamentos

Medicamentos podem ser levados na bagagem de mão, mas também é preciso levar a receita médica. 
Recomendamos que você peça a seu médico uma receita adicional e, se necessário, providencie também uma no idioma do país de destino. É sempre bom ter à mão o relatório do seu médico para apresentar às autoridades de segurança aeroportuárias.

Também é muito importante considerar que alguns medicamentos, como a insulina, precisam de transporte adequado. Por isso, entre em contato com o laboratório do fabricante para se informar a respeito do acondicionamento adequado durante o voo. 

Se for necessário usar gelo seco para conservar o medicamento, vale saber que é possível transportar somente até 2,5 kg de gelo seco como bagagem de mão e despachada.


Oxigênio a bordo

Passageiros com problemas cardíacos e/ou respiratórios e que necessitam de oxigênio suplementar a bordo devem nos enviar o formulário MEDIF até 72 horas antes da viagem.

Informamos que o serviço de oxigênio GOL é para uso restrito dentro das aeronaves. Se houver necessidade de uso do oxigênio na sala de embarque, conexões e desembarque, este deverá ser providenciado pelo passageiro ou seus responsáveis.

 

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Importante: para uso de oxigênio a bordo são necessários exames de saturação de oxigênio em ar ambiente e hemoglobina recente.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre este atestado médico.


Passageiros com problemas de saúde que precisam de acompanhante

Caso haja a necessidade, a GOL oferece ao acompanhante desconto de 80% na passagem aérea. 

Nestas situações, o acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. O desconto será aplicado somente após o preenchimento e aprovação dos formulários MEDIF ou FREMEC.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre este atestado médico.

Acesse o formulário FREMEC e saiba outras informações importantes para quem deseja solicitar o documento.


Passageiros que viajam com animais de assistência emocional (ESAN)

Pessoas que necessitam de atenção especial devido a condição emocional e psiquiátrica podem viajar com seu cão de acompanhamento.

Conhecidos pela sigla ESAN (do termo inglês Emotional Support Animal), os animais de assistência emocional podem fazer parte de tratamentos contra ansiedade, pânico e depressão, entre outras condições.

A GOL disponibiliza este serviço somente para voos com origem ou destino aos Estados Unidos.

Confira a documentação necessária para viajar com animais de assistência emocional e outras informações importantes sobre o tema.


Embarque com Concentrador Portátil de Oxigênio (CPO)

Se você precisa embarcar com um Concentrador Portátil de Oxigênio (CPO), entre em contato, antecipadamente, com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 704 0465 para que possamos nos preparar e autorizar o seu embarque. Recomendamos que o contato seja realizado a partir de 15 dias e respeitando o prazo mínimo de 72 horas antes do voo.

O equipamento pode ser embarcado como bagagem de mão, sem cobrança de taxas ou excesso de bagagem, desde que as condições de transporte desse equipamento sejam cumpridas.

Condições para uso e transporte de CPO como bagagem de mão

Você deve enviar o formulário de informações médicas (MEDIF), até 72 horas antes da saída do seu voo, para avaliação antecipada da Equipe Médica da GOL.
Você deve ser capaz de ouvir eventuais alarmes do CPO, ver indicadores luminosos e reagir de acordo. Caso não consiga perceber esses sinais provenientes do equipamento, é preciso viajar com um acompanhante que seja capaz de ver e ouvir os alarmes.
O CPO pode ser utilizado durante a viagem desde que atenda às medidas e características de uma bagagem de mão. Você pode levá-lo durante todo o voo no seu assento ou debaixo do assento a sua frente, seguindo as orientações para acomodação de bagagem de mão. Se tiver de ser guardado no compartimento superior do avião, o aparelho deverá ser desligado e o uso interrompido durante a movimentação da aeronave, assim como durante a decolagem e a aterrissagem.
Para utilizar o CPO durante o voo você deverá reservar um assento localizado na janela. Esse assento não poderá ser nas primeiras fileiras ou nas saídas de emergência.
Você pode usar o CPO ao se movimentar pela cabine, desde que o aviso “afivelar cinto de segurança” não esteja aceso.
O CPO não pode conter óleo, graxa ou outros derivados de petróleo, bem como deve estar em boas condições e sem danos ou desgaste excessivo.
Se você for fazer o uso do CPO durante o voo, não é permitido que viaje com animais na cabine*.
* Será permitido o embarque de cães-guias ou cães-ouvintes para todos os destinos operados pela GOL, desde que estejam acompanhando pessoas com deficiência. Cães de acompanhamento emocional são permitidos para voos com origem ou destino aos EUA e Cancún.

Esse serviço está disponível apenas para voos operados pela GOL. Se houver voos compartilhados com outras companhias aéreas, você deverá revisar as condições diretamente com as empresas envolvidas na sua viagem.

Condições para transporte de fonte de energia adicional (baterias) para CPO

Os dispositivos podem ser usados a bordo, desde que você tenha uma fonte de energia independente (bateria) que esteja de acordo com as exigências da GOL:
As baterias adicionais devem estar totalmente carregadas para alimentar o seu equipamento por, no mínimo, 150% do tempo de duração total do voo, considerando o tempo de escalas, conexões e incluindo atrasos e/ou imprevistos.
As tomadas da aeronave não podem ser utilizadas para uso e carregamento do CPO.
O cliente pode transportar até duas baterias de reposição (íon lítio), desde que não exceda 160 Wh.
Nenhuma bateria avulsa pode ser transportada como bagagem despachada, apenas como bagagem de mão.
As baterias devem estar em boas condições e embaladas de forma individual para evitar o contato entre si.

Confira os modelos de aparelhos que são homologados e aprovados para o embarque com a GOL
  • AirSep Focus
  • AirSep FreeStyle
  • AirSep FreeStyle 5
  • AirSep LifeStyle
  • Delphi RS-00400
  • DeVilbiss
  • Healthcare iGo
  • Inogen One
  • Inogen One G2
  • Inogen One G3
  • Inova Labs LifeChoice
  • Inova Labs
  • LifeChoice Activox
  • International Biophysics
  • LifeChoice
  • Invacare Solo2
  • Invacare XPO2
  • Oxlife Independence
  • Oxygen Concentrator
  • Oxus RS-00400
  • Precision Medical
  • EasyPulse
  • Respironics EverGo
  • Respironics SimplyGo
  • SeQual Eclipse
  • SeQual eQuinox Oxygen
  • System (model 4000)
  • SeQual Oxywell Oxygen
  • System (model 4000)
  • SeQual SAROS
  • VBox Trooper
  • Oxygen Concentrator

 


Doenças Neurodegenerativas

A GOL se preocupa com o seu bem estar e para lhe proporcionar uma viagem sem problemas, passageiros com doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Esclerose Múltipla, entre outras) que causam perda de memória ou orientação devem nos enviar o MEDIF 48 horas antes da viagem (viajando desacompanhado ou acompanhado).

A GOL oferece ao acompanhante um desconto de 80% na passagem aérea
Caso seja necessário, é importante lembrar que o(a) acompanhante precisa ser capaz de cuidar das necessidades pessoais e médicas do cliente. Para mais informações, entre em contato com a nossa central de atendimento 0800 704 0465.