Viagens internacionais

Fique atento às regras de ingresso em nossos destinos.

Leia atentamente todas as regras do país de destino antes de viajar. Evite problemas no seu embarque.

Atenção: as informações estão sendo constantemente atualizadas na página dos consulados, constando nesta página as publicações mais recentes pelos órgãos de governo, para brasileiros viajando com fins turísticos. Para viagens com outros fins e mais informações, recomendamos conferir sempre os links descritos a seguir.


Escolha seu destino*:

*Trajetos operados exclusivamente pela GOL. Para viagens com destinos não operados pela GOL, consulte a companhia parceira.

Os regulamentos descritos nesta página se destinam a Brasileiros viajando para os países abaixo. Em caso de outras nacionalidades, consulte o consulado, embaixada ou o Call Center.

Informamos que, apesar das recentes medidas publicadas pelo governo de alguns países com relação ao uso opcional de máscaras faciais em seus aeroportos, ainda exigimos o uso de máscaras dentro de nossas aeronaves, seguindo as normas sanitárias do Brasil. 

 

Bolívia (VVI)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 20/06/2022

 

Documentos e formulários

  • Documento de identificação oficial válido;

  • Apresentar bilhete de retorno;

  • Formulário da alfândega (1 por família);

  • É necessário apresentar o certificado de vacinação contra a COVID-19, com as doses aplicadas pelo menos 14 dias antes da entrada no país.

    Declaração de saúde

  • De acordo com o governo boliviano, é obrigatório a apresentação da Declaração de saúde preenchida para cada Cliente com mais de 6 anos. Clique aqui para acessar.

Quarentena/Observações

  • Passageiros que não possuam passagem de retorno estão sujeitos a rejeição na imigração.

Brasil (BRA)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 20/06/2022

 

Comprovante de vacinação

Comprovante impresso ou em meio eletrônico, sendo que a aplicação da última dose ou dose única deve ter ocorrido, no mínimo, 14 dias antes da data do embarque.  

São válidas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pela autoridade do país em que o viajante foi imunizado;

* Os documentos emitidos no exterior deverão ser apresentados nos idiomas português, espanhol ou inglês. 
 

Atenção: Importante esclarecer, ainda, que consideram-se elegíveis em razão da idade para vacinação no Brasil, nos termos do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 - PNO, a população acima de 5 anos.

São elegíveis para apresentação de comprovante de vacinação em função da idade, conforme previsto na Portaria Interministerial nº 666, de 20 de janeiro de 2022, os viajantes maiores de 18 anos e:
a) Brasileiros e estrangeiros residentes no país com idade superior a 5 anos, excetuados aqueles que estejam retornando em viagem iniciadas a pelo menos trinta dias;
b) Estrangeiros com idade superior a 5 anos provenientes dos países que já deram início à vacinação de crianças;
c) No caso de brasileiros e estrangeiros residentes e não residentes, com idade superior a 5 anos e menores de 18 anos em viagem internacional acompanhado de responsável que não apresente comprovante de vacinação, deverão realizar quarentena.

NÃO precisam apresentar comprovante de vacinação, MAS precisam cumprir quarentena os seguintes casos, bem como ficam obrigados a apresentar o teste negativo ou não detectável contra a COVID-19: 

1. Pessoas com condição de saúde que contraindique a vacinação, desde que atestada por laudo médico;

2. Pessoas não elegíveis para vacinação em função da idade, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e publicados no site do Ministério da Saúde

3. Em virtude de questões humanitárias, na forma prevista no art. 18 da Portaria 663/2021 que define as regras para entrada no Brasil;

4. Consideram-se dispensados de apresentação do comprovante de vacinação aqueles viajantes naturais dos países com baixa cobertura vacinal, independente de terem passado por outro país, cuja apresentação do comprovante de vacinação é exigida, antes de adentrarem no Brasil pela via aérea. Confira a lista de países aqui.

5. Brasileiros e estrangeiros residentes no território brasileiro, que não estejam completamente vacinados.


Ciclo vacinal incompleto

Caso o cliente não possua o ciclo vacinal aplicado por completo, é necessário apresentar teste antígeno ou RT-PCR, realizado em até 24h anteriores ao momento do embarque, com resultado negativo ou não detectável.

Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID


Quarentena

Passageiros vindos de Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Námbia, Zimbábue e África do Sul estão sujeitos a quarentena por 14 dias.

A quarentena é obrigatória para os viajantes dispensados da apresentação de comprovante de vacinação.

A quarentena será de quatorze dias, na cidade do destino final do viajante e no endereço registrado na Declaração de Saúde do Viajante - DSV.

A quarentena pode ser encerrada mediante resultado negativo de RT-PCR ou teste de antígeno realizado em amostra coletada a partir do quinto dia do início da quarentena, desde que o viajante esteja assintomático.

Argentina (AEP/MDZ)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 20/06/2022

 

Documentos e formulários

  • Documento de identificação oficial válido;
     
  • Possuir um seguro de viagem com cobertura para COVID (esta regra não é aplicada para residentes e/ou cidadãos argentinos).
     
  • Preenchimento da declaração jurada de ingresso através do link: https://ddjj.migraciones.gob.ar/app (está regra não é aplicável para maiores de 70 anos que deverão preencher o formulário na chegada)
     
  • As medidas não são necessárias caso o Cliente esteja em trânsito de, no máximo, 24 horas no país.

Exames

  • Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID
Cancún (CUN)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 20/06/2022

 

ENTRADA EM CANCÚN
Documentos e formulários

  • Passaporte válido
     
  • VISTO ELETRÔNICO impresso, a ser emitido com no mínimo 72 horas de antecedência do  check-in.
    Formulário disponível no link: Instituto Nacional de Migración

    Atenção: Os dados pessoais deverão ser preenchidos exatamente como se encontram em seu passaporte.
     
  • Formulário de Imigração Múltipla (FMM): https://www.inm.gob.mx/fmme/publico/solicitud.html. Orientações: Tramitação pessoal (Incluindo crianças  e bebês de colo); Aconselhamos o seu preenchimento desde a origem; Imprimir em duas vias; Ambas vias serão validadas pelo oficial de imigração na chegada, uma ficará com o agente, e a outra será devolvida ao passageiro para apresentá-la ao seu retorno, pois será solicitado. No caso de extravio o visitante deverá procurar o serviço de imigração para obter uma substituição e pagará uma multa, que será paga somente em dinheiro e em pesos mexicanos.

    Alfândega: Preencher os Dados de Identificação. Orientações: Tramitação pessoal ou uma por família, de parentes diretos (pais e filhos); Se solicita que seja impresso ; É obrigatória a declaração caso o passageiro carregue objetos para declarar na ALFÂNDEGA, ou uma quantia de dinheiro maior que 10.000,00 USD, caso contrário se entenderá como uma violação. Se o passageiro não tem nada a declarar, deve assinalar a opção “Ninguno” ao preencher o formulário; O portal da Alfândega é um guia útil e prático para se preparar com o que está permitido ingressar, sem custo e calcula automaticamente as taxas para pagar ao trazer artigos que tenham impostos e variará dependendo do artigo que trouxer, só se aceitam pagamentos com cartão de crédito.
     
  • É obrigatório a apresentação do bilhete de retorno no momento do check-in e da imigração.

Exames

  • Não é necessária a apresentação de exames para ingresso em Cancún.

SAÍDA DE CANCUN

  • Visitax: Todo estrangeiro deve efetuar um pagamento de aproveitamento pelo uso dos bens de domínio público e benefícios derivados do exercício das funções do direito público do Estado de Quintana Roo. O pagamento poderá ser efetuado através do link www.visitax.gob.mx/sitio/ antes de entrar, ao entrar, durante a estadia ou antes da sua saída do Estado. O SATQ emitirá um comprovante, contendo os seguintes dados: nome completo, data da saída do Estado, Número do Passaporte, idade. Ficam isentos de pagamento os menores de 15 anos, tripulação a trabalho e passageiros mexicanos.
  • Alfândega: Declaração de passageiros viajando com dinheiro em cash maior que 10,000.00 USD.

Hotel: é desejável a apresentação do endereço de estadia e/ou reserva de hotel paga.

ACESSE O SITE DO CONSULADO

Atenção: Para saber mais sobre os requisitos para retornar ao Brasil, clique no item "Brasil (BRA)", disponibilizado nesta página ou confira a íntegra das regras para entrada de viajantes no Brasil: ANVISA (Regras para entrada de viajantes no Brasil)

Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID

Estados Unidos (MIA/MCO)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 27/06/2022

  • Necessário apresentar certificado de vacinação contra a COVID-19 com todas as doses aplicadas nos últimos 15 dias, sendo o dia de vacinação + 14 dias antes da chegada ao país. Os detalhes do passageiro que constam no certificado precisam coincidir com o apresentado no passaporte.
  • A combinação de vacinas é permitida desde que com, pelo menos, 17 dias de intervalo.
  • Essas regras não são válidas para menores de 18 anos, ou que tenham uma carta médica informando a impossibilidade da vacinação por questões médicas, ou de liberação por parte dos órgãos governamentais americanos. Para os Clientes entre 2 e 17 anos com o ciclo vacinal incompleto (considera-se ciclo completo ou incompleto as mesmas orientações para os demais Clientes), é necessário uma testagem em solo norte-americano entre 3 a 5 dias após a chegada, exceto se estiver portando um certificado de recuperação da COVID-19 emitido em até 90 dias antes da chegada no país.
  • Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID para imigração nos EUA.
  • Os passageiros devem imprimir e preencher os formulários de atestado antes da partida, acessando o documento abaixo:
  • Os passageiros estão sujeitos a auto isolamento ou auto quarentena, desde que não esteja devidamente vacinado dentro das regras acima.

  • Os passageiros estão sujeitos as medidas do estado/território de seu destino.

Montevidéu (MVD)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 20/06/2022

 

Documentos e formulários

Exames

  • Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID

Quarentena/Observações

  • Os passageiros estão sujeitos a quarentena por 14 dias, exceto aqueles que estão completamente vacinados ou apresentarem o teste positivo dentro das regras descritas acima.
Paraguai (ASU)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 28/06/2022

 

Documentos e formulários

  • Passageiros precisam apresentar o certificado de vacina com todas as doses aplicadas (de acordo com o esquema vacinal proposto para determinada vacina, não sendo obrigatório a apresentação da dose de reforço) pelo menos 14 dias antes da chegada no país. O certificado precisa estar escrito em inglês, francês, português ou espanhol, com os dados como nome, data de aniversário e o número de documentação do passageiro. Isso não se aplica a passageiros com menos de 12 anos e aqueles que possuem certificado médico informando a impossibilidade da vacinação;
     
  • Comprovante de vacina da Febre Amarela.
     
  • Documento de identificação oficial válido;

Exames

  • Somente se o Cliente não possui todas as doses de vacinas, deverá apresentar um teste negativo para a COVID-19, dos modos: RT-PCR, LAMP ou NAAT com 72 horas antes do embarque.
     
  • Se o Cliente for atestado positivo entre 10 e 90 dias antes do embarque, poderá usar o exame para ingresso no país.
Paramaribo (PMB)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 20/06/2022

 

Formulários/Documentação

  • Passaporte válido

Exames/Comprovantes

  • Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID

Atenção: Para saber mais sobre os requisitos para retornar ao Brasil, clique no item "Brasil (BRA)", disponibilizado nesta página ou confira a íntegra das regras para entrada de viajantes no Brasil: ANVISA (Regras para entrada de viajantes no Brasil)

Punta Cana (PUJ)

Fronteiras abertas, com condições:
Última atualização: 20/06/2022


Requisitos

  • Comprovante de vacinação contra febre amarela emitido pelo menos 10 dias antes da chegada. 
     
  • Não é mais necessário a apresentação do teste de COVID
     
  • Estrangeiros podem ser submetidos a exames médicos na chegada. Detalhes podem ser encontrados no link: Coronavirus Information - GoDominicanRepublic.com
     
  • Preenchimento do Ticket Eletrônico em eTicket antes do embarque

Países com restrição

  • Angola, Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Námbia e África do Sul. Imigração mediante apenas com a posse de teste negativo.