GOL INFORMA

Imagem contendo, ao lado esquerdo, o logotipo da empresa Smiles, e ao direito, o logotipo da empresa GOL

Empresas lançam chamada pública para startups voltadas ao universo do turismo e novas
tecnologias digitais

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia aérea do Brasil, e a Smiles, programa de fidelidade com a mais completa plataforma de viagem, realizam chamada pública para startups inovadoras voltadas ao setor de turismo. Em parceria com a ACE Cortex, consultoria de inovação, o programa tem como objetivo promover parcerias, gerar oportunidade de negócio e realizar projetos-piloto para futuras contratações, apreciando teses voltadas para o setor de viagens como um todo (travel techs) mas, também, abordando mobilidade, fintechs, loyal techs e turismo.

O foco do projeto é impactar de maneira positiva os Clientes GOL e Smiles em toda a sua jornada com desafios em todas as áreas, como por exemplo, no âmbito da mobilidade, criar soluções para auxiliar os pontos de descolamento, desde o desempenho de veículos até sistemas de personalização, em prol da redução do tempo de percurso; na esfera das fintechs, o objetivo é trazer inovações de meios e formas de pagamento para os Clientes, com tecnologias emergentes; e, no ecossistema de turismo, com travel techs e loyal techs, a ideia é fomentar soluções diretas e indiretas para melhorar a experiência do usuário e trazer recursos complementares para a jornada dos amantes de viagem, como plataformas de gestão e recursos tecnológicos para otimizar os sistemas de qualidade.

Antes de lançar o projeto, os times de GOL e Smiles passaram por um treinamento específico da liderança de inovação aberta, o que possibilitou a seleção das teses bem definidas que vão guiar as nomeações das startups parceiras. O processo também contribui para cultivar a cultura de inovação na Companhia, trazendo resultados positivos para o negócio.

“A inovação aberta é um processo essencial para nós, pois permite acelerar as nossas entregas de maneira disruptiva e menos centralizada. Estamos em busca de startups que possam contribuir para o nosso setor e, sobretudo, para a experiência dos nossos Clientes – seja no deslocamento, na jornada de consumo e até mesmo em serviços financeiros”, diz Luiz Borrego, CIO da GOL.

Inovação no DNA

Com mais de 20 anos de atuação, GOL e Smiles possuem a inovação no seu DNA. Iniciativa pioneira entre empresas aéreas, a GOL lançou a GOLLABS em 2018, com intuito de ser um laboratório de inovação focado em experimentação e aprendizado, visando acelerar ideias inovadoras de forma a ampliar as oportunidades e criar valor para o negócio. Ao fim de 2021 também foi lançado o Smiles LABS, ampliando a estrutura. Além disso, foi realizado, também no ano passado, um hackathon, com fomento de maratonas de ideias para integrar o processo de transformação digital da Companhia.

Sobre a Smiles

Smiles é a mais completa plataforma de viagens do Brasil, reunindo uma gama diversificada de produtos e serviços, desde passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, passeios turísticos até créditos para abastecimento de combustível, além de um amplo e-commerce com milhares de produtos dos principais varejistas do país. Como programa de fidelidade da companhia aérea GOL, possui mais de 25 anos de história e cerca de 18 milhões de membros, atuando também na Argentina. A companhia tem como propósito promover a evolução humana através da viagem, sendo a porta de entrada para sonhos e projetos inspiradores dos viajantes, acompanhando os clientes no dia a dia e em viagens, a partir de dicas, roteiros, experiências, conteúdo e muitas ofertas -- que vão além do acúmulo de milhas e resgate de voos e produtos. Smiles possui uma rede extensa de parceiros de viagem e também com os principais bancos do país. Em 2020, seu cartão de crédito passou a se chamar GOL Smiles disponibilizando muitos benefícios para o cliente, entre eles, um dos melhores multiplicadores do mercado, oferecendo até 4 milhas resgatáveis por dólar gasto. Além disso, a empresa se notabiliza por dar acesso a uma das
maiores malhas aéreas do país. São 60 companhias parceiras que juntas voam para mais de 1.600 destinos ao redor do mundo. Reconhecida pelo seu pioneirismo e inovação em serviços, a companhia tem o maior prazo de validade de milhas do mercado, que varia de 3 a 20 anos, e oferece serviços e produtos que proporcionam a melhor e mais completa experiência. Em 2021, foi reconhecida como melhor programa de fidelidade do ano pelo prêmio IBest que anualmente seleciona os melhores profissionais e empresas do mercado digital. Viver o mundo começa aqui. Mais informações, acesse: www.smiles.com.br

Mais informações para a imprensa - NOVA PR

atendimento.smiles@novapr.com.br | 55 11 93454-8765

A GOL Linhas Aéreas é a maior Companhia aérea do Brasil e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 21 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. A Companhia mantém alianças estratégicas com American Airlines e Air France/KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de Ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. É a primeira empresa aérea da América Latina a oferecer aos seus Clientes a possibilidade de compensação voluntária da emissão de carbono de seus voos, entre outras iniciativas de ESG. A GOL prioriza a comodidade e o bem-estar, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; o melhor programa de fidelidade do mercado -- SMILES, recentemente incorporada à GOL - e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações, como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do País e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da Companhia. Atualmente, a frota da GOL consiste em 142 aeronaves Boeing 737.

InPress Porter Novelli

+55 (11) 3323-1570 / 3323-1586

Sobre a ACE Cortex

Como uma consultoria one stop shop da inovação, atuamos desde o desenho da estratégia e planejamento até a execução dos projetos de inovação. Nossa expertise está nos seguintes pilares: Estratégia, Plano e Gestão da inovação; Inovação Aberta, Relacionamento e Investimento em Startups (CVC - Corporate Venture Capital); M&A com startups; Intraempreendedorismo; Criação de Novos Negócios (CVB - Corporate Venture Building); Capacitação e Desenvolvimento de Competências (Mindset Transformation). Já são mais de 140 clientes e 300 projetos realizados, com atuação em 15 países e mais de R$ 3 bilhões gerados em novas linhas de receita e ganhos de eficiência. Já passaram pelo seu portfólio marcas como Vale, Vivo, Marcopolo, Unilever, R7, VR, Vibra, Gol, Ipiranga, Neoenergia, Natura, Avon, Porto Seguro, Renner, Banco Pan, Electrolux, Panasonic, Caloi, Danone, Bayer, Gerdau, Mastercard e Ambev.

Contato para a imprensa:

Hicaro Ros - Fala Criativa