Alterações de voo

Multas, créditos e reembolsos

Para você ficar ainda mais sossegado, antes de comprar sua passagem, conheça cada uma das tarifas GOL e veja qual é o melhor tipo para você. Precisa de flexibilidade de datas? Para a Classe GOL Premium (voos internacionais) e Tarifa Flexível (voos nacionais) não há taxas em casos de cancelamentos ou alterações. Para mais informações sobre as tarifas GOL, clique aqui.

Na tabela a seguir você pode verificar as taxas e os valores de reembolso correspondentes a cada tarifa.

 
Classe Econômica
Flexível
Altere ou cancele seu
voo sem custos
Programada
Voe com bagagem
Light
Voe pagando menos

Valor reembolsável

95% da tarifa

50% da tarifa

Não reembolsável

Custo do cancelamento
ou alteração

-

R$ 150,00*

R$ 150,00*

Custo por não
comparecimento (no-show)

-

R$ 220,00*

R$ 220,00*

*Será cobrado valor indicado ou 100% da tarifa, considerando o que for menor.

Classe GOL PremiumClasse Econômica
GOL Premium
Comodidade e benefícios
exclusivos
Flexível
Altere ou cancele
seu voo sem custos
Programada
Voe com bagagem
Light
Voe pagando
menos

Valor reembolsável

95% da tarifa

95% da tarifa

50% da tarifa

Não reembolsável

Custo do cancelamento
ou alteração

-

-

US$ 75.00*

US$ 75.00*

Custo por não
comparecimento (no-show)

-

-

US$ 120.00*

US$ 120.00*

*Será cobrado valor indicado ou 100% da tarifa, considerando o que for menor. Valores em dólar serão convertidos para reais (R$), de acordo com a cotação do dólar do dia da compra.

Exemplo: você comprou uma passagem com tarifa Programada, mas não conseguiu comparecer e voar. Para que você seja ressarcido, serão descontados 50% do valor pago pelo bilhete, referente à taxa de reembolso, e mais R$ 220,00 (da taxa de não comparecimento).

Crianças (CHD) de 2 (Dois) anos a 12 (Doze) anos incompletos (CHD) têm a partir de 25% (Vinte e cinco porcento) de desconto da tarifa de adulto (ADT).

Atenção! Se você comprou sua passagem antes do dia 20/6/2017, clique aqui para ver as regras de alterações de voo.

Entenda cada uma das possibilidades:​​

 
 
 

Crédito

Quando você cancela ou altera um voo, pode ser que fique com um crédito, ou seja, um valor aberto com a GOL. Escolhendo esta opção, você poderá usar este valor em novas compras de bilhetes, inclusive com tarifas promocionais; no pagamento de excesso de bagagem; no complemento de diferença tarifária ou no pagamento de eventuais taxas no aeroporto.

Confirmando o crédito, você terá um prazo de 12 meses, a partir da data da compra da passagem, para utilizar este valor. Exemplo: você comprou uma passagem no dia 01/01/2016 e cancelou o voo em 01/03/2016, ficando com crédito com a GOL. Você terá até o dia 01/01/2017 para utilizar esse crédito, independente da data que tenha feito o cancelamento da reserva.

Se você não utilizou o seu cartão e deseja solicitar os créditos, ligue para a Central de Vendas GOL (0300.115.2121). Lembre-se que a compra de passagens com cartões de terceiros é permitida, mas a transferência de créditos entre contas GOL não é autorizada.

Fique atento! Se não for cadastrado no site, você não poderá ficar com crédito na GOL. Neste caso você só pode receber o valor a que tiver direito em forma de reembolso. Para mais informações, entre em contato com nosso Atendimento Online.

 
 
 

Reembolso

Quando cancela ou altera um voo, você também pode ter a opção de solicitar reembolso da passagem. Fazendo esta escolha, receberá de volta parte do valor pago na compra do bilhete de viagem. Deste valor, podem ser descontadas ainda taxas administrativas, de acordo com a regra tarifária. Fique atento também porque algumas tarifas não permitem reembolso após a utilização do primeiro voo.

Se emitiu sua passagem utilizando milhas Smiles para voar pela GOL, atenção para não perder o voo e as milhas. Para casos de no-show (não comparecimento ao embarque), elas deixaram de ser reembolsáveis desde maio de 2012. Para evitar isso, a GOL está sempre pronta para ajudar você a alterar seu voo ou cancelá-lo com antecedência. ​

Você terá um prazo de 12 meses, a partir da data da compra da passagem, para solicitar o seu reembolso. Mas atenção: se o reembolso solicitado for de um valor vinculado a um crédito, serão aplicadas as devidas taxas correspondentes.

 
 
 

Não comparecimento ao embarque – No-show

O não comparecimento ao check-in em tempo hábil para atendimento¹ ou ao portão de embarque² é considerado como no show. Quando isso acontece o passageiro deverá pagar uma taxa de acordo com a regra tarifária específica.

Na compra de voos nacionais de ida e volta, se o trecho de ida não for utilizado, a sua passagem de volta estará garantida, desde que entre em contato conosco até o horário da decolagem do primeiro voo.

Para evitar transtornos, sempre procure cancelar com antecedência as reservas que não for utilizar.

Em caso de remarcação para um novo voo, o passageiro terá que arcar com eventuais diferenças tarifárias, se houverem, tanto por motivo de aumento de preços, como por indisponibilidade da mesma classe tarifária para o novo voo desejado.

Importante:

- As tarifas aeroportuárias serão reembolsadas, não fazendo parte da base de cálculo de multas.

- Para compras feitas com antecedência igual ou superior a 7 dias em relação à data de embarque, o passageiro poderá desistir da passagem aérea adquirida, sem qualquer ônus, desde que o faça no prazo de até 24 horas, a contar do recebimento do seu comprovante. Demais casos, o passageiro poderá solicitar o cancelamento e crédito ou reembolso podendo ser aplicadas penalidades conforme regra tarifária.

  • Compartilhe