Vendas de Grupos

Realize cotações para venda de grupos (mais de 9 pessoas) através de nossa plataforma (apenas para clientes que tenham código cadastrado com a GOL) ou acesse todos os dados relativos a venda de grupos, como pagamento, nominação e cancelamento de grupos em nosso Suporte Online.

Confira as novas regras de alteração, remarcação e cancelamento de passagens, clicando aqui.

Política:

  • As solicitações de Grupos GOL terão cobrança de sinal no valor de R$ 50,00 por passageiro;
  • O prazo para pagamento do sinal será de até 20 dias corridos após a criação do localizador;
  • Será permitida apenas uma forma de pagamento para o sinal, sendo cartão de crédito, UATP ou faturado;
  • Não será permitido pagamento parcial do sinal. Caso haja interesse de sinalizar uma quantidade inferior de passageiros, o agente deve dividir o grupo antes de sinalizar, utilizando o ambiente “Automação de Grupos”; mantendo o mínimo de 10 passageiros;
  • Três (03) dias antes da data limite para o pagamento do sinal será enviado um alerta para o e-mail cadastrado no código GOL, lembrando o prazo final;
  • Após pagamento do sinal, a reserva será recalculada deduzindo o valor pago e gerado o prazo de 30 dias corridos* antes do embarque para pagamento integral do bloqueio;
  • Caso o pagamento do sinal não seja efetuado até a data estipulada, a reserva será cancelada;
  • Depois de aprovado o pagamento do sinal, caso seja necessário cancelar a reserva, o valor pago pelo sinal não será reembolsado;
  • Havendo negociação de TC, o fluxo de pagamento segue conforme o número de passageiros pagantes. A regularização se dará dentro dos 30 dias que antecedem o embarque, por meio de reembolso do valor pago utilizando o seu canal de atendimento de grupos (e-mail);
  • Pagamento parcial: caso haja qualquer valor pendente na reserva no momento do vencimento final, o sistema cancelará todo o bloqueio 30 dias corridos antes do voo, incidindo a multa por reembolso proporcional – não serão resguardados passageiros pagos integralmente, se houver pendência de valor no localizador;
  • Estando a reserva totalmente quitada, sendo necessário efetuar algum cancelamento, seguem-se as regras vigentes.

* Vale ressaltar que, caso o prazo caia nos finais de semana ou feriados, o agente de viagem deve programar-se para regularizar o pagamento total até o último dia útil imediatamente anterior à data estipulada.

Lembramos que o atendimento de Grupos é realizado de segunda a sexta, das 8h00 às 17h30.

Em caso de dúvidas, entre em contato por e-mail com o seu canal de atendimento de grupos.

Atenciosamente,
GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

Perguntas frequentes

Nas últimas semanas, devido à disseminação do Corona Vírus (COVID-19), e seguindo as condições acordadas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a GOL flexibilizou as políticas de alteração e cancelamento para os clientes com voos marcados e para clientes com interesse em adquirir novos voos.

Confira abaixo algumas perguntas frequentes de ações que poderão ser adotadas apenas em RESERVAS EMITIDAS.

Exemplo: Grupo de 10 passageiros, no qual 5 desejam cancelar e manter crédito para uso futuro, 3 alterar para nova data e 2 cancelar com reembolso

Permitido apenas em reservas totalmente emitidas, seguindo as regras pré-estabelecidas. Porém deve-se considerar que:
• As Agências poderão usufruir das concessões geradas pela flexibilização das políticas de alteração e cancelamento UMA ÚNICA VEZ para cada passageiro.
• Caso os passageiros já possuam a data do novo voo para alteração imediata, neste caso será mantida classe de GRUPOS (mesmo em caso de redução para quantidade inferior a 10 assentos) e a tratativa será dada conforme regra de alterações para voos nas datas apresentadas nas tabelas das regras*.
• Deve-se levar em consideração que, ao dividir passageiros em uma reserva GRUPO, há uma descaracterização da negociação.

Sendo assim, caso a reserva tenha sido desmembrada e a Agência deseja emitir nova passagem futuramente:
• Para manter negociação em classe GRUPO, deverá submeter um pedido de no mínimo 10 assentos;
• Para emissões em quantidade inferior a 10 assentos, a nova emissão deverá ocorrer obrigatoriamente em classe regular, devendo o Emissor contatar a Central de Atendimento Agências para utilização do crédito na nova compra.

Não. Neste caso, a nova compra deverá ser realizada em classe regular.

O crédito ficará vinculado ao localizador dividido para o cancelamento individual; porém:
• Devido tratar- se de reserva Grupo, o crédito poderá ser utilizado em uma nova reserva, mesmo que não seja para o passageiro original. No entanto, a Agência será responsável por garantir que o passageiro original não fará a utilização do crédito ou que seja atendido pela Agência em outra modalidade de compra.
• Se mantida reserva com no mínimo 10 passageiros a troca de nomes poderá ser realizada conforme a política de Grupos.
• Deve-se levar em consideração que, ao dividir passageiros em uma reserva GRUPO, há uma descaracterização da negociação.

Ou seja, caso as reservas fiquem com menos de 10 passageiros, a nova emissão deverá ocorrer obrigatoriamente em classe regular, devendo o Emissor contatar a Central de Atendimento Agências para utilização do crédito para pagamento.
Uma vez que a reserva for emitida em Classe Regular não poderá haver troca de nome, mesmo que o crédito utilizado para o pagamento seja originário de uma reserva de Grupos.

As reemissões em classe GRUPO seguirá fluxo normal de negociação, via Workflow, devendo o cliente informar no momento da solicitação que irá utilizar o crédito como forma de pagamento, identificando qual localizador o crédito esta vinculado.
Todos os pedidos deverão possuir o mínimo de 10 assentos.
Deve ser respeitada a validade para utilização do crédito.
Prazo de atendimento: 72 horas úteis.

Caso o cliente opte por realizar uma nova compra para quantidade inferior a 10 passageiros, a nova emissão deverá ocorrer obrigatoriamente em classe regular, devendo o Emissor contatar a Central de Atendimento Agências para utilização do crédito para pagamento.
Uma vez que a reserva for emitida em Classe Regular não poderá haver troca de nome, mesmo que o crédito utilizado para o pagamento seja originário de uma reserva de Grupos.

Sim. O Crédito poderá ser utilizado para pagamento de mais de uma reserva de Grupo já existente, novo bloqueio ou reservas criadas em Classe regular em valor igual ou superior ao do saldo, havendo solicitação de reembolso do saldo residual, as taxas serão cobradas.

Sim, considerando que o crédito poderá ser utilizado em reserva de valor igual ou superior ao do saldo, havendo solicitação de reembolso do saldo residual, as taxas serão cobradas.

Sim, respeitando o prazo de validade do crédito de sinal (até 01/02/2021).

Se a data do voo já ocorreu, a Agência deverá contatar o Pós-Venda Grupos para informar qual ação deseja tomar na reserva.

A taxa no-show será isenta para os voos até o dia 31/08/2020 , e a Agência poderá optar por:
• Manter o valor em crédito para utilização futura, considerando as regras vigentes para “Utilização de Crédito”, sujeito a diferença tarifária.
Importante: Neste caso, o crédito terá a validade de 12 meses a contar da data do voo ( primeiro embarque).

• Solicitar reembolso do valor, para o qual será isenta taxa de cancelamento e/ou no-show, aplicando-se apenas taxa de reembolso de acordo com a regra tarifária.

Independente da natureza do pedido (alteração de reserva emitida, alteração de reserva sinalizada ou novo bloqueio usando crédito), o cliente deverá submeter a solicitação através do Workflow de Grupos como NOVA SOLICITAÇÃO, informando obrigatoriamente no campo OBSERVAÇÕES” o LOCALIZADOR ORIGINAL que deseja alterar ou ao qual o crédito esteja vinculado.
Solicitações que não possuírem estas informações serão tratadas como negociações independentes, e seguirão o fluxo normal de negociação de GRUPOS. Não sendo possível atendê-las posteriormente como reservas impactadas pela pandemia do Corona Vírus, por motivo de auditoria interna.
Prazo para atendimento: 72 horas úteis.

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