Alterações de voo

Multas, créditos e reembolsos

Para você ficar ainda mais sossegado, antes de comprar sua passagem, conheça cada uma das tarifas GOL e veja qual é o melhor tipo para você. Precisa de flexibilidade de datas? Para a Classe GOL Premium (voos internacionais) e Tarifa Flexível (voos nacionais) não há taxas em casos de cancelamentos ou alterações. Para mais informações sobre as tarifas GOL, clique aqui.

Na tabela a seguir você pode verificar as taxas e os valores de reembolso correspondentes a cada tarifa.

 
Classe Econômica
Flexível
Altere ou cancele seu
voo sem custos
Programada
Voe com bagagem
Light
Voe pagando menos

Valor reembolsável

95% da tarifa

50% da tarifa

Não reembolsável

Custo do cancelamento
ou alteração

-

R$ 170,00*

R$ 170,00*

Custo por não
comparecimento (no-show)

-

R$ 250,00*

R$ 250,00*

*Será cobrado valor indicado ou 100% da tarifa, considerando o que for menor.

Classe GOL PremiumClasse Econômica
GOL Premium
Comodidade e benefícios
exclusivos
Flexível
Altere ou cancele
seu voo sem custos
Programada
Voe com bagagem
Light
Voe pagando
menos

Valor reembolsável

95% da tarifa

95% da tarifa

50% da tarifa

Não reembolsável

Custo do cancelamento
ou alteração

-

-

US$ 75.00*

US$ 75.00*

Custo por não
comparecimento (no-show)

-

-

US$ 120.00*

US$ 120.00*

*Será cobrado valor indicado ou 100% da tarifa, considerando o que for menor. Valores em dólar serão convertidos para reais (R$), de acordo com a cotação do dólar do dia da compra.

Exemplo: você comprou uma passagem com tarifa Programada, mas não conseguiu comparecer e voar. Para que você seja ressarcido, serão descontados 50% do valor pago pelo bilhete, referente à taxa de reembolso, e mais R$ 250,00 (da taxa de não comparecimento).

Atenção: Se você comprou sua passagem antes do dia 13/09/2017, os valores para as tarifas Programada e Light são: R$ 150,00 para cancelamento ou alteração e 220,00 para não comparecimento (no-show).

Crianças (CHD) de 2 (Dois) anos a 12 (Doze) anos incompletos (CHD) têm a partir de 25% (Vinte e cinco porcento) de desconto da tarifa de adulto (ADT).

Se você comprou sua passagem antes do dia 20/06/2017 e remarcou o seu voo, as regras de bagagem antigas serão mantidas. Clique aqui e conheça as regras.

Atenção! Se você comprou sua passagem antes do dia 20/6/2017, clique aqui para ver as regras de alterações de voo.

Entenda cada uma das possibilidades:​​

 
 
 

Crédito

Quando você cancela ou altera um voo, pode ser que fique com um crédito, ou seja, um valor aberto com a GOL. Escolhendo esta opção, você poderá usar este valor em novas compras de bilhetes, inclusive com tarifas promocionais; no complemento de diferença tarifária ou no pagamento de eventuais taxas no aeroporto.

Confirmando o crédito, você terá um prazo de 12 meses, a partir da data da compra da passagem, para utilizar este valor. Exemplo: você comprou uma passagem no dia 01/01/2016 e cancelou o voo em 01/03/2016, ficando com crédito com a GOL. Você terá até o dia 01/01/2017 para utilizar esse crédito, independente da data que tenha feito o cancelamento da reserva.

Se você não utilizou o seu cartão e deseja solicitar os créditos, ligue para a Central de Vendas GOL (0300.115.2121). Lembre-se que a compra de passagens com cartões de terceiros é permitida, mas a transferência de créditos entre contas GOL não é autorizada.

Fique atento! Se não for cadastrado no site, você não poderá ficar com crédito na GOL. Neste caso você só pode receber o valor a que tiver direito em forma de reembolso. Para mais informações, entre em contato com nosso Atendimento Online.

 
 
 

Reembolso

Quando alterar ou cancelar um voo, você também tem a opção de solicitar reembolso da passagem. Fazendo essa escolha, você receberá de volta parte do valor pago. Deste valor, podem ser descontadas algumas taxas, como: cancelamento, não comparecimento (no-show) e multa de reembolso, conforme regras tarifárias contratadas no momento da compra. Se o reembolso solicitado for de um valor vinculado a um crédito, serão aplicadas as devidas taxas correspondentes.

Fique atento: algumas tarifas têm condição de ida e volta obrigatórias, por isso não permitem reembolso após a utilização do primeiro voo.

Você terá um prazo de até 12 (doze) meses, a partir da data de compra da passagem, para solicitar seu reembolso. O mesmo será realizado em até 7 (sete) dias, contados a partir da data de solicitação.

Atenção: se você utilizou cartão de débito ou dinheiro para realizar a compra da sua passagem, entre em contato conosco através do telefone 0800 704 0465 e informe seus dados bancários para o recebimento do valor reembolsável.

Se você emitiu sua passagem utilizando milhas Smiles para voar pela GOL, atenção para não perder o voo e as milhas. Para casos de no-show (não comparecimento ao embarque), elas deixaram de ser reembolsáveis desde maio de 2012. Para evitar isso, a GOL está sempre pronta para ajudar você a alterar seu voo ou cancelá-lo com antecedência.

 
 
 

Não comparecimento ao embarque – No-show

O não comparecimento ao check-in em tempo hábil para atendimento¹ ou ao portão de embarque² é considerado como no show. Quando isso acontece o passageiro deverá pagar uma taxa de acordo com a regra tarifária específica.

Na compra de voos nacionais de ida e volta, se o trecho de ida não for utilizado, a sua passagem de volta estará garantida, desde que entre em contato conosco até o horário da decolagem do primeiro voo.

Para evitar transtornos, sempre procure cancelar com antecedência as reservas que não for utilizar.

Em caso de remarcação para um novo voo, o passageiro terá que arcar com eventuais diferenças tarifárias, se houverem, tanto por motivo de aumento de preços, como por indisponibilidade da mesma classe tarifária para o novo voo desejado.

Importante:

- As tarifas aeroportuárias serão reembolsadas, não fazendo parte da base de cálculo de multas.

- Para compras feitas com antecedência igual ou superior a 7 dias em relação à data de embarque, o passageiro poderá desistir da passagem aérea adquirida, sem qualquer ônus, desde que o faça no prazo de até 24 horas, a contar do recebimento do seu comprovante. Demais casos, o passageiro poderá solicitar o cancelamento e crédito ou reembolso podendo ser aplicadas penalidades conforme regra tarifária.

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