Separamos aqui algumas informações que podem tornar a sua viagem mais segura e confortável

Alergias

Se você sofre de alguma alergia ou intolerância alimentar, leve a medicação necessária na sua bagagem de mão. É importante lembrar que, em caso de emergência a bordo, nossos tripulantes não estão autorizados a aplicar qualquer medicação injetável.

Não podemos garantir que os alimentos servidos no avião sejam completamente livres de amendoim ou outros ingredientes que provoquem alergia. Também não asseguramos que outros passageiros não tragam tais alimentos a bordo.

Dor de ouvidos, garganta e obstrução nasal

Caso você sofra de inflamações nas vias aéreas ou esteja resfriado, consulte o seu médico antes de viajar. A diferença de pressão no voo pode causar dor intensa, principalmente durante a aterrissagem.

Para minimizar estes sintomas orientamos que, preferencialmente, esteja acordado e acorde as crianças durante a decolagem e o pouso para poder realizar as manobras de descompressão (simular deglutição, bocejos e, para as crianças, estimular sucção, oferecendo o bico e mamadeira).

Mergulhos

A pressurização da cabine de um avião é equivalente à pressão atmosférica de 2.400 m de altitude. Se você realizou um mergulho submarino (com cilindro) 24 horas antes do voo, existe o risco de embolia gasosa. Por isso, orientamos a realizar a viagem após esse período.

Vacinas e outras medidas preventivas

Conheça os destinos GOL que recomendam imunização prévia na área Vacinas.

Jet lag

Viagens para lugares com fusos horários diferentes costumam causar alterações no ritmo do nosso corpo. Por isso, são comuns sintomas como cansaço, dor de cabeça e dificuldade de concentração. Para ajudar a evitá-los, ajuste o relógio para o horário de destino antes de iniciar o voo. Durante a viagem, beba bastante água. Na chegada, tente dormir o suficiente na primeira noite, sem recorrer a soníferos ou similares. Também tente entrar imediatamente no ritmo da cidade, fazendo as refeições na hora local.

Enjoos

Algumas pessoas sentem enjoos após a decolagem. Para diminuir este desconforto, procure comer alimentos leves antes do voo, como frutas, saladas e barrinhas de cereais. Evite pratos gordurosos, assim como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, chá preto ou mate e café. Consulte o seu médico previamente caso precise de algum medicamento específico.

Trombose

Ficar muito tempo sentado aumenta o risco de trombose, além de alguns fatores de risco, como idade acima de 60 anos, gravidez, obesidade, uso de anticoncepcionais, cirurgias recentes, entre outros. Por isso, é importante movimentar as pernas e os braços durante voos longos (confira aqui dicas de alguns exercícios simples). Também procure usar meias elásticas ou de compressão e ingerir bastante água.
Se você tiver algum fator de risco, vale consultar o seu médico antes da viagem.

Diarreia

A diarreia pode ocorrer, de forma geral, por conta de uma infecção alimentar, em qualquer país do mundo, sendo mais comum no verão. Assim, faça sempre refeições em ambientes seguros, com água tratada ou mineral. Dê preferência a alimentos cozidos, evitando pratos que ficam expostos por muito tempo (como em buffets) e vendidos em barracas de rua.

Medicamentos

Conheça as normas para o transporte de medicamentos na área Pessoa com problemas de saúde.

Mudanças de clima

Viajar para lugares com variações climáticas muito intensas pode causar desconforto e dificuldade de adaptação. Por isso, providencie o vestuário adequado às condições de clima do local para onde você vai viajar.

Cuidados com o sol

Lugares com muito sol e calor pedem cuidados com a saúde. Use sempre protetor solar com FPS alto, além de roupas leves de mangas compridas, chapéus e óculos de sol. Evite a desidratação bebendo água com frequência e não se exponha ao sol nos horários de mais calor.

Seguro saúde

Se você tem um plano ou seguro saúde, verifique a cobertura dele junto à operadora, especialmente em viagens internacionais. Isso porque, em alguns países, os custos com a saúde podem ser muito elevados. A GOL oferece um seguro viagem com preços especiais. Para saber mais, clique aqui.

Cuidados a bordo

Procure sempre usar roupas e calçados confortáveis e, se possível, meias de compressão. Em viagens longas, caminhe pelo corredor da aeronave a cada duas horas e tente não ficar sentado por muito tempo. Beba água para se manter hidratado. Também use creme hidratante e protetor labial periodicamente. Se possível, evite as lentes de contato, optando pelos óculos.

  • Compartilhe