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EBITDA de R$1,25 bilhões e margem de 26,8%

Destaques do 3T23:

• A receita operacional líquida atingiu o recorde de R$4,7 bilhões no 3T, crescimento de 16,4% na comparação ano contra ano;

· A Receita Líquida aumentou 16,4% para R$4,7 bilhões. As Receitas Auxiliares, especialmente das unidades de negócios Smiles e Gollog, cresceram 65,1% para R$412,6 milhões;

• Forte desempenho operacional com 620 voos diários, 156 mercados atendidos e mais de 8 milhões de passageiros transportados;

· A utilização das aeronaves operacionais aumentou em 2% para 11,3 horas por dia;

• O EBITDA foi de R$1,25 bilhão e a margem atingiu 26,8%, aumento de 9,5 p.p. em relação ao 3T22;

• O fluxo de caixa das atividades operacionais foi de R$0,9 bilhão;

• O yield cresceu 4,5% em relação ao 3T22 devido ao aumento de produtividade e à otimização da gestão de inventário;

• CASK reduziu 8,0% em relação ao 3T22, e no trimestre foi recebida uma nova aeronave Boeing 737 MAX-8 (tornando este modelo de alta eficiência agora com 28% da frota);

• A alavancagem líquida atingiu 4,0x (5,5x em 7 vezes arrendamento e 3,2x excluindo o ESSN com vencimento em 2028), 1,0x inferior ao 2T23 e queda de 4,2x em relação ao 3T22.

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”) (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), uma das empresas aéreas líderes no Brasil e parte do Grupo Abra, anunciou hoje seus resultados consolidados do terceiro trimestre de 2023 (3T23). A Companhia manteve seu foco no aumento da produtividade com uma frota eficiente e uma gestão disciplinada dos yields, bem como na entrega do melhor produto aos seus Clientes.

Celso Ferrer, Diretor Presidente, comentou: “Graças ao excelente trabalho do nosso Time de Águias, continuamos a fortalecer nossa confiabilidade operacional para nossos Clientes que contribuiu para entregar receita recorde no terceiro trimestre com margem operacional de 17,7%, entre as melhores do setor. Nossa estratégia de diversificar nossos fluxos de receitas, principalmente com Smiles e Gollog, capitalizar oportunidades de crescimento e inovar continuamente para aprimorar nossos produtos para nossos Clientes demonstra que estamos na direção correta e nos permitindo alcançar resultados consistentes em 2023.”

Todas as informações nesse release são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas, disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade desse trimestre com o mesmo período do ano anterior (3T22). Indicadores ajustados (recorrentes) excluem os gastos não recorrentes relacionados ao resultado do trimestre, e estão detalhados nas respectivas tabelas.

Sumário dos Resultados do Terceiro Trimestre de 2023 (vs. 2022)
· O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) aumentou 8,2%, enquanto o total de Assento-Quilômetro Ofertado (ASK) cresceu 5,2%;

· A Receita Líquida aumentou 16,4% para R$4,7 bilhões. As Receitas Auxiliares, especialmente das unidades de negócios Smiles e Gollog, cresceram 65,1% para R$412,6 milhões;

· A taxa de ocupação média (load factor) foi de 83,7%, um aumento de 2,4 p.p. A taxa de ocupação doméstica foi 83,8%, maior em 2,8 p.p., enquanto a taxa de ocupação internacional foi de 82,3%;

· A utilização das aeronaves operacionais aumentou em 2% para 11,3 horas por dia;

· O número de passageiros transportados cresceu 16,4%, para 8,1 milhões;

· A Receita Líquida por Assento-Quilômetro Ofertado (RASK) evoluiu 10,7% para 43,1 centavos (R$);

· O yield médio por passageiro cresceu 4,5%, um recorde de 46,9 centavos (R$) para um terceiro trimestre;

· O Custo por Assento Quilômetro (CASK) para operações de passageiros diminuiu 9,5% para 34,92 centavos (R$), enquanto o CASK ex-combustível para operações de passageiros aumentou 5,0% para 22,28 centavos (R$). O CASK Combustível diminuiu 25,2% para 12,99 centavos (R$), devido à redução de 29,6% nos preços do querosene de aviação.

· O EBITDA foi R$1,25 bilhão com margem de 26,8%, enquanto o EBIT foi de R$825,1 milhões com margem de 17,7%;

· O prejuízo líquido excluindo a variação cambial negativa de R$1,0 bilhão no trimestre foi de R$0,3 bilhão;

· O fluxo de caixa de atividades operacionais foi de R$0,9 bilhão devido a maiores volumes operacionais e iniciativas de capital de giro;

· A relação dívida líquida sobre o EBITDA recorrente UDM foi de 4,0x em 30/09/2023 (5,5x usando 7x arrendamentos e 3,2x excluindo o ESSN 2028), uma redução de 1,0x comparada a alavancagem em 30/06/2023.
Comentários da Administração

No 3T23, a GOL manteve seu ciclo virtuoso entre crescimento de 5% na oferta (ASK) e aumento na receita unitária ano contra ano. Combinado com ganhos em produtividade e maior contribuição crescente de receitas auxiliares, a Companhia alcançou uma receita recorde para um 3T e uma margem EBITDA sustentável.

Acrescentou Celso Ferrer: “Nossa receita líquida no terceiro trimestre aumentou 16,4% ano contra ano, com a GOL experimentando um ambiente de demanda doméstica forte e estável. Nossa utilização de frota operacional permaneceu elevada, em 11,3 horas por dia, e vimos o fortalecimento em nossas curvas de reservas, com o volume de vendas trimestral atingindo R$5,4 bilhões. Acreditamos que nossa disciplina para manter os menores custos unitários do setor e o compromisso de nossa Equipe em oferecer a melhor experiência aos Clientes reforçarão a posição competitiva já consolidada da GOL no mercado.”

Crescimento Contínuo da Receita Líquida
O aumento de 16,4% na receita líquida foi impulsionado por uma combinação equilibrada de maior capacidade e melhores yields, bem como pelo fortalecimento da demanda de lazer para viagens aéreas no Brasil. Contribuiu também na recuperação gradual no mercado corporativo, que teve um aumento de 17,3% em relação ao trimestre anterior.

Durante o trimestre, a Companhia focou em diversas iniciativas estratégicas. Isso incluiu a entrada em novos mercados regionais, o aprimoramento de seus canais digitais para atingir um novo patamar de 72% na capacidade de autoatendimento, e o crescimento contínuo de suas unidades de negócios de carga (Gollog) e fidelidade (Smiles). Combinadas, essas iniciativas contribuíram para um aumento de 10,7% no RASK, com o crescimento de 4,5% no yield e um aumento significativo de 65,1% nas receitas auxiliares ano contra ano.

Afirma Carla Fonseca, Vice-Presidente de Experiência do Cliente, Marketing, Canais de Vendas e Presidente da Smiles: “Nós continuamos a apresentar crescimento trimestral em relação ao ano passado, tanto na receita total quanto na receita unitária. A tendência e a consistência que nossos números têm apresentado a cada trimestre combinado com a recuperação constante da demanda, são indicadores de que estamos colhendo resultados com base em nossa estratégia. Continuamos focados em entregar a melhor experiência aos nossos Clientes através do nosso produto e do nosso Time de Águias.”

Fidelização e Receitas Auxiliares como Vetores de Aumento do RASK

A Smiles Viagens, operadora de turismo da GOL lançada no 2T23, manteve seu ritmo de expansão neste trimestre focada em oferecer uma experiência única aos seus membros. Com produtos como passagens aéreas, hotéis, aluguel de carro, ingressos, tickets, transfers e mais de 8000 atividades pelo Brasil e pelo mundo, a Smiles Viagens vem ampliando seu portfólio de produtos e parcerias, destacando-se as negociações diretas com hotéis que já somam mais de 800 além de agentes de distribuição importantes do segmento brasileiro e internacional.

A Gollog, unidade de transporte de cargas, mais que dobrou seu faturamento ano contra ano, atingindo R$257 milhões no 3T23. A Companhia adicionou à sua frota o quinto avião cargueiro Boeing 737, como parte do acordo de exclusividade com o Mercado Livre. O contrato de transporte de cargas é de seis cargueiros até o final do ano, com possibilidade de expansão para uma frota total de 12 cargueiros nos próximos anos.

A Smiles expandiu sua base de Clientes em mais de 8% na comparação anual, atingindo 22,1 milhões de membros no 3T23. Isso demonstra a oportunidade de alto valor que está sendo capturada após a incorporação da Smiles pela GOL em 2021.

Acrescentou Carla Fonseca: “As receitas combinadas da Gollog e Smiles já representam 30% do total da geração de receita da Companhia do trimestre e permanecem com uma taxa de crescimento elevada em 65,1%. Desde a incorporação da Smiles, as sinergias continuam sendo capturadas em ritmo acelerado. A Smiles praticamente dobrou seu faturamento em relação ao período pré-pandemia. Agora, com a Smiles Viagens, vemos o potencial de captura de receitas adicionais que contribuirão ainda mais para a expansão sustentada das nossas receitas auxiliares.”

Atualização da Frota

A Companhia vem sendo impactada pelos atrasos e incerteza no cronograma de entregas de novas aeronaves Boeing 737-MAX 8 por parte do fabricante. Do total de 15 aeronaves programadas para o ano de 2023, a GOL adicionou uma nova aeronave Boeing 737-MAX 8 à sua frota neste trimestre e também a quinta aeronave Boeing 737-800BCF, como parte do acordo de exclusividade com o Mercado Livre para transporte de cargas. Além disso, como parte do plano de renovação de frota e recuperação da eficiência operacional, a Companhia devolveu três aeronaves Boeing 737-NG.

Em 30 de setembro de 2023, a GOL possuía uma frota total de 141 aeronaves Boeing, sendo 39 737-MAX, 97 737-NG e cinco cargueiros 737-800BCF.

Em 30/09/23, a GOL possuía 106 pedidos firmes para aquisição de aeronaves Boeing 737-MAX, sendo 69 do modelo 737-MAX 8 e 37 do modelo 737-MAX 10.

Gestão de Capacidade e Incremento de Produtividade

A GOL permanece focada na otimização de sua capacidade operacional através da expansão de novas bases com demanda sustentável, especialmente em mercados regionais. Ainda que impactada pela menor diluição de custos fixos em função dos atrasos no recebimento de novas aeronaves que tem feito com que a Companhia reduza seu crescimento para o ano de 2023, a Companhia expandiu sua oferta (ASKs) em aproximadamente 5% neste terceiro trimestre e melhorou sua taxa de ocupação para 83,7%, um aumento de 2,4 p.p. ano contra ano. O CASK diminuiu 8,0% enquanto o CASK para operações de passageiros diminuiu 9,5% em comparação ao 3T22.

A utilização operacional das aeronaves permaneceu elevada, em 11,3 horas por dia, confirmando o foco da GOL em melhorar seus indicadores de produtividade e reduzir seu custo unitário, para permanecer como referência de menor custo unitário na região. No mercado internacional, a Companhia continuou aumentando sua capacidade (5,0% comparado ao 3T22), atingindo aproximadamente 52% de sua capacidade total no terceiro trimestre de 2019.

Atualizações da Malha

A GOL aumentou em 13% o número total de voos ano contra ano, devido em grande à reconfiguração de sua malha e à introdução de operações em mercados regionais. Cidades como Araçatuba (São Paulo) e Uberaba (Minas Gerais) passaram a ser atendidas por aeronaves Boeing 737, proporcionando conexões para diversos destinos nacionais, incluindo Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Brasília.

No mercado internacional, a Companhia continua crescendo. A oferta em ASKs do mercado internacional aumentou 5,0% ano contra ano, atingindo aproximadamente 52% do mesmo período de 2019.

Concluiu Celso Ferrer: “Os resultados positivos alcançados no terceiro trimestre refletem a gestão consistente e resiliente combinada como crescimento da demanda no mercado doméstico, que permitiu o melhor agosto de todos os tempos segundo a ANAC com 8,2 milhões de passageiros transportados no Brasil. Adicionando nisso o processo disciplinado da GOL de retomada da oferta com alta produtividade e eficiência operacional. Estes resultados fortes foram alcançados pela execução de nossas principais iniciativas e pelos investimentos estratégicos que realizamos este ano.”

Iniciativas de Gestão de Passivos

Também neste trimestre, a Companhia concluiu o refinanciamento das debêntures da GOL Linhas Aéreas S.A. (GLA), resultando na amortização de aproximadamente R$100 milhões em setembro de 2023, sendo o saldo de R$900 milhões a ser pago em 30 parcelas mensais a partir de janeiro de 2024. Isso estende o prazo de vencimento das debêntures até junho de 2026. Essa iniciativa de gestão de passivos permitiu à GOL manter sua disciplina financeira e adequar suas obrigações aos ativos e ao fluxo de caixa.

Em 29 de setembro de 2023, a Companhia concluiu a conversão US$1,2 bilhão de Senior Secured Notes (SSNs) com vencimento em 2028, emitidas pela GOL Finance e detidas pela Abra Global Finance, em US$1,2 bilhão de Exchangeable Senior Secured Notes (ESSNs) com vencimento em 2028 emitida pela GOL Equity Finance. Os ESSNs são um instrumento conversível em ações e neste contexto, foram emitidos um total de 992 milhões de bônus de subscrição de ações preferenciais de emissão da Companhia que podem ser futuramente convertido em ações ao preço de exercício de R$5,82 por ação que resultaria na redução de R$5,9 bilhões no endividamento total da GOL.

Em função desta conversão, e em atendimento às normas contábeis internacionais em vigor (IFRS 9 – instrumentos financeiros), que requer que instrumentos de dívida com características de conversibilidade tenham a segregação do cálculo entre o valor justo do passivo financeiro da dívida e do instrumento derivativo da opção de conversão dos títulos em ações, foi calculado um total de R$3,4 bilhões relativos a parcela do valor justo da opção e reconhecidos como passivo de longo prazo de operações com derivativos com contrapartida no patrimônio líquido.

Disse Mario Liao, CFO: “O fortalecimento do nosso balanço continua a ser prioridade máxima. Nossos fundamentos continuam a melhorar à medida que reduzimos nossa alavancagem para 4,0x em 30 de setembro de 2023, de 9,5x no final do ano passado. Permanecemos empenhados na execução de diversas iniciativas para trazer o equilíbrio de nosso balanço com a atual performance operacional da Companhia.”

Acordo Comercial GOL e Air France-KLM

Em outubro, a Companhia renovou seu acordo comercial de exclusividade com a Air France-KLM por mais dez anos, incluindo certas condições comerciais que trazem valor para a GOL e para a AFKL. A renovação do acordo comercial proporcionará melhor conectividade para mais de 125 destinos na Europa e Brasil. Os Clientes se beneficiarão de uma malha otimizada entre a Europa e o Brasil, abrangendo mais de 80 destinos europeus, 45 destinos no Brasil, e no futuro, novos destinos em toda a América Latina. O acordo inclui também a ampliação do codeshare, aprimoramento das vendas conjuntas e mais benefícios para os Clientes dos programas de fidelidade SMILES da GOL e Flying Blue da Air France-KLM, além de uma expansão do suporte de manutenção existente da Air France Industries KLM Engineering & Maintenance (AFIKLE&M) para os motores CFM56 e LEAP da GOL.

Desenvolvimentos ESG

A Companhia concluiu e publicou sua Política de Relacionamento com Stakeholders para avançar ainda mais em suas estratégias ESG e possibilitando a criação de novas iniciativas e projetos com todos os Stakeholders da GOL.

Em setembro, a Companhia lançou a iniciativa Aeronave Verde em parceria com o “eureciclo” para promover e avançar sua estratégia voluntária de compensação de carbono por meio do programa “#MeuVooCompensa” (projeto conjunto com a MOSS Earth). A iniciativa Aeronave Verde tem como objetivo reciclar o dobro de resíduos gerados no serviço de bordo e prevê a compensação de 1.000 toneladas de material em um ano.

Indicadores Operacionais e Financeiros

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Mais Informações sobre o Resultado e Teleconferência com Imprensa
Informações mais detalhadas sobre o resultado do 3T23 estão disponíveis no website de relações com investidores da Companhia (www.voegol.com.br/ri).

Teleconferência em Português
06/11/2023 às 12h30 (horário de Brasília)
Webcast: https://mzgroup.zoom.us/webinar/register/WN_GsuF9wq2QL6ILSxeh4quvg#/registration
Os participantes devem se conectar aproximadamente 10 minutos antes do início da teleconferência.

INFOGRÁFICO 3T23

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SOBRE A GOL LINHAS AÉREAS
A GOL é uma das empresas aéreas líderes no Brasil e parte do Grupo Abra. Desde sua fundação em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, e disponibiliza aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 13,9 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 141 aeronaves Boeing 737. As ações da Companhia são negociadas na B3 (GOLL4) e na NYSE (GOL). Para mais informações, visite www.voegol.com.br/ri.

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