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Clientes GOL podem fazer o check-in nos totens de autoatendimento ou no próprio balcão de atendimento no aeroporto. Devem estar com o código da reserva (localizador) e um documento de identificação válido. Em caso de dúvida, procure um atendente da GOL.
Fique atento ao prazo de check-in nos aeroportos (via balcão)
· Voos nacionais e internacionais: atendimento disponível de 3 horas a 1 hora antes do voo.
Através do celular, você pode baixar o aplicativo da GOL pela Apple Store ou Play Store e seguir os passos indicados.
Fique atento aos horários para realizar seu check-in nos canais online:
· Voos nacionais e internacionais: check-in disponível de 48 horas a 1 hora antes do voo.
· Voos de/para os Estados Unidos operados pela GOL: check-in disponível de 24 horas a 1 hora antes do voo.
Para mais dúvidas acesse a página Como Fazer Check in.
Se a sua bagagem tiver sido violada, sofrido algum dano ou você identificar qualquer anormalidade nela, deve procurar os atendentes da GOL antes de deixar a sala de desembarque do aeroporto.
Recomenda-se que TVs de LCD, Plasma, LED sejam preferencialmente despachados via cargas (GOLLOG). No check-in, o item deve ser despachado como bagagem diferenciada e serão aceitos somente equipamentos na embalagem original, identificados com adesivo "frágil" e acomodados adequadamente para evitar possíveis danos ao equipamento.
Regras:
- Os aparelhos devem ser de LCD, plasma ou LED;
- Devem ter até 62 polegadas e, no máximo, 45 kg para voos domésticos e 32kg para voos internacionais (verificar restrições locais).
Importante: seu laptop/notebook só poderá ser transportado como bagagem de mão.
Se você for viajar com bebê de colo (até 2 anos incompletos), o carrinho de bebê ou cadeirinha de automóvel ou Bebê-conforto vão como bagagem gratuita, ou seja, não entram na sua franquia. Na cabine, você pode levar apenas o modelo de carrinho completamente dobrável (tipo guarda-chuva), que pode ser colocado nos compartimentos de bagagem. Os modelos maiores devem ser despachados. Se preferir, você pode usar carrinhos maiores até a porta da aeronave – e, de lá, eles são levados ao porão, devidamente etiquetados.
Em caso de crianças com idade igual ou superior a 2 anos, o transporte dos itens citados acima será cobrado.
Você poderá transportar seu instrumento musical na cabine como bagagem de mão desde que ele não exceda o peso e dimensões permitidos e que você tenha a franquia de mala pequena.
Atenção: o instrumento precisa ser acomodado no compartimento superior de bagagem.
Se você não tiver a franquia de mala pequena, o instrumento pode ser substituído pela Bolsa ou Mochila desde que seja alocado abaixo do assento da frente.
Atenção: é permitido somente uma Bolsa ou Mochila por viajante.
Caso contrário, o item deve ser transportado no porão do avião como bagagem diferenciada, devidamente acondicionado em embalagens rígidas que garantam proteção contra possíveis danos durante o transporte.
Importante: Guitarras e violões também podem ser transportados na cabine como bagagem de mão.
Todo viajante que deixar o país ou entrar nele com valores em espécie, ou cheques de viagem acima de R$ 10.000,00 (dez mil reais) – ou o equivalente em moeda estrangeira – deve fazer a Declaração Eletrônica de Porte de Valores.
Se a sua bagagem tiver sido violada, sofrido algum dano ou você identificar qualquer anormalidade nela, deve procurar os atendentes da GOL antes de deixar a sala de desembarque do aeroporto.
Dinheiro, documentos, joias, papéis negociáveis, objetos frágeis (respeitando peso e dimensões da bagagem de mão), equipamentos eletrônicos (celulares, máquinas fotográficas, notebooks, palms, tablets, filmadores etc.), remédios, chaves, entre outros.
Caso a sua bagagem ultrapasse 23kg, será cobrado um valor de excesso fixo de acordo com o destino da sua viagem. Nenhuma peça pode ultrapassar 45 kg em voos nacionais e 32 kg em voos internacionais.
Precisa de mais informações sobre bagagem, pesos e restrições de objetos? Clique aqui.
A partir de 14/10/2025, caso clientes da tarifa Basic compareçam para embarque portando bagagem de cabine que não se caracterize como uma Bolsa ou Mochila, que possa ser alocado abaixo do assento a sua frente, um valor será cobrado no portão de embarque para que a bagagem seja despachada no porão.
Equipamentos esportivos podem ser transportados na bagagem de mão desde que não excedam o peso e dimensões permitidos. Caso contrário, eles devem ir para o bagageiro como bagagem diferenciada, embalados em recipientes especiais e apropriados para evitar possíveis danos durante a viagem.
A bagagem pode ser comprada antecipadamente com desconto nos canais de autoatendimento (site, app, totem), nas lojas VoeGOL e na Central de Atendimento. Se você optar pelo totem, atente-se às restrições: não é aceito pagamento com cartão de débito; não é permitida a compra de bagagem em reservas que contenham crianças ou bebês. Não há desconto para compras de bagagem no balcão do aeroporto.
A compra de bagagem despachada está disponível em todos os canais de venda: site, app, mobile, central de atendimento, totem, lojas VoeGOL e balcões de check-in nos aeroportos, até o horário de encerramento do check-in. Se você optar pelo totem, lembre-se que o pagamento deve ser feito em cartão de crédito. O totem também não permite a compra de bagagem em reservas que contenham crianças ou bebês. Vale ressaltar que você pode comprar o serviço com desconto em todos os demais canais, com exceção do balcão de check-in.
A partir de 14/10/2025 clientes da tarifa Basic poderão comprar a franquia de Mala pequena no site, APP, Lojas VoeGOL e balcões de check-in nos aeroportos. Na Central de Atendimento a compra está disponível até 1 hora e 45 minutos antes do voo.
Todos os viajantes podem levar na cabine uma Bolsa ou mochila, como uma mochila, bolsa, ecobag, pasta para laptop, sacola de compras do aeroporto ou um case de câmera/eletrônicos, que poderá ser acomodada abaixo do assento à sua frente. As dimensões máximas permitidas para itens pessoais são: 32 x 22 x 43 cm (largura x altura x profundidade) e não poderá ultrapassar 10 kg.
Para viajantes com tarifa que inclui franquia de Mala pequena tamanho padrão, o volume deve pesar até no máximo 12kg e estar dentro das dimensões padrão: 35 x 25 x 55cm (comprimento x largura x altura). Se a bagagem exceder o peso e as dimensões permitidas, deve ser despachada no check-in.
Não. A compra da bagagem é válida desde a origem até o destino final, independentemente da escala ou conexão do voo.
A compra de bagagem adicional seja despachada no porão ou mala pequena (para tarifa Basic) é válida por trecho. Portanto se você vai precisar transportar a mesma quantidade de bagagens na ida e na volta, sim, você precisa comprar o serviço adicional de bagagens tanto para o voo de ida quanto para o voo de volta. Agora, se você não precisará do serviço em um dos trechos, não precisará adquirir o serviço para este trecho.
A GOL não transporta, como bagagem de mão ou despachada, os seguintes itens:
• Isqueiros e seus combustíveis;
• Baterias com eletrólitos;
• Fogos de artifício, explosivos e sinalizadores;
• Armas falsas;
• Acendedores;
• Gás lacrimogêneo;
• Fogareiros de camping, botijões de gás e cilindros de mergulho;
• Tintas, vernizes e laquês;
• Produtos tóxicos, infecciosos e materiais radioativos;
• Produtos químicos como adubos, herbicidas, pesticidas e inseticidas;
• Água sanitária, cândida, cloro e sabão em pó;
• Líquidos inflamáveis, como gasolina, diluentes, solventes e acetona;
• Termômetros com mercúrio e barômetros.
Para mais informações sobre bagagem, pesos e restrições de objetos, clique aqui.
Sim, desde que você seja maior de 18 anos e siga algumas regras.
O transporte será permitido na Mala pequena, desde que sua tarifa tenha franquia de Mala pequena. Caso não a possua, mas a(s) garrafa(s), estiverem alocadas em uma caixa, sacola, mochila ou embalagem única, cuja esta possa ser alocada como Bolsa ou mochila abaixo do assento da frente, a acomodação desta forma poderá ser feita. Somente uma Bolsa ou mochila é permitido por viajante. O volume total de bebidas alcoólicas permitidas por pessoa é de até 5 litros, desde que cada volume não ultrapasse 1 litro. Esta quantidade permitida poderá ser distribuída tanto na bagagem de mão quanto na despachada, desde que não ultrapasse o volume máximo permitido de 5 litros. A bebida deve ser industrializada, armazenada em embalagem adequada (que evite vazamentos) e lacrada pelo fornecedor. Se o lacre estiver violado ou a bebida possuir teor alcoólico acima de 70%, o embarque será proibido.
O transporte de caixas de bebida deve seguir conforme regras mencionadas anteriormente. O despacho da caixa será feito mediante ciência e autorização do cliente. Isto significa que o cliente se responsabiliza por qualquer dano sofrido pelo volume e seu conteúdo, isentando a GOL.
Se você optar por despachar o volume, lembre-se que será descontado de sua franquia de Bagagem despachada.
A bagagem despachada deve pesar até 23kg e estar dentro das dimensões 50 x 28 x 80cm (comprimento x largura x altura).
No caso de Bagagem despachada de porão, você será cobrado pelo valor referente à segunda Bagagem despachada de porão. Ou seja, a sua primeira bagagem é isenta e a segunda bagagem deve ser paga.
Não. O excesso de bagagem será cobrado apenas no momento do despacho da bagagem.
Cada passageiro pode comprar até 5 bagagens, desde que estejam dentro das dimensões e peso permitido.
Nos voos nacionais bebês de colo permanecem com direito a despachar gratuitamente 1 carrinho de bebê e 1 Cadeirinha de automóvel ou 1 Bebê-conforto. Nos voos internacionais , quando bebês pagam 10% da tarifa, além dos itens acima, terão direito a 12 kg de bagagem de mão.
Para os limites de peso de bagagem em destinos internacionais, entre em contato com o Atendimento Online GOL. Para mais informações sobre bagagem, pesos e restrições de objetos, clique aqui.
Os itens não descritos acima devem ser inclusos na franquia de bagagem do responsável. Você pode optar por conduzir o carrinho até a porta da aeronave. A bordo é autorizado somente carrinho de bebê completamente dobrável (modelo guarda-chuva), se houver espaço na aeronave. Para viajantes de voos fretados, a Mala pequena pode pesar no máximo 10 kg.
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Cada cliente pode comprar até 5 peças de bagagem com até 23kg cada. Caso a sua bagagem ultrapasse 23kg, será cobrado um valor de excesso fixo de acordo com o destino da sua viagem. Nenhuma peça pode ultrapassar 45 kg em voos nacionais e 32 kg em voos internacionais. Saiba mais sobre excesso de bagagem aqui.
Não há reembolso do valor da bagagem em caso de não comparecimento (no-show).
O reembolso do produto é permitido exclusivamente para clientes com tarifas Flex e Premium Economy, quando solicitado antes do embarque, através do Minhas Viagens ou central de atendimento. Para as tarifas Basic, Light e Classic, não há possibilidade de reembolso.
Caso a sua bagagem ultrapasse 23kg, será cobrado um valor de excesso fixo de acordo com o destino da sua viagem. Nenhuma peça pode ultrapassar 45 kg em voos nacionais e 32 kg em voos internacionais. Para saber o limite de peso por bagagem em voos operados por parceiras, consulte a regra da companhia aérea que irá viajar.
Precisa de mais informações sobre bagagem, pesos e restrições de objetos? Clique aqui.
Sim, as lojas da GOL dentro e fora dos aeroportos aceitam dinheiro.
Passageiros voando com parceiras aéreas da GOL, terão honradas as franquias de bagagem das parceiras. Caso o cliente exceda a franquia de bagagem estabelecida pelo parceiro, será cobrado excesso de bagagem de acordo com a regra vigente da parceira.
Se na mesma reserva / localizador, houver um trecho operado pela GOL, não haverá cobrança de bagagem e esses clientes terão honradas as franquias de bagagem das parceiras. A mesma regra se aplica para voos “Múltiplos trechos”, quando um dos trechos for operado por uma cia parceira.
Para conhecer as regras de bagagem de cada parceiro, clique aqui.
Caso a sua bagagem despachada ultrapasse 23 kg, será cobrado um valor de excesso fixo de acordo com o destino da sua viagem. Nenhuma peça pode ultrapassar 45 kg em voos nacionais e 32 kg em voos internacionais.
Já no caso de Mala pequena, para passagens adquiridos antes de 13/10/2025, todas as tarifas permitem 10 kg (Mala pequena) + Bolsa ou mochila abaixo do assento da frente.
Para passagens adquiridos a partir de 14/10/2025, todas as tarifas, exceto a Basic, permitem uma Mala pequena de 12 kg + Bolsa ou mochila abaixo do assento da frente com no máximo 10 kg.
Para tarifa Basic, é permitido somente a Bolsa ou mochila, para ser alocada abaixo do assento da frente. A mala pequena de 12kg poderá ser comprada no site, APP, Lojas VoeGOL e balcões de check-in nos aeroportos. Na Central de Atendimento a compra está disponível até 1 hora e 45 minutos antes do voo.
Clientes das demais tarifas não poderão adquirir Mala pequena ou Bolsa ou mochila de mão extras. No caso de peso superior às franquias inclusas em sua tarifa, o cliente deverá pagar a taxa de excesso de Mala pequena, correspondente a um valor para despacho por peça e não por Kg e ter sua mala despachada no porão da aeronave.
Se você emitiu o seu bilhete com milhas Smiles e precisa levar mais bagagem para sua viagem, é necessário comprar com antecedência no site da Smiles. Se preferir, a compra também poderá ser feita no momento da realização do check-in pelos canais da GOL (site, aplicativo, totem).
Atenção: Para garantir desconto, compre pelos canais mencionados acima. Clientes que adquirirem a bagagem no balcão de check-in no aeroporto, pagarão o valor integral.
Não. Independente da soma do peso ser inferior aos 23 kg, para despachar os dois volumes você precisaria comprar duas bagagens.
Não, as isenções não são cumulativas. Você terá direito ao benefício com maior isenção. Por exemplo, cliente Diamante (3 isenções) viajando com tarifa Plus (1 isenção) tem direito a despachar 3 bagagens gratuitamente.
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Clientes Prata têm direito à 1ª bagagem gratuita, clientes Ouro podem despachar até a 2ª bagagem gratuita e clientes Diamante tem direito a até a 3ª bagagem gratuita.
Você deve ter alguns documentos para que seu filho possa viajar com a GOL. Não transportamos crianças menores de 08 anos desacompanhadas de um responsável. Se a criança tiver entre 08 anos completos a 15 anos e 11 meses, ela deve estar documento para identificação como passaporte ou RG ou Certidão de Nascimentos (para crianças até 12 anos), todos os documento poderão ser original ou cópia autentica, além de autorização para viagem sendo: - Autorização de qualquer um de seus genitores (mãe ou pai) ou responsável legal, por meio de escritura pública ou de documento particular com firma reconhecida por semelhança ou autenticidade OU; - Passaporte válido e que conste expressa autorização para que o menor viaje desacompanhado OU; - Autorização Judicial.
Para alterar bilhetes aéreos de bebês de colo de 0 a 2 anos incompletos, não há penalidades, por isso, em voos nacionais dentro do Brasil no qual bebês viajam gratuitamente, não haverá diferença tarifária. Já em voos internacionais, onde bebês de colo pagam 10% da tarifa, poderá haver diferença tarifária para mais ou para menos, conforme nova tarifa disponível no dia da alteração, além de eventuais diferenças de taxas de embarque eventualmente reajustadas e aplicadas para bebês no exterior.
Para alterar bilhetes aéreos de crianças de 2 a 12 anos incompletos, será cobrada taxa de alteração conforme regra da tarifa adquirida originalmente. Além disso, poderá haver diferença tarifária para mais ou para menos de acordo com a tarifa disponível na data da alteração e também em decorrência de não haver mais aplicação de desconto para esse tipo de passageiro. No caso de alterações passam a ser válidas as regras tarifárias e descontos da nova tarifa adquirida.
É preciso apresentar a Certidão de Óbito original do pai que faleceu se a criança estiver viajando com apenas um deles. Caso não tenha o documento original, deverá ser solicitada autorização judicial, pois não é possível apresentar a cópia da Certidão de Óbito.
Em voos nacionais ou internacionais operados pela Gol, crianças de 2 a 12 anos incompletos pagam o mesmo valor da tarifa de um adulto. Bebês de colo, de 0 a 2 anos incompletos, não pagam pela passagem aérea em voos nacionais operados pela Gol, viajam gratuitamente no colo do adulto responsável, já em voos internacionais pagam 10% da tarifa de um adulto pela passagem aérea e viajam no colo do adulto responsável. Verifique mais informações sobre embarque de crianças e bebês aqui.
Crianças menores de 2 anos viajam gratuitamente, desde que estejam no colo de um responsável com 18 anos ou mais. Em casos de gêmeos ou trigêmeos, é necessário um adulto por criança. Recém-nascidos só podem embarcar após 7 dias de vida. Crianças entre 2 e 16 anos devem estar acompanhadas por um responsável ou Acompanhamento Voe Junto contratado junto à GOL. Adolescentes com mais de 16 anos podem viajar sozinhos, sem necessidade de autorização dos pais ou responsáveis.
Para o embarque de menores, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identidade, certidão de nascimento ou passaporte nacional válido (original ou cópia autenticada). No caso do Passaporte Azul, é obrigatória a comprovação de parentesco com o responsável. Não é necessária autorização judicial se o acompanhante for maior de 18 anos e puder comprovar parentesco até o terceiro grau (irmãos, tios ou avós).
Se a criança estiver acompanhada por alguém sem vínculo familiar até o terceiro grau, será necessário apresentar:
- Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identidade original com foto válido em todo o Brasil (como RG ou passaporte);
- Autorização por escrito do pai, da mãe ou do responsável legal;
- Documentos originais da criança e do acompanhante.
Para validar a assinatura da autorização por escrito, é necessário apresentar um documento original do responsável legal.
Autorização judicial com assinatura digital é aceita para o embarque de menores desacompanhados em voos domésticos e internacionais operados pela GOL. Caso a documentação exigida não seja apresentada, o menor só poderá embarcar com a presença do responsável legal no momento do check-in.
A GOL oferece várias formas de pagamento para você comprar a sua passagem. Pela internet, você pode pagar com o PIX, FGTS, PAYPAL, CARTEIRA DIGITAL, Cartão de Crédito Smiles, Cartão GOL Negócios ou com o seu cartão de crédito. A GOL aceita as principais bandeiras disponíveis no mercado. Se a compra for feita nas lojas GOL ou nos aeroportos, você também pode pagar em dinheiro (moeda nacional). E, pela Central de Vendas, no telefone 0300 115 2121, é possível adquirir bilhetes de viagem com cartão de crédito, Cartão de Crédito Smiles e Cartão GOL Negócios. Para saber mais, clique aqui.
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Não. Depois de feita a compra, o número de parcelas não pode ser mudado.
Caso o pagamento tenha sido feito com cartão de crédito, você precisa entrar em contato com a administradora do seu cartão.
Após o cancelamento e a solicitação de reembolso, a GOL devolve em até 7 dias o valor à administradora do seu cartão de crédito, descontadas as taxas e independente da forma de pagamento. Então, a administradora faz o lançamento em fatura. Algumas empresas continuam cobrando e lançando de volta o valor na fatura, enquanto outras cancelam a cobrança assim que recebem a informação da GOL. Em caso de dúvidas, entre em contato com a administradora do seu cartão.
Você deve ir ao site da GOL (www.voegol.com.br) e acessar a opção Minhas Viagens, na barra de navegação principal. Dependendo da tarifa escolhida, pode haver restrição para alteração ou reembolso após a data do voo (não comparecimento ou no-show). Procure sempre providenciar a alteração ou reembolso antes do voo. Neste caso, podem ser cobradas taxas de alteração ou cancelamento, de acordo com a regra específica da tarifa.
Você ainda pode pedir o crédito ou o reembolso pela Central de Atendimento GOL, no telefone 0300 115 2121.
Se você não for cadastrado no site e quiser gerenciar o seu voo usando o código de reserva (localizador), não poderá ficar com créditos na GOL. Neste caso, a única opção disponível será o reembolso.
Confira as informações sobre como fazer cancelamentos e alterações. Conheça mais sobre taxas, tarifas e créditos.
O crédito tem validade de um ano, a partir da data da reserva do bilhete, para uso ou reembolso. Por exemplo, se você comprou uma passagem no dia 01/01/2016 e cancelou o voo, tem até 01/01/2017 (12 meses depois da data da compra) para utilizar o crédito, independente da data do cancelamento da reserva. Taxas administrativas podem ser cobradas. Precisa de mais informações? Clique aqui.
Reservas em aberto podem ser solicitadas apenas pela nossa Central de Venda, no telefone 0300 115 2121. O prazo máximo para pagamento é de 72 horas, dependendo da antecedência do voo.
A GOL não emite nota fiscal aos seus passageiros, por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN n.º 1.600-8). O próprio cartão de embarque e o recibo já são suficientes para documentar a operação.
Através do celular, você pode baixar o aplicativo da GOL pela Apple Store ou Play Store e seguir os passos indicados.
Fique atento aos horários para realizar seu check-in nos canais online:
· Voos nacionais e internacionais: check-in disponível de 48 horas a 1 hora antes do voo;
· Voos de/para os Estados Unidos operados pela GOL: check-in disponível de 24 horas a 1 hora antes do voo.
Para mais dúvidas acesse a página Como Fazer Check in.
Em viagens nacionais, você deve se apresentar ao balcão de atendimento do aeroporto pelo menos duas horas antes do horário de partida do voo. Em viagens internacionais, pelo menos três horas antes do voo.
Embarque nacional:
Início do embarque: 45 minutos antes da decolagem.
Fim do embarque: 20 minutos antes da decolagem.
Embarque internacional:
Início do embarque: 60 minutos antes da decolagem.
Fim do embarque: 15 minutos antes da decolagem.
Clientes GOL podem fazer o check-in nos totens de autoatendimento ou no próprio balcão de atendimento no aeroporto. Devem estar com o código da reserva (localizador) e um documento de identificação válido. Em caso de dúvida, procure um atendente da GOL.
Fique atento ao prazo de check-in nos aeroportos (via balcão)
· Voos nacionais e internacionais: atendimento disponível de 3 horas a 1 hora antes do voo.
Para voos nacionais, qualquer um dos documentos listados abaixo é aceito (original ou cópia autenticada):
• Carteira de Identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados ou do Distrito Federal, com foto;
• Passaporte nacional;
• Carteiras de identidade expedidas pelos Ministérios e órgãos subordinados ao presidente da República, incluindo os comandos do Exército, Marinha, Aeronáutica e Ministério da Defesa;
• Carteira Nacional de Habilitação (modelo físico com fotografia);
• Carteiras profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais (modelos com fotografia), como CREA, OAB, CRM, etc;
• Carteira de trabalho;
• DNI (Documento Nacional de Identidade);
• Título de Eleitor Eletrônico (com nome civil ou nome social), válido apenas se a Biometria estiver cadastrada.
• No caso de índios ou silvícolas, caso o passageiro não tenha nenhum dos documentos listados, seu embarque poderá ser feito com a apresentação de Declaração de Identificação emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) ou qualquer outro documento que o identifique, também emitido por este órgão;
• A CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) agora é aceita no embarque de passageiros em trechos domésticos. Para ser um documento válido, suas informações devem ser compatíveis com as informações do cartão de embarque. O documento deve ser apresentado dentro do próprio aplicativo “CNH Digital” no celular do passageiro.
Atenção: captura de tela ou foto da CNH-e não são válidas para o embarque.
Para voos internacionais, confira abaixo os documentos aceitos por país:
• Argentina: RG ou passaporte;
• Bolívia: RG ou passaporte;
• Chile: RG ou passaporte;
• Colômbia: RG ou passaporte;
• Panamá: passaporte;
• Paraguai: RG ou passaporte;
• República Dominicana: passaporte;
• Uruguai: RG ou passaporte.
Na GOL, o uso de aparelhos portáteis agora está liberado durante todo o voo, inclusive nos processos de decolagem e pouso, desde que estejam no modo avião. Aparelhos sem modo avião devem ter wi-fi e Bluetooth desativados. Os equipamentos eletrônicos portáteis liberados para utilização são tablets, e-readers, smartphones, players de música e videogames. Ligações telefônicas podem ser feitas antes da decolagem e após o pouso. Equipamentos como notebooks e DVD players portáteis devem ser colocados no compartimento de bagagem ou acomodados dentro de uma mochila, abaixo do banco, durante a decolagem e o pouso, por questões de segurança.
Brasileiros maiores de 18 anos em voos nacionais:
Nos casos de furto, roubo ou extravio de documento de identificação no Brasil, o passageiro pode apresentar o Boletim de Ocorrência (BO), desde que ele tenha sido emitido há menos de 60 dias.
• Brasileiros maiores de 18 anos em voos internacionais:
Em caso de perda do passaporte ou cédula de identidade, o turista deve fazer um Boletim de Ocorrência na polícia do país onde estiver e apresentá-lo no Consulado Brasileiro Caso a pessoa precise embarcar no dia em que perdeu o passaporte ou o RG, pode solicitar gratuitamente outro documento, chamado Autorização de Retorno ao Brasil. Para isso, também é preciso fazer um Boletim de Ocorrência e apresentar algum outro documento de identificação. Neste caso, o viajante deve voltar diretamente ao Brasil O turista também pode procurar orientação junto ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
• Brasileiros menores de idade em voos internacionais:
É aceito para embarque Internacional somente passaporte original dentro do prazo de validade ou RG emitido pela Secretaria de Segurança Pública do estado (para países do MERCOSUL). Não há possibilidade de outro documento.
• Brasileiros menores de 12 anos em voos nacionais:
Para o embarque de crianças, o Boletim de Ocorrência não é aceito. Se o menor de 12 anos já fez o trecho de ida, mas perdeu a documentação durante a viagem, para o retorno é necessário apresentar uma autorização do Juizado de Menores. Brasileiros entre 12 anos completos e 18 incompletos podem embarcar com o BO.
Não é permitido o embarque de passageiros estrangeiros portando apenas o Boletim de Ocorrência de perda ou roubo de documentos. Estes clientes devem procurar o consulado ou a embaixada de seu país, com o BO em mãos, para retirar o Salvo-Conduto, que permitirá o retorno ao país de origem.
É um local exclusivo de atendimento que fica nas salas de embarque do aeroporto de Congonhas (São Paulo). Neste espaço, você conta com telefones para contato direto com a nossa Central de Relacionamento e a do Programa Smiles. Há, ainda, totens de autoatendimento pelos quais você pode:
- Verificar o status do seu voo;
- Alterar o seu assento;
- Antecipar, adiar e cancelar voos;
- Alterar o seu voo em caso de reacomodação;
- Imprimir voucher de alimentação, transporte, hospedagem e comunicação, quando necessário.
Clientes em busca de mais conforto e privacidade podem adquirir um assento adicional em nossos voos. O serviço é procurado especialmente por pessoas com obesidade ou viajantes que precisam transportar instrumentos musicais na cabine, como um violoncelo.
Você deseja adquirir um assento extra para sua viagem?
É só ligar para 0300 115 2121 (ligações feitas do Brasil) ou +55 (11) 5504 4410 (ligações internacionais). Vale reforçar que não é possível fazer esse tipo de reserva por meio do site da GOL.
Informações importantes sobre a compra de um assento adicional:
- A cobrança é feita segundo a tarifa disponível no momento da reserva;
- Não há cobrança de taxa de embarque para o assento adicional;
- A aquisição não dá direito a bagagens adicionais.
Confira mais informações sobre assistência especial.
Voos com escala: se a aeronave na qual vai viajar for fazer uma escala, você não precisa desembarcar. A escala é feita normalmente para reabastecer o avião e/ou para que novos passageiros possam embarcar.
Para uma viagem tranquila e sem complicações, é só seguir as recomendações de segurança da nossa equipe de voo. Também mantenha seu cartão de embarque em mãos, pois ele será validado novamente no aeroporto de escala.
Voos com conexão: nos casos de voos com conexão, é preciso deixar o avião para reembarcar em outra aeronave. Se precisar, peça informações à equipe GOL no aeroporto em que você fizer a primeira parada.
Para voos com conexão, é importante saber:
• Você não precisa retirar a sua bagagem do primeiro avião, apenas no destino final. A exceção só acontece para voos vindos de Miami ou Orlando com escala nos aeroportos de Brasília ou Fortaleza;
• Você não precisa fazer um novo check-in;
• Em voos internacionais, ao entrar na zona de embarque, é preciso passar pela Polícia Federal local para realizar o processo de imigração. Por conta disso, os agentes farão nova verificação de documentos;
• Passageiros que necessitam de assistência especial, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, têm prioridade no embarque, assim como clientes do programa de relacionamento Smiles Diamante, Smiles Ouro e Delta Elite.
Se você tem voo marcado para Miami ou Orlando com conexão em Brasília e origem em São Paulo (CGH e GRU), Rio de Janeiro (GIG e SDU) ou Belo Horizonte (CNF), é muito importante ficar atento ao tempo limite para conexão.
Esta recomendação é feita porque, para que nossos clientes cheguem bem rápido aos Estados Unidos, o tempo de conexão no aeroporto de Brasília não é muito extenso. Dica: para fazer o trajeto certo e não perder tempo, acompanhe as sinalizações do aeroporto, evite paradas e siga direto para sua conexão.
Informações sobre a retirada de bagagens em voos com conexão:
• Em voos partindo do Brasil para Miami ou Orlando, você despacha a mala em seu aeroporto de origem e só precisa retirá-la quando chegar ao destino final;
• Em voos com origem em Miami ou Orlando com destino ao Brasil, você precisa retirar sua bagagem no aeroporto de Brasília ou Fortaleza durante a conexão. Neste caso, então, é preciso sair da imigração, retirar a bagagem na esteira e seguir para o check-in do próximo voo.
Depois de comprar a sua passagem, entre em contato com o Atendimento Online GOL e informe o seu código de reserva (localizador) para pedir assistência à equipe de aeroporto. Assim, nossos atendentes oferecerão ajuda para o procedimento de embarque e desembarque.
Sim. Oferecemos, de forma gratuita, a opção de um cinto extensor. Orientamos que seja solicitado com antecedência, pela Central de Vendas, no telefone 0300 115 2121. E, para aqueles que necessitem de mais espaço, recomendamos a aquisição de um Assento Extra, possibilitando viajar sem ninguém ao seu lado (o pedido também deve ser realizado pela Central de Vendas). Serão cobradas as duas poltronas, mas não há franquia adicional de bagagem e o cliente paga apenas uma taxa de embarque. Para este passageiro, também será providenciado o extensor do cinto de segurança. As medidas das poltronas são: assento de 40 cm por 40 cm e encosto com 75 cm de altura.
Depois de comprar a sua passagem, entre em contato com o Atendimento Online GOL e informe o seu código de reserva (localizador) para pedir assistência no embarque e no desembarque. Já no aeroporto, vá até o balcão de atendimento da GOL e solicite o check-in preferencial. Para mais informações, clique aqui.
Depois de comprar a passagem, entre em contato com o Atendimento Online GOL e informe o seu código de reserva (localizador) para pedir assistência à equipe de aeroporto, que vai ajudá-lo no procedimento de embarque. No aeroporto, peça pelo check-in preferencial no balcão de atendimento da GOL. Sua cadeira de rodas pode ser transportada no avião normalmente, desde que não tenha baterias com líquidos corrosivos. Se preferir, você pode usar as cadeiras de rodas oferecidas pela GOL no aeroporto. Precisa de mais informações? Clique aqui.
Depois de comprar a sua passagem, entre em contato com o Atendimento Online GOL e informe o seu código de reserva (localizador) para pedir assistência no embarque e no desembarque. Já no aeroporto, vá até o balcão de atendimento da GOL e solicite o check-in preferencial. Para mais informações, clique aqui.
O uso da insulina durante o voo é liberado desde que ela seja transportada adequadamente, conforme a orientação abaixo:
• Agulhas e seringas podem ir como bagagem de mão desde que o passageiro apresente medicamentos com etiquetas profissionalmente impressas, identificando o produto e o nome do fabricante ou da indústria farmacêutica, juntamente com a receita médica;
• O passageiro deve checar com o fabricante ou seu médico a maneira segura de acomodar a insulina, para que não ocorra o congelamento da medicação;
• O peso máximo permitido pela GOL é de 2,5Kg.
A GOL não disponibiliza serviço de bordo diferenciado por cliente e não se responsabiliza pela ingestão de itens como leite, ovos, carne, peixe, carboidratos, entre outros, por pessoas que precisem de dietas controladas.
Para embarcar com alguma parte do corpo engessada, preencha e envie o formulário MEDIF. O gesso deve ter sido colocado pelo menos 48 horas antes do embarque. Se a viagem ocorrer com um gesso de perna inteira, pode haver dificuldade de acomodação do passageiro, pois não há espaço extra para a suspensão da perna.
A fim de garantir a segurança de todos a bordo, o passageiro que estiver com alguma doença infectocontagiosa poderá ser impedido de embarcar. Se você está com alguma doença dessa natureza e tem dúvidas sobre os procedimentos, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.
Para viajar com o seu cão ou gato na cabine de passageiros você pode utilizar o serviço Dog&Cat Cabine, destinado a animais que pesam até 10kg (incluindo a caixa de transporte). Se o seu cão ou gato pesar até 30kg, o serviço Dog&Cat + Espaço é o indicado, nele o seu animalzinho viaja no porão da aeronave em um espaço próprio para ele. Em caso de cães ou gatos que acima de 30kg ou outras espécies, é preciso entrar em contato com a GOLLOG Animais.
Cães-guia de pessoas com deficiência visual ou auditiva podem viajar na cabine do avião. Para mais informações sobre o transporte de cachorros e gatos domésticos, clique aqui.
Dog&Cat Cabine é o serviço de transporte de animais de estimação oferecido ao cliente GOL, mediante pagamento de taxa adicional. Esse serviço permite que os clientes viajem levando seu cão ou gato de pequeno porte na cabine de passageiros.
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Apenas cães e gatos que pesam até 10kg (incluindo a caixa de transporte) podem viajar na cabine de passageiros. É permitido somente um Pet por cliente e um por fileira de assentos, sendo, no máximo, oito por voo. Quaisquer outros animais, mesmo que de porte pequeno, devem ser transportados através da GOLLOG Animais.
Os animais de estimação voando na cabine devem ficar dentro do kennel para transporte durante toda a viagem, inclusive nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto. Na aeronave, eles devem ser acomodados abaixo do assento à frente do dono e distante dos demais animais na cabine bem como mantidos dentro dos kennels durante todo o voo. O comprimento do kennel não poderá, em hipótese alguma, ultrapassar a medida máxima permitida, pois, em uma emergência em que seja necessária uma evacuação, a passagem do corredor interno das fileiras não poderá estar obstruída. Saiba mais sobre o kennel.
Para mais informações clique aqui.
Para bilhetes comprados no Brasil, com destinos nacionais e/ou internacionais, a contratação do serviço deve ser feita no momento da reserva. Caso o bilhete já tenha sido emitido, é possível adquirir o serviço posteriormente por meio das opções:
- Minhas reservas > Contratar mais serviços
- Central de Atendimento: 0300 115 2121
A contratação deve ser realizada com antecedência mínima de 2 horas para voos nacionais e 2 horas para voos internacionais. Para bilhetes comprados fora do Brasil, com destinos nacionais e/ou internacionais, entre em contato com o SAC do país de origem:
- Argentina – 0810 266 3131
- Bolívia – 800 12 2201
- Chile – 800 39 5231
- Paraguai – 595 21 454 777
- Uruguai – 000 4019 0895
- México – (01) 800 282 2706
- República Dominicana – 1 888 751 9004
- Estados Unidos – 1 855 862 9190
Clientes que adquirirem bilhetes com milhas Smiles também podem contratar o serviço adicional normalmente. Basta entrar em contato com a Central de Atendimento GOL pelo telefone 0300 115 2121 e solicitar a compra do serviço. A Central deverá inserir o SSR na reserva.
O reembolso do produto é permitido exclusivamente para clientes com tarifas Flex e Premium Economy, quando solicitado antes do embarque, através do Minhas Viagens ou central de atendimento. Para as tarifas Basic, Light e Classic, não há possibilidade de reembolso. Reembolsos solicitados após o voo (no-show) não são permitidos, independente da tarifa.
O check-in deve ser feito com antecedência de 2h do embarque em voos nacionais e 3h em voos internacionais. O dono do animal de estimação deve preencher o Formulário de Solicitação para Transporte de Animais e apresentar alguns documentos no check-in. Confira a lista completa.
O passaporte é permitido para o trânsito doméstico e internacional, com destino a países que o reconheçam como documento equivalente. No prazo de 10 dias antes do embarque, o proprietário deverá solicitar ao médico veterinário responsável pelo animal que registre as informações sanitárias no passaporte e procurar a unidade do Vigiagro para a legalização.
Obs.: é responsabilidade do proprietário do animal verificar, antes da viagem, a aceitação do passaporte e as exigências sanitárias do país de destino do animal. Alguns países impõem outras exigências específicas para permitir o ingresso de animais de companhia em seus territórios. Os clientes deverão verificar as informações no site www.iatatravelcentre.com ou procurar o consulado do país que irá visitar. Os colaboradores GOL deverão consultar as documentações necessárias de cada país pelo site www.timaticweb.com.
Não, a taxas são diferentes pois se trata de serviços distintos. Para mais informações clique aqui.
- Adulto com criança de colo;
- CHD (crianças de 2 a 16 anos acompanhadas), pois somente um adulto pode ser responsável por pet;
- UMNR (crianças de 8 a 16 anos desacompanhadas).
Sim. No entanto, por motivos de segurança, os dois passageiros não podem se sentar na mesma fileira. Essa informação deve ser comunicada ao cliente pela Central de Atendimento (0300 115 2121) no momento da reserva e também reforçada pelo aeroporto durante o check-in.
• Os animais domésticos devem ter, no mínimo, seis meses de idade e devem caber dentro de um kennel para transporte próprio;
• O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável. Se o animal não estiver nessas condições de higiene, o embarque dele será proibido;
• O kennel rígido deve ter, no máximo, 22 cm de altura x 43 cm de profundidade x 32 cm de largura e ser resistente, feito de fibra ou plástico rígido;
• O kennel flexível deve ter, no máximo, 24 cm de altura x 43 cm de profundidade x 32 cm de largura, com uma estrutura rígida interna, para que fique firme, além de ser de material impermeável;
• O piso interno do kennel, tanto do rígido quanto do flexível, deve ser revestido com material que absorva urina e fezes, evitando vazamento durante a viagem;
• O kennel precisa ter espaço suficiente para o animal se mover, mudar de posição e dar a volta em torno de si, de forma que fique confortável, e ter abertura para circulação de ar;
• Juntos, o animal de estimação e o kennel devem pesar até 10 kg. Acima desse peso, o animal não poderá ser transportado na cabine de passageiros.
Nos GOL Premium Lounges nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), o pet é bem-vindo e precisa permanecer dentro da caixa de transporte.
Nas salas vips que não são GOL é necessário confirmar diretamente com cada sala.
Se você esqueceu um artigo pessoal e percebeu ao desembarcar, contate um Colaborador GOL imediatamente, assim poderemos lhe direcionar ao nosso Achados e Perdidos, que é responsável por guardar e registrar objetos esquecidos a bordo.
Se você esqueceu um artigo pessoal e só percebeu depois de deixar as dependências do Aeroporto é possível nos contatar por telefone no 0800 704 0465 ou comparecer a uma de nossas bases para que possamos registrar o fato e procurar o seu pertence.
Objetos esquecidos nas dependências dos Aeroportos são gerenciados por sua própria administração. Solicite, por favor, apoio à administradora aeroportuária.








