O que é FREMEC?

FREMEC (Frequent Traveller Medical Card) é um documento para facilitar a vida dos passageiros que precisam de assistência especial. Com ele, não é mais necessário apresentar atestado médico em todas as viagens, basta usar um documento pessoal no momento do embarque. Podem se eleger para cadastro no FREMEC, passageiros cuja condição médica seja de caráter permanente e estável.

Importante

Os passageiros titulares do FREMEC devem informar a GOL imediatamente
sempre que a condição médica sofrer alteração.

Alerta

Atenção:  O cadastro é permitido apenas para pessoas em condições crônicas e estáveis. Ressaltamos também que o FREMEC não é emitido para menores de 2 (dois) anos de idade.

Preenchimento e entrega do FREMEC

  • Para que a equipe médica da GOL analise todas as informações com o fim de garantir a segurança do passageiro, além do preenchimento do formulário de solicitação inicial FREMEC, também é necessário o envio de um exame audiométrico e laudo médico oftalmológico para passageiros com deficiência auditiva e visual, respectivamente. Nos demais casos, a apresentação de laudo não é exigida, sendo necessário o preenchimento do FREMEC.
     
  • O médico que emitir o laudo oftalmológico também deve preencher o formulário FREMEC. Ambos os documentos devem ter a mesma data de emissão, o diagnóstico da doença, código CID, estado clínico e possíveis comorbidades.
     
  • Formulários antigos serão aceitos até 29/02/2024, e a partir do dia 01/03/2024 só aceitaremos os novos formulários de MEDIF/FREMEC. Envie o formulário e o laudo para fremec@voegol.com.br

Fazer download do formulário FREMEC


Retorno sobre a solicitação

  • Em até 48 horas sua solicitação será analisada pela equipe médica da GOL e você receberá uma resposta.
     
  • Em caso de aprovação, você receberá por e-mail um documento com seu número FREMEC e poderá utilizá-lo para reservar sua passagem.
     
  • Compre sua passagem através dos nossos canais de atendimento e confira abaixo as instruções para a aquisição da reserva do seu acompanhante.
     
  • Na hora do embarque, basta apresentar seu documento com foto. Não é necessário apresentar atestado médico ou autorização.
     
  • Vale lembrar que o passageiro que não é elegível ao FREMEC não está com embarque negado, sendo assim deverá proceder com o envio de formulário MEDIF (seguindo o prazo para análise a partir de novo envio).
     
  • Em caso de dúvidas, escreva para fremec@voegol.com.br

FREMEC Solicitação de reserva para acompanhante

 Para solicitar a reserva de acompanhante, o Formulário de Viagem FREMEC deverá ser preenchido a cada viagem. Clique aqui para baixar o documento e após o seu preenchimento, envie para fremec@voegol.com.br 


FREMEC de outras companhias aéreas

Quando o passageiro já possui o cadastro FREMEC com outra companhia aérea, não é necessário que ele faça nova solicitação. Entretanto, é necessário enviar um documento que comprove a emissão ou aprovação de cadastro, além do formulário de solicitação de viagem, com no mínimo 72h de antecedência.