Informações essenciais para quem precisa de atendimento especial

O que são e para que servem o atestado MEDIF e o cartão FREMEC? Como proceder caso você ou algum acompanhante precise de oxigênio suplementar durante o voo? 

Nesta área, você acessa estas respostas e outras orientações importantes para quem precisa de atendimento especial na hora de viajar. 


Atestado médico MEDIF

Acesse o formulário MEDIF, conheça as condições que exigem o atestado e saiba como encaminhá-lo à GOL.

Sigla em inglês para Medical Information Form, o MEDIF é o documento que comprova a condição de quem precisa de atenção médica ou equipamentos especiais durante o voo. O formulário deve ser preenchido pelo médico do passageiro e enviado à GOL entre 15 dias e 72 horas antes do embarque.

Após análise criteriosa do formulário, nossa equipe emite um parecer que certifica a aptidão ou não do passageiro em fazer a viagem aérea. Se existir alguma dúvida em relação ao preenchimento do MEDIF, ou a necessidade de exames adicionais, eles poderão ser solicitados sem ônus para a GOL.


Cartão médico FREMEC

Acesse o formulário FREMEC e saiba outras informações importantes para quem deseja solicitar o documento.

O Frequent Traveller Medical Card (FREMEC) é um cartão emitido para facilitar a vida de passageiros que precisam de assistência especial.

Caso a sua condição de saúde seja crônica e estável – e você seja um cliente frequente em nossos voos –, sugerimos o preenchimento e envio do FREMEC para análise da equipe médica da GOL. 

Após a aprovação do formulário, é emitido um cartão para você usar em suas viagens, com prazo de validade pré-determinado.


Cirurgias recentes

Se você fizer uma cirurgia menos de 30 dias antes da data do seu embarque, precisa enviar o MEDIF (entre 15 dias e 72 horas antes do voo) para análise da equipe médica da GOL.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre este atestado médico.


Doenças e condições que pedem autorização prévia da equipe da GOL

Algumas doenças agudas (cardiorrespiratórias, AVC, entre outras), cirurgias, lesões provocadas por acidentes ou condições crônicas exigem uma autorização prévia da equipe médica da GOL para viajar. 

Por isso, orientamos que entre em contato com o nosso atendimento para saber quais documentos e formulários devem ser providenciados antes do embarque.

Central de Atendimento

0800 704 0465. Atendimento 24 horas. 


Equipamentos médicos

Alguns equipamentos médicos têm o embarque autorizado como bagagem de mão, mas sua utilização a bordo está proibida, como nebulizadores e inaladores.

Já equipamentos de uso imprescindível, como marcapassos e bombas de infusão de medicamentos contínuos, são permitidos.

No caso de agulhas e seringas a bordo, o transporte é autorizado desde que o cliente tenha em seu poder medicamentos com etiquetas profissionalmente impressas que identifiquem o remédio, o fabricante ou a indústria farmacêutica, além de receita médica.


Maca a bordo

Se a sua condição de saúde não permite que você viaje sentado ou com o encosto na posição vertical, a GOL oferece um serviço de transporte em maca.

Para solicitá-lo, é preciso enviar o formulário MEDIF até 72 horas antes do voo. O pedido será avaliado pela nossa equipe médica.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre este atestado médico.


Medicamentos

Medicamentos podem ser levados na bagagem de mão, mas também é preciso levar a receita médica. 
Recomendamos que você peça a seu médico uma receita adicional e, se necessário, providencie também uma no idioma do país de destino. É sempre bom ter à mão o relatório do seu médico para apresentar às autoridades de segurança aeroportuárias.

Também é muito importante considerar que alguns medicamentos, como a insulina, precisam de transporte adequado. Por isso, entre em contato com o laboratório do fabricante para se informar a respeito do acondicionamento adequado durante o voo. 

Se for necessário usar gelo seco para conservar o medicamento, vale saber que é possível transportar somente até 2,5 kg de gelo seco como bagagem de mão e despachada.


Oxigênio a bordo

Passageiros com problemas cardíacos e/ou respiratórios e que necessitam de oxigênio suplementar a bordo devem nos enviar o formulário MEDIF até 72 horas antes da viagem.

Informamos que o serviço de oxigênio GOL é para uso restrito dentro das aeronaves. Se houver necessidade de uso do oxigênio na sala de embarque, conexões e desembarque, este deverá ser providenciado pelo passageiro ou seus responsáveis.

 

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Importante: para uso de oxigênio a bordo são necessários exames de saturação de oxigênio em ar ambiente e hemoglobina recente.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre este atestado médico.


Passageiros com problemas de saúde que precisam de acompanhante

Caso haja a necessidade, a GOL oferece ao acompanhante desconto de 80% na passagem aérea. 

Nestas situações, o acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. O desconto será aplicado somente após o preenchimento e aprovação dos formulários MEDIF ou FREMEC.

Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre este atestado médico.

Acesse o formulário FREMEC e saiba outras informações importantes para quem deseja solicitar o documento.


Passageiros que viajam com animais de assistência emocional (ESAN)

Pessoas que necessitam de atenção especial devido a condição emocional e psiquiátrica podem viajar com seu cão de acompanhamento.

Conhecidos pela sigla ESAN (do termo inglês Emotional Support Animal), os animais de assistência emocional podem fazer parte de tratamentos contra ansiedade, pânico e depressão, entre outras condições.

A GOL disponibiliza este serviço somente para voos com origem ou destino aos Estados Unidos.

Confira a documentação necessária para viajar com animais de assistência emocional e outras informações importantes sobre o tema.