Atestado Médico (MEDIF)

Se você ou alguém com quem vai viajar precisar de atendimento especial por alguma deficiência, problema de saúde ou precisar voar com acompanhante, fique atendo ao que fazer.

O cliente GOL precisa encaminhar ao seu médico pessoal o formulário de informação médica (MEDIF) para que ele possa preencher e assinar. Será esse documento que comprovará a condição especial da pessoa.

Para que a Equipe Médica da GOL analise todas as informações com o fim de garantir a segurança do passageiro, faz-se necessário, além do preenchimento do MEDIF, o envio de laudo médico com as seguintes especificações: Laudo médico ou relatório complementar com a mesma data de emissão do MEDIF e, o médico que emite, deve ser o mesmo que preenche o MEDIF. Nos documentos devem constar o diagnóstico da doença e código CID, estado clínico do passageiro e possíveis comorbidades.
Atenção: verifique com antecedência o prazo para envio do MEDIF, pois pode variar de acordo com o tipo de necessidade especial.

Esse formulário deve ser preenchido quando o cliente:

  • Sofrer alguma doença que a GOL acredita ser contagiosa;
  • Possa desenvolver qualquer comportamento ou condição física incomum, que possa gerar efeito adverso ao bem-estar e conforto de outros passageiros ou da tripulação;
  • Possa ser considerado um risco em potencial à segurança do voo ou à sua (exemplos: desvio de rota e pouso extra);
  • Precise de atenção médica ou equipamentos especiais para manter sua saúde durante o voo (oxigênio ou maca);
  • Possa ter sua condição médica agravada durante ou por causa do voo;
  • Necessite de acompanhamento médico ou de tratamento médico a bordo.

O transporte aéreo de passageiros nas situações citadas está sujeito a autorização prévia do departamento médico da GOL, com base nas informações referentes às suas condições físicas e mentais fornecidas pelo próprio cliente (via MEDIF) ou por meio de seu médico.

Se não atendidas às exigências da GOL, os clientes que necessitam de autorização médica podem não ser autorizados a viajar para garantir a segurança da própria pessoa e dos demais passageiros. Nesse caso, os passageiros sem permissão de embarcar podem solicitar o reembolso integral do bilhete.

Caso haja a necessidade de um acompanhante a GOL oferece ao acompanhante um desconto de 80% na passagem aérea. Clique aqui para fazer o download do formulário e veja abaixo como preencher e encaminhar o MEDIF para a GOL.

Clientes com cirurgias recentes no pulmão, coração, cérebro, cirurgias estéticas e outras cirurgias graves, só poderão embarcar mediante o envio da MEDIF. Independente da liberação do médico que realizou a cirurgia, médicos GOL especializados em medicina aeroespacial irão avaliar a possibilidade de embarque em cabine pressurizada.

Passageiros que utilizam marca-passo não podem ser submetidos à inspeção por detector de metais, ou seja, não passam pelo raio X no momento do embarque. É utilizado um procedimento alternativo que não interfira no funcionamento do dispositivo. Para isso, no momento do check-in, é necessário que o passageiro apresente um laudo médico informando que possui marca-passo.

Em caso de dúvida no preenchimento do MEDIF, entre em contato com o Atendimento Online ou pelo Central de Atendimento GOL.

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