Viagens internacionais

Viagens internacionais

Fique atento às regras de ingresso em nossos destinos.

Leia atentamente todas as regras do país de destino antes de viajar. Evite problemas no seu embarque.


Escolha seu destino*:

*Trajetos operados exclusivamente pela GOL. Para viagens com destinos não operados pela GOL, consulte a companhia parceira.

Os regulamentos descritos nesta página se destinam a Brasileiros viajando para os países abaixo. Em caso de outras nacionalidades, consulte o consulado, embaixada ou o Call Center.

Aruba (AUA)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 27/06/2024


Documentos e formulários

  • Documento de identificação oficial válido; é necessário passaporte.
  • Bilhete de retorno;
  • Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para febre amarela.


Regras de validade do documento:

  • Os passaportes e outros documentos aceitos para entrada deverão ser válidos para o período de estadia pretendido.
  • Aviso: se estiver partindo dos EUA (independentemente de quaisquer isenções de passaporte de destino), um passaporte válido e/ou documento de partida aceito será exigido pelas autoridades de imigração dos EUA.

Os seguintes regulamentos se aplicam a crianças/menores:

  • Menores desacompanhados, com 17 anos ou menos, deverão portar uma carta de consentimento dos pais/responsáveis.

Importante: os passageiros devem preencher um “Cartão de Embarque/Desembarque (Cartão ED)” antes da partida em www.edcardaruba.aw. Eles receberão uma “Autorização de Viagem” que deverá ser apresentada antes do embarque.

Visto de Destino

  • Estão isentos de obtenção de visto: cidadãos do Brasil para estadia máxima de 90 dias.
  • Prorrogação da estadia possível por mais 60 dias com um máximo. estadia de 180 dias por ano civil para turistas isentos de visto.
  • Prorrogação da estadia possível para uma estadia adicional de 150 dias com uma estadia máxima de 180 dias por ano civil para proprietários de imóveis em Aruba ou de um iate nas águas territoriais de Aruba, com comprimento mínimo de 14 metros. É necessária prova de propriedade ou amarração do iate.

A vacinação contra a febre amarela é necessária se chegar dentro de 6 dias após sair ou transitar por Angola, Benin, Bolívia, Brasil, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Colômbia, Congo (Rep. Democrática), Congo, Costa do Marfim d'Ivoire, Equador, Guiné Equatorial, Etiópia, Guiana Francesa, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiana, Quénia, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Panamá, Paraguai, Peru, Senegal, Serra Leoa , Sudão do Sul, Sudão, Suriname, Togo, Trinidad e Tobago, Uganda ou Venezuela. Os passageiros devem ter certificado de vacinação emitido pelo menos 10 dias antes da chegada.

Isentos da vacinação contra febre amarela:

  • Crianças menores de 9 meses e adultos maiores de 60 anos.
  • Passageiros que transitam por países com risco de transmissão de febre amarela em até 12 horas caso não saiam das áreas de trânsito.
  • Titulares de certificado de contraindicação por motivos médicos.
  • Gestantes ou em período de amamentação.
Bolívia (VVI)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 23/10/2023

 

Documentos e formulários

Observações

  • Passageiros que não possuam passagem de retorno estão sujeitos a rejeição na imigração.

  • Para melhor comodidade, apresente-se no aeroporto de VVI para atendimento com no mínimo de 3 horas de antecedência.

Atenção: Para saber mais sobre os requisitos para retornar ao Brasil, clique no item "Brasil (BRA)", disponibilizado nesta página ou confira a íntegra das regras para entrada de viajantes no Brasil: ANVISA (Regras para entrada de viajantes no Brasil).

Brasil (BRA)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 27/06/2023

Vacinas não são necessárias

Precauções recomendadas de saúde e vacinação:
Vacinação contra febre amarela para todos os viajantes a partir de 9 meses de idade com destino aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal (incluindo Brasília), Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, bem como para áreas designadas do Estado da Bahia. A vacinação também é recomendada para viajantes que visitam as Cataratas do Iguaçu.

O risco de malária devido a P. vivax (88,8%), P. falciparum (10,6%) e infecções mistas (0,5%) existe na maioria das áreas florestais abaixo de 900 metros nos nove estados da região amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso (parte norte), Pará (exceto Belém), Rondônia, Roraima e Tocantins (parte oeste)). A intensidade de transmissão varia de um município para outro e é maior em áreas de mineração na selva, em assentamentos agrícolas, em áreas indígenas e em algumas áreas urbanas periféricas de Cruzeiro do Sul, Manaus e Porto Velho. A malária também ocorre na periferia de grandes cidades como Boa Vista, Macapá, Marabá, Rio Branco e Santarém. Nos estados fora da região administrativa do Amazonas, o risco de transmissão da malária é insignificante ou inexistente, mas existe um risco residual de transmissão do P. vivax em áreas de mata atlântica dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Informações detalhadas sobre a situação epidemiológica da malária no Brasil estão disponíveis em www.saude.gov.br 

Colômbia (BOG)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 05/01/2024

Confira os requisitos para entrada no país. 

Documentos e formulários

  • Documento de identificação oficial válido (RG ou Passaporte);
  • Apresentar bilhete de retorno;
  • Comprovante de acomodação;
  • Os passageiros devem preencher o formulário “CheckMig” no máximo 72 horas antes da partida em: https://apps.migracioncolombia.gov.co/pre-registro/en;
  • Brasileiros estão isentos de obtenção de visto para estadia máxima de 90 dias;
  • Certificado internacional de vacinação contra a febre amarela é obrigatório caso você resida ou passe por Angola, Brasil, Congo ou Uganda dentro do prazo de 6 dias.
  • Estão isentos da vacinação contra a febre amarela: crianças menores de 1 ano e maiores de 60 anos, passageiros em trânsito em Angola, Brasil, Congo (Rep. Democrática) ou Uganda no prazo de 12 horas se não saírem das áreas de trânsito, passageiros com comprovativo oficial de contraindicação médica emitido por autoridade de saúde; 
  • Os passageiros devem ter certificado internacional de vacinação emitido pelo menos 10 dias antes da chegada.

Importante:
Os passaportes devem ser legíveis por máquina para a entrada.

Argentina (AEP/MDZ/ROS/COR)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 21/02/2024

Documentos e formulários

  • Documento de identificação oficial válido (RG ou Passaporte, de acordo com a nacionalidade do passageiro);
  • Não é mais necessário preencher a declaração jurada de ingresso.
  • Apresentar bilhete de retorno - recomendável;

Por determinação das autoridades locais, todas as cadeiras de rodas movidas a bateria devem ser declaradas por meio do formulário DECLARACIÓN JURADA DE TRANSPORTE DE SILLA DE RUEDAS O AYUDA MOTRIZ IMPULSADA A BATERÍA. Realize a impressão da declaração e apresente no momento do check-in. 

Objetos proibidos para transporte nos Aeroportos da Argentina

Por determinação das autoridades locais, alguns objetos e substâncias são considerados proibidos para o transporte nas bagagens despachadas e bagagens de mão nos Aeroportos da Argentina. Para maiores informações, consulte o Regulamento de Segurança da Aviação (RSA) N° 02, clicando aqui.

Atenção: Para saber mais sobre os requisitos para retornar ao Brasil, clique no item "Brasil (BRA)", disponibilizado nesta página ou confira a íntegra das regras para entrada de viajantes no Brasil: ANVISA (Regras para entrada de viajantes no Brasil)

Atenção: Passageiros que não possuam passagem de retorno estão sujeitos a rejeição na imigração.

Estados Unidos (MIA/MCO)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 16/05/2023

Documentos e formulários

  • Passaporte válido
     
  • Visto
     
  • Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID para imigração nos EUA.
     
  • Não é mais necessário a apresentação do atestado de vacinação COVID-19.
     
Montevidéu (MVD)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 21/09/2022

 

Documentos e formulários

  • Não é mais necessário apresentar a Declaração Jurada de Saúde;

  • Documento de identificação oficial válido (passaporte ou RG).

Exames

  • Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID

Atenção: Para saber mais sobre os requisitos para retornar ao Brasil, clique no item "Brasil (BRA)", disponibilizado nesta página ou confira a íntegra das regras para entrada de viajantes no Brasil: ANVISA (Regras para entrada de viajantes no Brasil)

Paraguai (ASU)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 28/10/2022

Documentos e formulários 

  • Certificado Internacional de vacina da Febre Amarela emitido  pela ANVISA pelo menos 10 dias antes da chegada. Emita seu Certificado Internacional clicando aqui.
  • Isentos de vacinação contra febre amarela: Detentores de um certificado de contraindicação por motivos médicos. O certificado deve ser autorizado pelo Ministério de Saúde Pública e Previdência Social do Panamá ou pela autoridade sanitária do país de origem; Crianças com menos de 1 ano de idade e adultos com mais de 60 anos e Passageiros que transitem pelos seguintes países se não saírem das áreas de trânsito: Bolívia, Brasil, Peru ou Venezuela.
  • Documento de identificação oficial válido;

Atenção: Para saber mais sobre os requisitos para retornar ao Brasil, clique no item "Brasil (BRA)", disponibilizado nesta página ou confira a íntegra das regras para entrada de viajantes no Brasil: ANVISA (Regras para entrada de viajantes no Brasil).

 

Paramaribo (PBM)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 28/02/2024

 

Formulários/Documentação

  • Passaporte válido
  • Apresentar bilhete de retorno;
    • O Ministério das Relações Exteriores, Negócios Internacionais e Cooperação Internacional do Suriname anunciou no dia 15 de janeiro de 2024, que os visitantes de 21 nacionalidades serão obrigados a apresentar o E-VISA válido da Taxa de Entrada a companhia aérea antes do embarque. Sem esse documento, os Clientes não serão admitidos no território do Suriname e seu embarque deve ser negado no momento do atendimento. 

      Os países afetados por esta mudança incluem Afeganistão, Angola, Bangladesh, Cuba, República Dominicana, Egito, Eritreia, Gana, Índia, Camarões, Quênia, Nepal, Nigéria, Paquistão, Somália, Sri Lanka, Síria, Tunísia, Venezuela, Zâmbia e África do Sul.

    • Os indivíduos que possuem passaportes dessas nações agora são obrigados a obter um visto antes de viajar para o Suriname. Para evitar transtornos e atrasos na chegada ao país, é de extrema importância que a Taxa de Entrada seja paga antecipadamente à viagem. O E-VISA está disponível pelo aplicativo on-line da VFS Global Suriname: https://suriname.vfsevisa.com/suriname/online/home/index.

    • É importante notar que o processo de pedido de visto está sujeito a avaliação administrativa e pode demorar mais de 72 horas para emissão. Por esse motivo, é recomendado apresentar o pedido de visto o máximo de antecedência em relação às datas de viagem pretendidas.

      Atenção: Os Clientes com destino a PBM devem apresentar o Entry Fee impresso na origem (atendimento de check-in) para evitar complicações na conexão e entrada no país.

  • Certificado Internacional de vacina da Febre Amarela emitido pela ANVISA pelo menos 10 dias antes da chegada. Emita seu Certificado Internacional clicando aqui.
  • Isentos de vacinação contra febre amarela: Crianças menores de 1 ano de idade e detentores de um certificado de contraindicação por motivos médicos.

Atenção: Para saber mais sobre os requisitos para retornar ao Brasil, clique no item "Brasil (BRA)", disponibilizado nesta página ou confira a íntegra das regras para entrada de viajantes no Brasil: ANVISA (Regras para entrada de viajantes no Brasil)

Atenção: Passageiros que não possuam passagem de retorno estão sujeitos a rejeição na imigração.
 

Punta Cana (PUJ)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 21/09/2022


Documentos e formulários

  • Passaporte válido;
     
  • Apresentar bilhete de retorno;
     
  • Apresentação do Ticket Eletrônico.

Requisitos

  • Certificado Internacional de vacina da Febre Amarela emitido pelo menos 10 dias antes da chegada (para passageiros provenientes dos estados brasileiros do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; e para passageiros e tripulantes provenientes ou que estiveram na Venezuela nos últimos 14 dias). Emita seu Certificado Internacional clicando aqui.
  • Isentos de vacinação contra febre amarela: Crianças com menos de 1 ano de idade, adultos com mais de 60 anos e detentores de um certificado de contraindicação por motivos médicos.
     
  • Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID
     
  • Estrangeiros podem ser submetidos a exames médicos na chegada. Detalhes podem ser encontrados no link: Coronavirus Information - GoDominicanRepublic.com
     
  • Preenchimento do Ticket Eletrônico em eTicket antes do embarque

Países com restrição

  • Angola, Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Námbia e África do Sul. Imigração mediante apenas com a posse de teste negativo.
     

Atenção: Passageiros que não possuam passagem de retorno estão sujeitos a rejeição na imigração.

Atenção: Para saber mais sobre os requisitos para retornar ao Brasil, clique no item "Brasil (BRA)", disponibilizado nesta página ou confira a íntegra das regras para entrada de viajantes no Brasil: ANVISA (Regras para entrada de viajantes no Brasil)

San José (SJO)

Confira os requisitos para entrada no país.
Última atualização: 27/06/2024


 Documentos e formulários

  • Documento de identificação oficial válido; é necessário passaporte.
  • Bilhete de retorno;
  • Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para febre amarela.


Observações

  • As exigências dos países podem ser alteradas a qualquer momento. É importante sempre consultar as informações disponibilizadas pelo Consulado ou Embaixada do país.
  • Caso haja escala/conexão, é necessário verificar e atender as exigências dos países de parada. 
  • Passaportes e outros documentos aceitos para entrada emitidos para cidadãos brasileiros deverão ser válidos na chegada.
  • Estão isentos de obtenção de visto cidadãos do Brasil para estadia máxima de 180 dias.
  • De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para a febre amarela passou automaticamente a valer para toda a vida, não podendo ser rejeitado pelos países signatários da OMS, assim como não pode ser exigida revacinação ou reforço da vacina contra a febre amarela. Crianças a partir de 9 meses de idade precisam apresentar o CIVP para febre amarela.
  • A vacinação contra a febre amarela é necessária se chegar dentro de 6 dias após sair ou transitar por Angola, Benin, Bolívia, Brasil, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Colômbia, Congo, Congo (Rep. Democrática), Côte d. 'Ivoire, Equador (apenas se visitou Morona-Santiago, Napo, Orellana, Pastaza, Sucumbios ou Zamora-Chinchipe), Guiné Equatorial, Etiópia, Guiana Francesa, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiana, Quénia, Libéria , Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Paraguai, Peru, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Sudão do Sul, Sudão, Suriname, Tanzânia, Togo, Trinidad e Tobago, Uganda, Venezuela e Zâmbia. Os passageiros devem ter certificado de vacinação emitido pelo menos 10 dias antes da chegada. 

Isentos da vacinação contra febre amarela:

  • Crianças menores de 9 meses de idade.
  • Adultos com mais de 60 anos portadores de comprovante de contraindicação médica.
  • Passageiros que transitam por países com risco de transmissão de febre amarela caso não saiam das áreas de trânsito.
  • Gestantes (ou em período de amamentação) e portadoras de comprovante de contraindicação médica.
  • Passageiros que estiveram na Colômbia e visitaram apenas Barranquilla, Bogotá, Cali, Cartagena, Medellín ou San Andrés e Providencia.
  • Passageiros que estiveram no Paraguai e visitaram apenas Assunção.
  • Passageiros que estiveram no Peru e visitaram apenas Cajamarca, Cuzco, Trilha Inca, Lambayeque, Lima, Machu Picchu, Piura ou Tumbes.
  • Passageiros que estiveram em Trinidad e Tobago apenas visitaram Port of Spain.