Alterações de voo

Multas, créditos e reembolsos

Para você ficar ainda mais sossegado, antes de comprar sua passagem, conheça cada uma das tarifas GOL e veja qual é o melhor tipo para você. Precisa de flexibilidade de datas? Para a Classe GOL Premium (voos internacionais) e Tarifa Flexível (voos nacionais) não há taxas em casos de cancelamentos ou alterações. Para mais informações sobre as tarifas GOL, clique aqui.

Na tabela a seguir você pode verificar as taxas e os valores de reembolso correspondentes a cada tarifa.

Legenda
Domésticos Internacionais CLASSE GOL
PREMIUM
CLASSE ECONÔMICA
flexível programada promocional
Valor reembolsável 90% da tarifa 90% da tarifa 50% da tarifa Não reembolsável
Custo do cancelamento
ou alteração
D - - R$ 150,00 R$ 150,00
I - - USD 75.00 USD 75.00
Custo por não
comparecimento (no-show)
D - - R$ 220,00 R$ 220,00
I - - USD 120.00 USD 120.00

Exemplo: você comprou uma passagem com tarifa Programada, mas não conseguiu comparecer e voar. Para que você seja ressarcido, serão descontados 50% do valor pago pelo bilhete, referente à taxa de reembolso, e mais R$ 220,00 (da taxa de não comparecimento).

Crianças (CHD) de 2 (Dois) anos a 12 (Doze) anos incompletos (CHD) têm a partir de 25% (Vinte e cinco porcento) de desconto da tarifa de adulto (ADT).

Entenda cada uma das possibilidades:​​

 
 
 

Crédito

Quando você cancela ou altera um voo, pode ser que fique com um crédito, ou seja, um valor aberto com a GOL. Escolhendo esta opção, você poderá usar este valor em novas compras de bilhetes, inclusive com tarifas promocionais; no pagamento de excesso de bagagem; no complemento de diferença tarifária ou no pagamento de eventuais taxas no aeroporto.

Confirmando o crédito, você terá um prazo de 12 meses, a partir da data da compra da passagem, para utilizar este valor. Exemplo: você comprou uma passagem no dia 01/01/2016 e cancelou o voo em 01/03/2016, ficando com crédito com a GOL. Você terá até o dia 01/01/2017 para utilizar esse crédito, independente da data que tenha feito o cancelamento da reserva.

Fique atento! Se não for cadastrado no site, você não poderá ficar com crédito na GOL. Neste caso você só pode receber o valor a que tiver direito em forma de reembolso. Para mais informações, entre em contato com nosso Atendimento Online.

 
 
 

Reembolso

Quando cancela ou altera um voo, você também pode ter a opção de solicitar reembolso da passagem. Fazendo esta escolha, receberá de volta parte do valor pago na compra do bilhete de viagem. Deste valor, podem ser descontadas ainda taxas administrativas, de acordo com a regra tarifária. Fique atento também porque algumas tarifas não permitem reembolso após a utilização do primeiro voo.

Se emitiu sua passagem utilizando milhas Smiles para voar pela GOL, atenção para não perder o voo e as milhas. Para casos de no-show (não comparecimento ao embarque), elas deixaram de ser reembolsáveis desde maio de 2012. Para evitar isso, a GOL está sempre pronta para ajudar você a alterar seu voo ou cancelá-lo com antecedência. ​

Você terá um prazo de 12 meses, a partir da data da compra da passagem, para solicitar o seu reembolso. Mas atenção: se o reembolso solicitado for de um valor vinculado a um crédito, serão aplicadas as devidas taxas correspondentes.

 
 
 

Não comparecimento ao embarque – No-show

O não comparecimento ao check-in em tempo hábil para atendimento¹ ou ao portão de embarque² é considerado como no show.

Quando isso acontece, o passageiro deverá pagar uma taxa de acordo com a regra tarifária específica, e acarretará o cancelamento de todos os trechos subsequentes, na mesma reserva.

Para evitar transtornos, sempre procure cancelar com antecedência as reservas que não for utilizar.

Em caso de remarcação para um novo voo, o passageiro terá que arcar com eventuais diferenças tarifárias, se houverem, tanto por motivo de aumento de preços, como por indisponibilidade da mesma classe tarifária para o novo voo desejado.

Importante:

¹O atendimento do voo doméstico encerra-se com 45 minutos de antecedência do horário do voo, e o atendimento do voo internacional encerra-se com 1 hora e 15 minutos de antecedência do horário do voo.

²O portão de embarque finaliza o atendimento com 15 minutos de antecedência do horário de todos os voos.

  • Compartilhe