Nossa história

Clique aqui para entrar em contato com o departamento de Memória da GOL.

2001
Fundação da GOL
A GOL começou a operar no dia 15 de janeiro, às 6h56, quando um Boeing 737-700 decolou do Aeroporto de Brasília em direção ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Lançamento da Gollog
A Gollog, serviço de cargas e logística da GOL, começou a operar no dia 30 de janeiro, com as primeiras encomendas sendo transportadas no voo 1770, dentro de um Boeing 737-700.
Manutenção faseada
Outra importante inovação foi o processo de manutenção faseada, que é a revisão diária das aeronaves, realizada antes do primeiro voo. Isso evita que elas fiquem paradas por mais de cinco dias, procedimento comum na manutenção tradicional.
Bilhete eletrônico

A GOL revolucionou a aviação comercial brasileira ao eliminar a emissão do bilhete tradicional, em papel, e lançar o código de reserva (localizador). Isto facilitou a vida dos clientes e garantiu redução no preço das passagens.

2002
Ponte aérea
Em 17 de março, a GOL iniciou as suas operações na ponte aérea Rio de Janeiro - São Paulo, uma das rotas mais concorridas do país.
Novo Boeing
A GOL recebeu o seu primeiro Boeing 737-800 Next Generation, que tem alta eficiência operacional e ainda oferece mais segurança, conforto e adaptação às rotas longas.

Revista da GOL

No dia 17 de abril, foi lançada a revista de bordo da companhia, concebida como uma publicação arrojada, inovadora e contemporânea.

2003
Voos noturnos
Em dezembro, a GOL inaugurou os seus voos noturnos, apelidados de Corujões. Desde a sua criação, a iniciativa tem conquistado sucesso, atingindo ocupação média de 90%.
Web check-in
Lançamento do check-in feito pela internet. Passageiros cadastrados no site da GOL e viajando apenas com bagagem de mão já podiam utilizar o serviço, com até três horas de antecedência do voo.
Centro de Documentação e Memória
Compreendendo a importância do registro de sua história, a GOL criou o Centro de Documentação e Memória (CEDOC), que preserva e disponibiliza documentos e informações da companhia. O Centro de Documentação e Memória da GOL funciona também como uma forma de registrar valores e culturas, contribuindo para a construção da história da aviação.
Início do AWB virtual
O mecanismo permite que os clientes acessem o ambiente de rede da Gollog pela internet e administrem o transporte de suas cargas.
2004
Bolsas de Valores
A GOL estreou nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa) e Nova York (NYSE), vendendo 38 milhões de ações preferenciais, que somaram R$ 1,9 milhão.
E-commerce
Com a venda de R$ 1,6 bilhão em passagens por meio de seu site, a GOL se consolidou como uma das maiores empresas de e-commerce no Brasil.
Voe GOL pelo celular
Em parceria inédita com a Vivo, a GOL lançou a facilidade de compra de passagens pela internet móvel. A novidade ainda permitiu a realização de check-in pelo celular.
Prêmio Melhores e Maiores Exame
A GOL foi eleita a Melhor Empresa do Ano na premiação realizada pela revista Exame.

Voos internacionais

Em 22 de dezembro, a companhia deu início às suas rotas internacionais, com um voo que decolou de São Paulo rumo a Buenos Aires, na Argentina.

2005
Em todas as capitais
A GOL inaugurou uma nova base em Boa Vista (RR), no dia 16 de setembro, e se tornou a única companhia aérea brasileira a operar em todas as capitais do Brasil.
Gollog no mercado internacional
Em fevereiro, o serviço de cargas da GOL começou a operar na primeira base internacional da companhia, em Buenos Aires, Argentina.
Cartão Voe Fácil
A GOL inova outra vez com o lançamento do Cartão Voe Fácil, que permite que os clientes comprem passagens pela internet sem precisar usar o cartão de crédito e ainda com a possibilidade de parcelamento em até 36 vezes.
Cartão de segurança em braile
Desde o dia 15 de dezembro, todas as aeronaves da GOL levam a bordo dois exemplares do cartão de segurança em braile, que são fornecidos pelos comissários.
Primeira aeronave com winglets
O Boeing 737-700 Next Generation, prefixo PR-GOZ, passou a compor a frota da GOL, trazendo a tecnologia inédita do winglets que proporciona melhor desempenho na decolagem, permite voos mais longos e economiza combustível.
Pessoas com deficiência

Início do programa de contratação de pessoas com deficiência, buscando estimular o ingresso destes profissionais no mercado de trabalho e combater a discriminação.

2006
Centro de Manutenção
Em 15 de setembro, a GOL inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, em Minas Gerais, com área total construída de 17.300 m².
Atendimento a deficientes auditivos
No dia 18 de julho, foi lançado o serviço de atendimento ao deficiente auditivo, utilizado hoje por mais de 7 milhões de passageiros.
Primeiro Boeing 737-800 NG
O Short Field Performance, variação do modelo 737-800 construído pela Boeing a pedido da GOL, passou a ser utilizado no dia 30 de julho, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Sistema de tratamento de efluentes químicos
O Centro de Manutenção de Aeronaves da GOL ganhou um sistema de tratamento de resíduos que reaproveita 100% da água contaminada por efluentes químicos e oleosos durante a lavagem de aeronaves, peças, piso, lavatórios e do posto médico.
2007
Aquisição da Varig
Em 28 de março, com a compra da Varig, a GOL se transformou em um dos maiores grupos de aviação da América Latina, transportando mais de 20 milhões de passageiros por ano.
Parceria com Delta Air Lines
No dia 1º de julho, o acordo para a venda de passagens com a Delta Air Lines passou a permitir conexões mais rápidas entre as duas empresas.
1º voo comercial do Boeing 737-800 SFP
Pela primeira vez na história da aviação nacional, um Boeing 737-800 equipamento com a tecnologia Short Field Performance (SFP) pousou no aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro.
Redução na emissão de gás carbônico
Apoiando a iniciativa global de redução de gases poluentes, a GOL conseguiu diminuir em 6% a emissão de gás carbônico por ASK (multiplicação de assentos disponíveis pela distância do voo) entre janeiro de 2004 e dezembro de 2006.

A primeira comandante

Em setembro, Elisa Rossi se tornou a primeira mulher a pilotar uma aeronave da GOL. Ela estava na companhia há três anos e meio e tinha 8.500 horas de voo.

2008
Check-in móvel
A GOL foi a primeira empresa aérea brasileira a oferecer o serviço de check-in feito inteiramente pelo celular. O projeto teve início no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Dia da Mulher
Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a companhia realizou um voo com uma tripulação exclusivamente feminina, incluindo a comandante Elisa Rossi e a copiloto Gabriela Duarte.
2009
Totens de autoatendimento
A GOL instalou totens de check-in nos principais aeroportos brasileiros. Com eles, os passageiros não precisam ir aos balcões e ganham tempo no atendimento.
Novas parcerias
Início dos acordos comerciais com a American Airlines e a Air France/KLM para a realização de voos em regime de codeshare, que também oferecem benefícios em programas de milhagem.
Prêmio Consumidor Moderno
A GOL foi eleita uma das empresas que mais respeitam os consumidores brasileiros na premiação da revista ‘Consumidor Moderno’.
Cartão de crédito Smiles
Com o lançamento do cartão de crédito internacional Smiles, os clientes passaram a creditar milhas em condições vantajosas no programa de relacionamento da GOL.
Certificação IOSA
A GOL recebeu da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), reconhecida como o padrão mundial para avaliação do gerenciamento da segurança operacional e de controle das empresas aéreas.
2010
Segurança

No dia 2 de junho, a GOL alcançou a marca de 1 milhão de voos monitorados pelo Flight Operations Quality Assurance (FOQA), sistema de segurança considerado o mais eficiente na prevenção de acidentes.

Instituto GOL
Em novembro, foi inaugurado o Instituto GOL, entidade que oferece capacitação no setor de aviação para jovens da grande Belo Horizonte (MG).
Novo serviço de bordo na ponte aérea
Os voos entre os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) ganharam um novo serviço de bordo diferenciado, o Bistrô da Ponte, com lanches rápidos e saudáveis, saladas e pratos que homenageiam a gastronomia internacional.
Aplicativo para iPhone
A GOL lançou mais uma inovação para facilitar a viagem dos clientes: o aplicativo GOL para iPhone. Com a novidade, passageiros sem bagagem para despachar podem fazer check-in de voos domésticos e receber o cartão de embarque no celular.
Ampliação do Centro de Manutenção
A GOL ampliou seu Centro de Manutenção, onde são realizados os serviços de manutenção pesada de fuselagem, manutenção preventiva, pintura de aeronaves e configuração interna de frotas.
2011
10 anos de GOL
No dia 15 de janeiro, a GOL completou 10 anos de vida. Em uma década, a empresa expandiu sua frota de seis para 112 aeronaves e transportou mais de 160,5 milhões de passageiros.
Parceria com Qatar Airways
A GOL assinou um novo acordo de codeshare, desta vez com a Qatar Airways, empresa aérea nacional do Estado do Qatar.
Lojas GOL
Inauguração da primeira loja Voe GOL, localizada no Largo 13, em São Paulo. As lojas contam com profissionais treinados e visa aproximar cada vez mais pessoas ao universo da aviação.

Novo Boeing

Em junho, a GOL colocou em operação a aeronave Boeing 737-800 Short Field Performance Sky Interior, que conta com um moderno sistema iluminação e arquitetura.

2012
A empresa mais pontual
Em março, a GOL foi eleita a companhia aérea mais pontual do Brasil. O avanço é resultado de um programa que começou em 2011 e contou com uma série de medidas estratégicas.
Facebook
Inaugurada em 2010, a página da companhia no Facebook chegou à marca de 1 milhão de fãs.
60 novas aeronaves
A GOL anunciou a compra de 60 aeronaves 737 MAX da Boeing, que serão entregues a partir de 2018.
Efeito estufa