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GOL investe em consultoria para obter o selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19

Companhia será a primeira e única empresa aérea do País a conquistar a chancela do Einstein, que certifica os processos para a contenção de contágio e garantia da Saúde dos Clientes e Colaboradores

São Paulo, 16 de dezembro de 2020 – A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia doméstica do País, com 36 milhões de Clientes transportados ao ano, e o Einstein, referência em saúde pública e privada no Brasil e na América Latina, com 65 anos de história, se uniram para mapear, avaliar, reestruturar e certificar, por meio do selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19, os já rígidos protocolos de Segurança e Saúde contra a doença adotados pela Companhia, a bordo e nos aeroportos. A GOL será a primeira e única Companhia Aérea do País a carregar tal chancela em seus ambientes e suas aeronaves.

De um lado, a excelência do Einstein, que possui larga experiência em integrar qualidade assistencial e reconhecidas práticas de gestão. Não por acaso, o hospital é um dos protagonistas das ações de enfrentamento do coronavírus no Brasil, mobilizando e norteando frentes distintas da sociedade com propostas dinâmicas, inovadoras e criteriosas, sempre calçadas em estudos científicos, visando o bem comum. Vale recordar que o primeiro diagnóstico de Covid-19 em terras brasileiras, em fevereiro deste ano, foi realizado pelo Einstein.

Na outra ponta, a GOL. Já no início da pandemia, com extrema rapidez, a Companhia lançou mão de iniciativas e impôs rígidos protocolos para garantir a Segurança, a Saúde e o bem-estar do seu Time de Águias e de todos os Clientes - seu valor número 1. Inovação e inquietude são virtudes inerentes à Companhia, que tem como objetivo máximo oferecer a todos uma experiência de viagem agradável, sem medos e incertezas, no espaço compartilhado que caracteriza uma aeronave. Estudos aprofundados e a busca constante das melhores práticas de combate ao contágio pelo coronavírus, seja nas cabines ou nos aeroportos, estão invariavelmente na proa, resultando em medidas eficazes e informações claras e consistentes destinadas aos passageiros, aos Colaboradores e às empresas parceiras.

“Nos últimos meses, testemunhamos como a Saúde e a Segurança se tornaram parte central no cotidiano de todos. Diante das mudanças causadas pela pandemia, também tivemos de nos adaptar e rever nossos procedimentos, nos adequando às exigências sanitárias que o momento demandava. Essa parceria com o Einstein reforça o compromisso que temos com nosso Time e com nossos Clientes, e proporciona ainda mais credibilidade e Segurança aos processos da GOL”, afirma o dr. Mário José Mello Martins, médico do trabalho e gerente de Gente e Cultura da GOL.

Etapas da consultoria Einstein

O selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19 será obtido pela GOL durante uma consultoria que evolui em quatro fases, totalizando 12 semanas, e é focada nas ações relacionadas à Covid-19 dentro da Companhia. Por volta da quinta semana, a Companhia já poderá obter essa certificação, a depender das avaliações realizadas e do desempenho da empresa.

A primeira etapa, denominada Mapeamento Situacional, abrange a criação de uma equipe de trabalho com definição de papéis e responsabilidades, a avaliação do plano criado previamente pela GOL, considerando as interfaces com os passageiros, e a apreciação dos aspectos relacionados à Saúde dentro das lojas GOL, nos aeroportos e no interior das aeronaves.

Reestruturação do Modelo e Implementação do Plano - eis os fundamentos da segunda fase, em que haverá a readequação de possíveis medidas nas aeronaves, nos aeroportos e nas lojas, a criação de um padrão de orientações aos Clientes (considerando toda a jornada de viagem) e ainda o treinamento de equipes.

O terceiro ciclo é chamado de Avaliação e Estruturação do Modelo Médico-Assistencial. Nesse período, serão revisados os padrões médico-assistenciais de atenção aos passageiros da Companhia, levando em conta a pandemia, bem como proposto um modelo de excelência no atendimento médico a Clientes suspeitos de contaminação pela Covid-19, além da capacitação de equipes.

E, por fim, a quarta etapa, ou Acompanhamento da Estratégia e Auditoria Contínua. A premissa, aqui, é a constância da consultoria prestada pelo Einstein à GOL. São estas as missões: o apoio do hospital ao desenvolvimento da estratégia desenhada, somado a amparo médico técnico; a revisão do plano médico adotado à luz de novas evidências sobre a Covid-19 que possam surgir; e a auditoria ininterrupta dos ambientes da Companhia e dos processos implementados, de forma visível e oculta.

Boeing e GOL contra a Covid-19

Estudo divulgado pela fabricante americana Boeing e pela IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português) em outubro de 2020 comprova que as cabines das aeronaves da GOL e das principais companhias aéreas do mundo são altamente seguras para os Clientes que viajam neste período de pandemia. Os resultados atestam uma ótima qualidade do ar por meio de um processo de filtragem eficiente, aspecto que, associado a sistemas e protocolos de limpeza rigorosos e ao uso de máscaras, garantem ao passageiro uma viagem tranquila, com baixo risco de contaminação pela Covid-19.

Utilizando uma simulação computadorizada matemática de fluxos (CFD, em inglês), os pesquisadores da Boeing conseguiram demonstrar que a exposição a partículas é mínima em comparação com outros ambientes fechados. Foram mapeadas como as partículas se espalham em diversos ambientes em diferentes condições (tossindo, com e sem máscara, como exemplos) e, com o modelo de dispersão construído, considerando como o ar circula e é renovado nas cabines, o aplicaram em outros espaços, como escritórios, casas e aeroportos.

A conclusão da Boeing é que, com base na contagem de partículas ao comparar estes ambientes, sentar-se próximo a outro passageiro na aeronave é o mesmo que estar a 2 metros de distância em um ambiente regular comum, com o uso de máscaras. O ar dentro da aeronave é de alto grau de pureza com a utilização do filtro HEPA, que remove 99,97% de partículas nocivas, como vírus, bactérias, alérgenos, sujeiras e outros. Todas as aeronaves Boeing da GOL são equipadas com este sistema de filtro de alta eficiência, que promove a troca total do ar de toda a cabine a cada 3 minutos.

Ainda com relação ao HEPA, os aspectos que contribuem para a Segurança do ambiente são o movimento do ar, que flui verticalmente de cima para baixo, tornando menos provável a circulação entre os passageiros, e a divisão das cabines em segmentos de ventilação que variam entre três e sete fileiras de assentos, ou seja, o ar que respiramos na aeronave não é compartilhado entre todos a bordo. Em detalhes, o funcionamento pode ser conferido nesta animação: http://tiny.cc/pibksz

Em parceria com a Universidade do Arizona, a Boeing também comprovou recentemente que a limpeza realizada com desinfetantes químicos de grau hospitalar é eficaz em eliminar contaminantes como a Covid-19.

A GOL, que segue as recomendações dos órgãos de Segurança e da Boeing, aprimorou o processo de sanitização noturna para as galerias de serviço e todas as áreas de uso interno na cabine, incluindo a dos pilotos. As medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões acontecem durante as paradas em solo e pernoites, com atenção redobrada aos assentos e braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.

Esse trabalho reflete-se no desempenho: ao longo de todo este ano de 2020, segundo a IATA, apenas 44 casos de potencial contaminação em voo foram reportados, em 27,3 milhões de passageiros transportados (os dados utilizados são apenas de estudos confirmados por pares, método padrão em ciência). O índice é significativamente mais baixo do que uma experiência comum diária, o que reforça a importância e a qualidade das ações tomadas pela fabricante e pelas empresas aéreas.

Voando com a GOL, o Cliente tem acesso a inovações que refletem o pioneirismo e o investimento contínuo e permanente em produtos e serviços que melhorem a experiência, otimizando o tempo. Pelo celular ou tablet é possível realizar absolutamente todas as etapas da viagem. Isso inclui a compra da passagem, o check-in e o próprio embarque. Incentiva-se o uso dos canais digitais, mas se por algum motivo não for possível, todas as medidas de Segurança foram tomadas também para o atendimento presencial.

A Companhia lançou, em julho, o check-in diretamente no WhatsApp, também por um fluxo simplificado, orientado pela GAL, assistente virtual, com comunicações personalizadas para Clientes selecionados com viagens próximas, que ainda não realizaram a confirmação, colaborando para evitar aglomerações.

Medidas extraordinárias foram adotadas a favor dos Clientes e dos Colaboradores, começando pelos aeroportos, como distanciamento nas filas, incorporação de proteções de acrílico no check-in, desligamento de totens e uso de adesivos para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo, além do fechamento da sala VIP dos aeroportos. A IATA ressalta que estas ações e barreiras contribuem ainda mais para o raro registro de baixa contaminação em voos.

A Segurança com cada um que viaja, interage e trabalha na GOL sempre foi essencial, e agora, mais do que nunca, exige cuidado especial. A Companhia reforça seu compromisso com os Clientes: https://youtu.be/2nowM5-rOBk

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A GOL LINHAS AÉREAS

A GOL Linhas Aéreas é a maior Companhia aérea do Brasil, com mais de 36 milhões de Clientes transportados por ano, e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 19 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de Ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. A #NovaGOL reforça esse conceito, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; o melhor programa de fidelidade do mercado – SMILES – e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações, como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do País e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de mais de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da Companhia.

 

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