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Destaques do 1T24:

  • A margem EBITDA recorrente da Companhia no 1T24 foi de 30,3%, crescimento de 5,1 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior;
  • A receita operacional líquida foi de R$4,7 bilhões no 1T24;
  • Em 25 de janeiro a Companhia entrou com pedido de Chapter 11 para reestruturar seu balanço patrimonial e aprimorar suas capacidades para permanecer como uma das maiores companhias aéreas líderes no Brasil;
  • A GOL garantiu um total de US$ 1,0 bilhão em financiamento de empréstimo “devedor em posse” (os “Compromissos de Empréstimo DIP”), dos quais US$ 550 milhões foram financiados até o final do 1T24. Desde o final do 1T24 a GOL sacou integralmente os US$ 450 milhões restantes dos Compromissos de Empréstimo DIP;
  • O Caixa aumentou para R$ 2,0 bilhões, 150% superior ao final do 1T23 (R$ 0,8 milhão) devido ao financiamento inicial do Empréstimo DIP financiado no 1T24 (que excluiu os US$ 450 milhões não sacados de Compromissos de Empréstimo DIP) e Contas a Receber aumentadas para R$ 2,0 bilhões, 96,9% superior ao valor do 1T23 (R$ 1,0 milhão);
  • O CASK recorrente foi reduzido em 5,3% quando comparado ao 1T23 devido à queda no preço dos combustíveis. O CASK ex-combustível recorrente aumentou 8,9% devido à devolução de uma aeronave Boeing 737 NG e ao recebimento de dois novos Boeing 737 MAX-8 no trimestre, além de custos não recorrentes de reestruturação financeira no contexto do Capítulo 11;
  • A alavancagem líquida³ atingiu 4,1x, 1,8x inferior ao 1T23;
  • Durante o 1T24 a Companhia recebeu dois novos Boeing 737 MAX-8 e devolveu um Boeing 737 NG como parte do processo de renovação de sua frota.
  • São Paulo, 14 de Maio de 2024 - A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”) (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), uma das empresas aéreas líderes no Brasil e parte do Grupo Abra, anunciou hoje seus resultados consolidados do primeiro trimestre de 2024 (1T24). A Companhia se manteve focada em melhorar sua eficiência operacional, por meio de seu modelo de frota única e gerenciando cuidadosamente os yields buscando excelência na entrega de produtos de alta qualidade para seus clientes.
  • Todas as informações nesse release são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas, disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade desse trimestre com o mesmo período do ano anterior (1T23). Indicadores ajustados (recorrentes) excluem os gastos não recorrentes relacionados ao resultado do trimestre, e estão detalhados nas respectivas tabelas.
  • Celso Ferrer, Diretor Presidente, comentou: “O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por melhora acentuada em nosso desempenho operacional, com EBITDA Ajustado do 1T de R$ 1,4 bilhão e margem EBITDA Ajustada de 30,3%, demonstrando nossa consistência e eficiência em nossa trajetória para recuperar o negócio. Março de 2024 nos viu voltar ao primeiro lugar como a companhia aérea mais pontual do Brasil (A15²) segundo a ANAC. Demonstramos forte execução contínua de nossa estratégia comercial, aliada às iniciativas das unidades de negócio Smiles e Gollog, o que nos permitiu entregar resultados sólidos. Também mantivemos uma abordagem disciplinada no controle de custos. Estou impressionado com a dedicação de nosso Time de Águias em melhorar continuamente nossos produtos e processos, o que aumenta nossa confiabilidade operacional e nos ajuda a continuar entregando valor aos clientes. Ao mesmo tempo, avançamos no processo de reestruturação da GOL supervisionado judicialmente nos EUA, incluindo a obtenção de compromissos de empréstimo DIP de US$ 1,0 bilhão (dos quais US$ 550 milhões foram sacados até o final do 1T24); a renegociação de acordos com uma maioria substancial das aeronaves sob arrendamento com arrendadores para garantir que a GOL tenha a capacidade adequada para continuar a atender nossos destinos atuais e avançar no plano de financiamento que sustentará o Plano de Reorganização independente”.
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  • Sumário dos Resultados do 1T24 (vs. 1T23)
  • O número de Passageiros Quilômetros Pagos Internacionais Transportados (RPK) aumentou 39,6% em comparação com o 1T23, tendo o total de RPK diminuído 4,1% no mesmo período, em linha com o nosso investimento nos serviços internacionais;
  • O total de Assento-Quilômetro Ofertado (ASK) internacional aumentou 27,0% em comparação ao 1T23, enquanto o ASK total diminuiu 3,9% no mesmo período;
  • A Receita Operacional Líquida diminuiu 4,2% para R$4,7 bilhões;
  • A taxa de ocupação atingiu 83,1%, estável em relação ao 1T23 (0,2 p.p.). A taxa de ocupação doméstica diminuiu 1,3 p.p. para ainda saudáveis 82,7%, enquanto a taxa de ocupação internacional aumentou 7,8 p.p. para 85,6%;
  • A utilização das aeronaves operacionais aumentou em 1,7%, para 11,9 horas por dia;
  • Os passageiros transportados diminuíram 8,3%, para 7,3 milhões;
  • A Receita Líquida por Assento-Quilômetro Ofertado (RASK) diminuiu 0,3% para 43,7 centavos (R$);
  • O yield médio por passageiro reduziu 0,7%, para 48,2 centavos (R$);
  • O Custo Recorrente por Assento Quilômetro (CASK) diminuiu 5,3%, para 34,44 centavos (R$), enquanto o CASK Ex-Fuel aumentou 23,7%, para 12,01 centavos (R$), devido aos menores preços dos combustíveis, menor consumo por ASK (0,9%) impulsionado pelo nosso crescimento nas rotas internacionais;
  • Custo por Assento Quilômetro excluindo custos com combustíveis e itens não recorrentes (CASK Ex-combustível) aumentou 8,9% para 22,44 centavos (R$) em relação ao 1T23;
  • O EBITDA recorrente foi R$1,4 bilhão com margem de 30,3%, enquanto o EBIT recorrente foi de R$1,0 bilhão com margem de 21,2%;
  • O lucro líquido ajustado foi de R$ 130 milhões, excluindo os efeitos da variação cambial e da marcação do mercado de componentes derivativos ESSN que somaram R$ 3,9 milhões no 1T24;
  • A Dívida líquida ajustada sobre EBITDA recorrente LTM foi de 4,1x no 1T24, uma redução de 1,8x em comparação ao 1T23.

Comentários da Administração

A GOL, ciente do papel fundamental da aviação em situações de crise pública, não vem medindo esforços para auxiliar as entidades públicas e a sociedade civil diante do cenário de calamidade pública pelo qual atravessa o estado do Rio Grande do Sul. A Companhia anunciou uma malha especial com 122 voos extras até 30 de maio para Caxias do Sul, Florianópolis e Passo Fundo, que atenderão nossos Clientes e servirão também para transportar donativos.
 
Com as medidas adotadas, a disponibilidade de transporte de cargas e mantimentos no porão das aeronaves cresce para até 670 toneladas. A GOL também realizou voos extras para envio de donativos, incluindo o primeiro realizado em 6 de maio, em parceria com a Defesa Civil de São Paulo, com 4,5 toneladas em cobertores/mantas, colchões, água, medicamentos, vestimentas e antenas de internet.
 
Celso Ferrer, Diretor Presidente, comentou: “A GOL se solidariza com a população do Rio Grande do Sul e não medirá esforços para apoiar o trabalho das autoridades e da sociedade civil no trabalho de socorro e apoio às vítimas das enchentes".

Este ano, a GOL entrou em uma nova fase, com foco na reestruturação de seu balanço e ao mesmo tempo em aprimorar suas operações. Durante o primeiro trimestre de 2024, no final de janeiro, entramos voluntariamente nos Estados Unidos com um processo de reestruturação de acordo com as leis americanas. Este foi um passo necessário para melhorar a estrutura de capital da Companhia e criar as condições para o nosso crescimento rumo à rentabilidade. Este processo está sendo realizado sem impacto nas operações, conforme evidenciado por nossas taxas de ocupação, que se mantiveram estáveis em 83%, e pela melhoria contínua na conclusão de voos e no desempenho dentro do prazo. Em março de 2024, a GOL era a companhia aérea número um do país em pontualidade, segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.
 
Ao longo do trimestre, a GOL manteve-se fiel ao seu modelo de negócios de baixo custo e alta produtividade na operação de suas rotas. A taxa de utilização de suas aeronaves continua sendo uma das mais altas do setor, proporcionando vantagem competitiva ao reduzir custos unitários para suportar a geração de caixa. Este modelo de negócio é ainda fortalecido pela otimização da frota da GOL, com a conversão de aeronaves inativas em cargueiros e a substituição dos modelos 737 NG por aeronaves MAX 737 mais eficientes. Durante o 1T24, duas novas aeronaves MAX-8 foram adicionadas à frota, totalizando 46 aeronaves MAX, o que representava 32% da frota total ao final do 1T24.
 
Avanço Contínuo da Receita Líquida
No 1T24, a GOL atingiu uma receita operacional líquida de R$4,7 bilhões. Durante o trimestre, a Companhia focou em diversas iniciativas estratégicas, incluindo a entrada em novos mercados, o aprimoramento de seus canais digitais e a continuidade do crescimento de suas unidades de negócios de carga (Gollog) e fidelidade (Smiles).
 
Os níveis de receita do primeiro trimestre também refletem um mercado competitivo racional em termos de capacidade e rendimentos, bem como uma demanda resiliente por transporte aéreo no Brasil.

Gestão de Capacidade e Otimização de Desempenho
A GOL permanece focada na otimização de sua capacidade operacional através da expansão de novas bases com demanda sustentável, especialmente em mercados internacionais.

Neste primeiro trimestre, a Companhia apresentou uma taxa de ocupação de 83,1%. O custo por assento-quilômetro disponível (CASK) diminuiu 2,7% % enquanto o CASK ex-combustível aumentou 14,3%.

A utilização das aeronaves manteve uma alta taxa, com uma média de 11,9 horas por dia, evidenciando o compromisso da GOL em aprimorar seus índices de eficiência e diminuir seu custo por assento, mantendo assim sua posição como líder em custo unitário na região.
 
Fidelização de Clientes e Fontes Alternativas de Receita impulsionando o RASK
No 1T24, a Companhia manteve o alto índice de crescimento de suas unidades de negócio, principalmente de cargas (Gollog) e fidelidade (Smiles). O faturamento destas unidades de negócio combinadas registrou um aumento de 8,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2023, atingindo cerca de R$ 1,5 bilhão.

A Gollog, unidade de negócios de cargas da GOL, aumentou o seu faturamento em 61% em comparação ao 1T23, atingindo aproximadamente R$297 milhões. A SMILES, maior programa de fidelidade do país, expandiu sua base de clientes em mais de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2023, para 22,9 milhões de clientes.

Acrescentou Carla Fonseca: “O ritmo de crescimento das unidades de negócio e receitas auxiliares da GOL vem se mantendo em patamares altos. Desde a incorporação da SMILES, as sinergias de negócios continuam sendo capturadas em ritmo acelerado. Em menos de dois anos, a SMILES praticamente dobrou seu faturamento em relação ao período pré-pandemia. Agora com as atividades da operadora Smiles Viagens, vemos um potencial adicional de receita a ser capturado que contribuirá ainda mais com a evolução de nossas receitas auxiliares.”

Gestão da Malha
A GOL continua seu processo de retomada de oferta, pautada pelo crescimento sustentável e diversificação com a abertura de novas bases, incluindo mercados internacionais em crescimento.

No 1T24, a GOL planejou sua malha de voos para os aeroportos de Brasília (BSB) e Santos Dumont (SDU). Os voos diários entre os aeroportos de Brasília e Santos Dumont vêm para complementar a oferta de 24 voos diários oferecidos pela GOL na ponte aérea Santos Dumont (SDU)-Congonhas (CGH), em São Paulo.

Em junho de 2024, a GOL oferecerá voos de Fortaleza para Buenos Aires (EZE) e Flórida (um para Orlando e dois para Miami). Este será o maior número de destinos internacionais que qualquer companhia aérea já operou no estado do Ceará.
 
Ao longo de 2024, 75 mil assentos internacionais serão disponibilizados pela GOL, um aumento de 600% em relação ao primeiro voo internacional da Companhia em Fortaleza, para o destino Buenos Aires, na Argentina, em 2014. Como comparação, quando a Companhia lançou, em parceria com o governo do Ceará, operações semanais entre Fortaleza (FOR) e Buenos Aires (EZE), em maio de 2014, havia um total de 12 mil assentos internacionais no Estado.

Celso Ferrer concluiu: “Nossos resultados favoráveis no primeiro trimestre refletem uma execução sólida e resiliente em disciplina de capacidade. Seguimos nosso plano de aumento de oferta, mantendo alta produtividade e eficiência operacional. No futuro, continuaremos a concentrar-nos na implementação das nossas iniciativas estratégicas e nos investimentos direcionados ao mercado para apoiar o crescimento sustentável contínuo.”

Atualização da Frota
Neste trimestre, a GOL adicionou duas novas aeronaves Boeing 737-MAX 8 à sua frota, além disso, como parte do plano de renovação de frota e recuperação da eficiência operacional, a Companhia devolveu uma aeronave Boeing 737-NG.

Em 31 de março de 2024, a GOL possuía uma frota total de 142 aeronaves Boeing, sendo 46 737-MAX, 90 737-NG e seis cargueiros 737-800BCF. A GOL continua comprometida em modernizar sua frota e adotar tecnologias mais sustentáveis para reduzir as emissões de carbono e promover operações ainda mais eficientes.

Progresso da Reestruturação Financeira
Em 28 de fevereiro de 2024, o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York aprovou a capacidade da GOL de acessar até US$ 1,0 bilhão em financiamento de posse de devedores (“Financiamento DIP”) fornecido por membros do Grupo Ad Hoc de Detentores de Bonds Abra. e outros detentores de títulos Abra e detentores de títulos GOL 2026. O Financiamento DIP, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, proporcionará liquidez substancial para apoiar as operações durante o processo de reestruturação financeira.

Em 13 de maio de 2024, a Companhia tinha acordos aprovados pelo Tribunal de Falências para 109 aeronaves que incluem concessões de arrendamento significativas e algumas entregas antecipadas de aeronaves. A Companhia continua suas negociações com arrendadores de aeronaves para garantir que a GOL tenha a capacidade adequada para continuar a atender os destinos atuais e a expansão de rotas planejadas.

No processo do Chapter 11 dos EUA, a GOL tem a oportunidade de avaliar seus contratos e decidir se aceitará ou rejeitará determinados contratos, incluindo arrendamentos de aeronaves.

A GOL também iniciou discussões sobre o plano de financiamento que servirá de base ao Plano de Reorganização autônomo da Companhia.

A GOL utilizará o processo do Chapter 11 para reestruturar suas obrigações financeiras e fortalecer sua estrutura de capital para a sustentabilidade no longo prazo, ao mesmo tempo que permitirá uma aceleração no processo de recuperação da frota. A Companhia espera sair desse processo com um balanço reestruturado, posicionando-se assim para expandir sua posição como companhia aérea líder na América Latina.

Indicadores Operacionais e Financeiros

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Mais Informações sobre o Resultado do 1T24

Informações mais detalhadas sobre o resultado do 1T24 estão disponíveis no website de relações com investidores da Companhia (www.voegol.com.br/ri).

A GOL LINHAS AÉREAS
A GOL é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, e disponibiliza aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 14 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 143 aeronaves Boeing 737.

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