Informações essenciais para quem precisa de atendimento especial

FREMEC (Frequent Traveller Medical Card) é um documento para facilitar a vida dos passageiros que precisam de assistência especial. Com ele, não é mais necessário apresentar atestado médico em todas as viagens, basta usar um documento pessoal no momento do embarque. Podem se eleger para cadastro no FREMEC, passageiros cuja condição médica seja de caráter permanente e estável

 


Preenchimento e entrega do FREMEC

Para que a equipe médica da GOL analise todas as informações com o fim de garantir a segurança do passageiro, além do preenchimento do formulário de solicitação inicial FREMEC, também é necessário o envio de um exame audiométrico e laudo médico oftalmológico para passageiros com deficiência auditiva e visual, respectivamente. 

Exame audiométrico deve estar carimbado e assinado por fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.

O laudo oftalmológico deverá ser confeccionado por profissional devidamente regulamento. É essencial que o RQE (Registo de Qualificação de Especialidade) esteja na mesma localidade do CRM.

No laudo oftalmológico deverá apresentar as seguintes informações:

  • O tipo de deficiência visual.
  • Descrição detalhada da deficiência visual.
  • CID-10 da deficiência visual.

A acuidade visual deverá ser registrada COM correção e SEM correção, mesmo que o uso do óculos não melhore a acuidade visual (mesmo que implícita e/ou óbvia, esta informação deverá estar clara e expressa no documento).

A acuidade visual deverá ser registrada no olho direito e no esquerdo e em ambos os olhos (mesmo que implícita e/ou óbvia, esta informação deverá estar clara e expressa no documento).

A acuidade visual deverá ser registrada mesmo no olho sem visão (percepção luminosa? projeção luminosa? contar dedos?).

Preencher os dados da acuidade visual nos moldes da Tabela de Snellen.

A ausência de alguma das informações citadas , implicará na não aceitação do laudo.

O médico que emitir o laudo oftalmológico também deve preencher o formulário FREMEC. Ambos os documentos devem ter a mesma data de emissão, o diagnóstico da doença, código CID, estado clínico e possíveis comorbidades. 

Os passageiros titulares do FREMEC devem informar a GOL imediatamente sempre que a condição médica sofrer alteração. O cadastro é permitido apenas para pessoas em condições crônicas e estáveis. Ressaltamos também que o FREMEC não é emitido para menores de 2 (dois) anos de idade.

Envie o formulário e o laudo para fremec@voegol.com.br


Retorno da solicitação

Em até 48 horas sua solicitação será analisada pela equipe médica da GOL e você receberá uma resposta. 

Em caso de aprovação, você receberá por e-mail um documento com seu número FREMEC e poderá utilizá-lo para reservar sua passagem. 

Compre sua passagem através dos nossos canais de atendimento e confira abaixo as instruções para a aquisição da reserva do seu acompanhante. 

Vale lembrar que o passageiro que não é elegível ao FREMEC não está com embarque negado, sendo assim deverá proceder com o envio de formulário MEDIF (seguindo o prazo para análise a partir de novo envio).

Vale ressaltar que em caso de não conformidade de informações o MEDIF também poderá ser negado pela GOL. 

Em caso de dúvidas, escreva para fremec@voegol.com.br


Solicitação de reserva para acompanhante

Caso haja a necessidade, a GOL oferece ao acompanhante desconto de 80% na passagem aérea. 

Nestas situações, o acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. O desconto será aplicado somente após o preenchimento e aprovação do formulário FREMEC.

 


FREMEC de outras companhias aéreas

Quando o passageiro já possui o cadastro FREMEC com outra companhia aérea, não é necessário que ele faça nova solicitação. Entretanto, é necessário enviar um documento que comprove a emissão ou aprovação de cadastro, além do formulário de solicitação de viagem, com no mínimo 72h de antecedência. Em caso de dúvidas entre em contato através do e-mail fremec@gol.com.br ou Central de Atendimento - 0800 704 0465. Atendimento 24 horas.